Livro imortaliza cenas do cotidiano. Juliana Schroden, neta do fotógrafo João Schroden Jr, lança o livro ImaRgens Urbanas, com cenas do cotidiano e lembranças das cidades de Uberaba, Uberlândia, Ouro Preto, Sacramento e São Lourenço. Juliana conta que o livro, à venda na Alternativa Cultural (34-3333-6824), foi aprovado pelo edital de incentivo à produção cultural da Diretoria de Cultura da UFU, reunindo poesias de Juliana e desenhos de Wilson Filho. A autora é uberabense e, atualmente, reside em Uberlândia, onde se formou como mestre em Teoria Literária.
Espetáculo mostra Natal nordestino. “Baile do Menino Deus”, auto de Natal nordestino, será apresentado hoje, dia 23, às 20h, no pátio da igreja São Domingos. A apresentação é aberta ao público em geral. Os organizadores solicitam um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Sociedade de São Vicente de Paulo. O convite é do diretor do espetáculo, Eduardo Lima. Mais informações pelo telefone (34) 3312-8484.
Giovana Franchi, no espetáculo de dança Maktub Professor Décio Bragança integra o Auto de Natal Um pedido de paz,
Paula Fernandes festeja sucesso com simplicidade. Em entrevista exclusiva concedida à coluna Cultura & Arte, a cantora Paula Fernandes admite que gostaria de fazer novela. Paralelamente, ela comemora vendagem de um milhão e quinhentas mil cópias de discos e agradece a Leonardo, Almir Sater e à dupla Victor & Leo, com quem fez belas parcerias, pelos momentos que contribuíram para o estrondoso sucesso que experimenta, especialmente nos últimos dois anos. Eleita em 2011, a 16ª mulher mais sexy do mundo pela revista VIP, Paula tem hábitos simples e atribui a eles a manutenção de sua boa forma. Confira a íntegra da entrevista.
Cultura & Arte - Muitos se lembram da sua voz em sucessos internacionais, como Dust in the wind.
Paula Fernandes - Minhas raízes sempre foram sertanejas. O CD “Dust in the wind” foi um álbum que lancei devido à minha participação com a música na novela global “Páginas da Vida”.
Cultura & Arte - A que você atribui o sucesso das suas músicas nos folhetins?
Paula Fernandes - Foram oportunidades maravilhosas que tive. Fico feliz por ter agradado às pessoas e só tenho a agradecer.
Cultura & Arte - Durante sua trajetória, em determinado momento, você surgiu cantando ao lado de Leonardo, Almir Sater e, depois, com a dupla Victor & Leo. Essas parcerias têm peso no que se transformaria a sua carreira?
Paula Fernandes - Sim, são artistas que participam de minha carreira direta e indiretamente. Dividir o palco com estes grandes ícones foi fantástico.
Cultura & Arte - Você é uma mulher bonita, dona de talento incomum e bastante reservada. Sempre que surge está sozinha, sem namorado. Não seria esta a razão por “arrumarem“ tantos pares para você?
Paula Fernandes - Não sou muito de balada. Um homem pra me conquistar precisa ser sensível.
Cultura & Arte - Você pensa em se casar, ter filhos?
Paula Fernandes - Sim, quero muito me casar e ter filhos, mas na hora certa. No momento, não tenho namorado, estou apaixonada pelo meu trabalho.
Cultura & Arte - Nessa correria de tantos shows, o que você faz para manter a forma?
Paula Fernandes - Procuro dormir bem e me alimentar bem. Também não bebo e não fumo. Nunca fiz dieta. Quando sobra um tempinho, faço caminhada e um pouco de musculação.
Cultura & Arte - Quando não está gravando, tem uma folga nos shows e na agenda, o que gosta de fazer?
Paula Fernandes - Adoro andar a cavalo.
Cultura & Arte - O que você faz para manter a voz que conquistou milhões de fãs?
Paula Fernandes - Procuro sempre manter as minhas origens. Na verdade, nunca precisei me inventar, sou o que sou!
Cultura & Arte - É verdade que a vendagem de seus discos está chegando à marca de 2 milhões, sendo a campeoníssima, superando até a diva Ivete Sangalo?
Paula Fernandes - Graças a Deus, atingimos recentemente a marca de um milhão e quinhentas mil cópias vendidas. Agradeço a todos que adquiriram meus CDS e DVDs originais.
Cultura & Arte - Você pretende fazer carreira internacional? Tem vontade de fazer novela?
Paula Fernandes - Ainda há muito que fazer por aqui. Uma carreira internacional é algo para o futuro! Novela seria bacana!
Cultura & Arte - Como está sua agenda de shows para os próximos meses? Há previsão de cantar em Uberaba novamente?
Paula Fernandes - Sim. Estamos agendando um supershow para o primeiro semestre de 2012. A todos os meus queridos mineiros de Uberaba, segue aqui um grande beijo!
Terezinha e Aparecida em noite de arte dupla
Memorial a céu aberto no Sesi. “Memorial de Imagens - um olhar a céu aberto” é o nome da exposição aberta nesta semana em Uberaba. Painéis que destacam a história da cidade “abraçam” o Centro de Cultura José Maria Barra. As fotos compõem o livro “Uberaba - 100 Anos de Olhares e Memórias”, editado pelo jornalista Francisco Marcos Reis. As imagens feitas entre o século XIX e o fim dos anos 50 estão emocionando quem passa pelo local.
Espaço Arte expõe belas telas. Urbano Salomão ainda recebe muitos cumprimentos por ter aberto a sua galeria Espaço Arte e Cultura para a exposição de 17 telas elogiadíssimas da artista plástica Aparecida Hueb e para o lançamento do livro Seguir adiante, de crônicas da educadora Terezinha Hueb de Menezes, membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. As mensagens subliminares nos fortes traços de Aparecida estão presentes na arte que ilustra a capa do livro de Terezinha. Evento ainda contou com bela apresentação da escritora Vânia Resende.
Memorial de Imagens - um olhar a céu aberto
Auto de Natal tem presépio humano. Presépio humano liderado pelo professor Décio Bragança integra o Auto de Natal Um pedido de paz, acompanhado por um grupo de professores e funcionários da Universidade de Uberaba, jovens do “Projeto Alegria” e do grupo “Emaús”, percorrerá as principais vias da cidade, a partir das 9h, neste sábado (24). A concentração dos participantes está marcada para as 8h30, no Mercadão.
Língua Afiada
DESCRIMINAR OU DISCRIMINAR?
Depende do contexto. Discriminar é perceber diferenças; distinguir, discernir; colocar à parte por algum critério; especificar, classificar, listar.
Já descriminar tem o mesmo que descriminalizar: isentar de culpa; tornar evidente a ausência de crime ou contravenção; absolver.
O BANCO QUE VOCÊ CONFIA
Quem confia confia em alguma coisa. Portanto, o banco em que você confia.
Envie sua dúvida para rosedutracultura@gmail.com.
Juliana Schroden DJs LÉO LEONI
GUIA CIDADE
Ferveção
Hoje – 23 de dezembro
Sexta Vip com Skema Livre
22h – Central Pub
Banda Maddock com clássicos do rock/Banda Capitão Pinga Loka/DJs
Escola de Música de Uberaba
Festa Túnel do Tempo
22h - Café do Teatro
Amanhã – 24 de dezembro
On Outro Natal - Tonto & Limão
Após a Ceia - Incasa Club
www.incasaclub.com.br
Granvizir + DJ Wagner Jr
Após a Ceia – Café do Teatro
Terça – 27 de dezembro
Noite Sertaneja com Júnior & Alexandre
22h – Central Pub
Quinta – 29 de dezembro
Noite das Intenções com Rodrigo Lennix
22h – Central Pub
30 de dezembro
Retrospectiva com Banda B4 2011
22h – Santo Onofre