Sarau na Alternativa Cultural
Com participação da Cia. Rogê, a Alternativa Cultural sedia, amanha, das 11h às 12h30, Sarau de Quixote, em que o público pode levar texto e fazer a leitura e, inclusive, mostrar outros talentos, como dança, interpretação, no aconchegante espaço do café Sabor&Saber da livraria.
Livro ensina sentido da vida
Uma vida sem limites, do autor australiano Nick Vujicic, está entre os livros mais vendidos da lista da revista Veja desta semana. Nick nasceu sem os braços e pernas em razão de uma rara síndrome, tetra-amelia, que o fez viver uma vida cheia de dificuldades e provações. No entanto, ele conseguiu superar as dificuldades, e aos 17 anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos, chamada “Life withou Limbs” (vida sem membros). Atualmente, ele profere palestras regularmente sobre vários assuntos, entre eles deficiência, esperança e o sentido da vida.
Geografia da Palavra faz temporada no TEU
Produzido em parceria com o Ponto de Cultura no Caminho dos Saltimbancos, o espetáculo é baseado em obra homônima de
Jorge Alberto Nabut, Geografia da Palavra, décimo espetáculo da Cia. Rogê, que estreou no Centro de Cultura José Maria Barra, no fim de março. Agora cumpre temporada popular no Teatro Experimental de Uberaba (TEU), durante este mês, aos sábados, sempre às 20h. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Alternativa Cultural. Amanhã terá!
Pixinguinha é homenageado
O músico Wellington Gama e Regional Fogo na Roupa convidam Bandinha Popular de São Paulo/SP para o espetáculo Chorinho no Coreto, em homenagem ao músico Pixinguinha, em Uberlândia (MG), amanhã, dia 14, às 18h30, na praça Clarimundo Carneiro.
Tango embala jantar beneficente
Número de tango a cargo do coreógrafo e ator Carlos Fernandes, que brilhou no Domingão do Faustão e gravou participação especial na novela Aquele Beijo, é a atração especial do Jantar Dançante organizado pela diretoria social do Santuário d’Abadia, no dia 20 de abril (sexta-feira), a partir das 21h, no Salão Pe. Isidoro. Noite também contará com apresentação da banda Pais&Filhos. Mais informações pelo telefone (34) 3322-7771.
A Favorita
Nova festa da temporada country em Uberaba: A Favorita, fruto de parceria entre Pró Eventos e Tim Eventos trará Gusttavo Lima.
A balada acontecerá na noite de 30 de abril, véspera de feriado, na Casa do Folclore, após as 23h, e o cantor se apresentará com as DJs Camila Peixoto (Uberlândia) e Carol Legally (Rio de Janeiro).
Stand-up é o programa do fim de semana
Com vídeos no YouTube que já receberam mais de dois milhões de acessos, Léo Lins está entre os 90 comediantes mais vistos no mundo. Ele estará em Uberaba neste fim de semana, sábado e domingo, para apresentar o stand-up Surreal, no Teatro Sesiminas, em uma promoção ShowBrasil.
Nossos Talentos invadem Sesiminas
Espetáculo Nossos Talentos, hoje, dia 13, às 20h, no Teatro Sesiminas, apresentará vários artistas de Uberaba com composições próprias. Entrada liberada a quem doar 2kg de alimento. Integram a programação a banda B-Quatro, Djalma Pereira, banda Píer 13, Tito Scalon, Duty, Marco Cury, banda Avelar, Juliana Gomes, banda Nova Tribo, The Leds e Baralho de Curingas.
Aplausos à Câmara Municipal de Uberaba e Unimed Uberaba pelo patrocínio que viabilizou a realização da noite, que tem assinatura da Rádio Mulher FM e Zavanella, com apoio Sesi-Fiemg. Oportunidade excepcional para que o público de Uberaba conheça a veia poética desses artistas, que são apenas uma amostra de uma expressiva galera com talento gigante!
Emcantar lança álbum no Vera
O grupo Emcantar volta a Uberaba e desta vez para o show de lançamento de seu quarto álbum: Escutatória, com espetáculo cênico-musical no dia 19, às 20h, no Cine Teatro Vera Cruz, com entrada franca. Antes, nos dias 17 e 18, os artistas vão ministrar oficinas de aplicação de sua tecnologia educacional, das 18h às 22h, na Escola Municipal Frei Eugênio. Este álbum deverá repetir o sucesso alcançado pelo grupo com os CDs Emcantar (1999), Mutirão (2003) e o Kit Parangolé (2009). Aplausos ao grupo que prima por belíssima interpretação que atrai a atenção de crianças, jovens e adultos. O espetáculo tem o formato de um musical, em que as linguagens da música e do teatro se mesclam, estando as canções permeadas por cenas, coreografias, cenários, figurinos e textos. Não dá pra perder!
DESTAQUE.
Quem fechará o Carnabeirão, no Camarote Renato Aguiar, neste domingo, é a DJ Samhara, com mais uma de suas empolgantes performances
CURIOSIDADE. Don’t Wanna Miss a Thing, uma releitura da canção da banda americana Aerosmith, embala o romance entre Vicente (Ricardo Pereira) e Claudia (Giovanna Antonelli). O que muitos não sabem é que a canção na novela é interpretada pela banda Quattro, do ator Frederico Reuter - o médico Ricardo, de Aquele Beijo.
Junho é tempo de O Fantasma da Ópera
Elenco formado por talentosos alunos do Colégio Cenecista
Dr. José Ferreira vai encenar o musical O Fantasma da Ópera,
no Centro Cultural Joubert de Carvalho. Alexandre Lennon,
Ísis Cunha, Amanda Araújo, Guilherme Nominato, Vitor Cesario, Arthur Batistuta, Guilherme Assunção e outros interpretarão personagens da trama ambientada no Teatro da Ópera de Paris, onde vive escondido e incógnito um homem vestido sempre de preto e com uma máscara branca tapando parte do rosto, que nutre uma paixão doentia por Christine Daaé, a nova atriz e cantora do teatro.
Baseada no romance francês escrito por Gaston Leroux, inspirada no livro Trilby, de George du Maurier, publicada pela primeira vez em 1910, a ópera foi, desde então, adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richar Stilgoe.
O musical ficará em cartaz nos dias 21, 22 e 23 de junho. Agende!
Lançamento do livro 50 anos - Pioneirismo e Liderança, de autoria da historiadora Marta Zednik Casanova, integra a programação da solenidade de posse da nova diretoria da ABO - Regional de Uberaba, hoje, às 20h, na sede central da entidade.
Show gratuito
O violinista Nicolau Sulzbach, um dos músicos do DVD Sinfonia da Natureza, vai se apresentar em Uberaba, em show com a participação do músico Fausto Reis, às 20h, no Teatro Sesiminas, com entrada franca.
Língua Afiada
Com dicas do professor Sérgio Nogueira
FIM ou FINAL?
FINAL é adjetivo (opõe-se a INICIAL): partida final, prazo final, julgamento final, juízo final…
FIM é substantivo (opõe-se a INÍCIO): fim de semana, fim de jogo, fim de ano, fim do dia…
O uso do hífen com o prefixo SUB mudou com o novo acordo ortográfico?
Com o prefixo SUB, só devemos usar o hífen quando a palavra seguinte começar por “b” ou “r”: sub-base, sub-reino.
Se a palavra seguinte começar por qualquer outra letra, devemos escrever “tudo junto”: subententido, subemprego, suboficial, subdelegado, subchefe, subgerente, subsequente, subeditor, subitem, subsecretário…
DOIS ou DUAS milhões de pessoas?
Leitor apresenta uma dúvida de concordância: “Se o certo é DOIS MILHÕES DE PESSOAS, estaria errado UMA MIL PESSOAS?”
A diferença é a seguinte:
MILHÃO é palavra masculina. Isso significa que os artigos, os
pronomes e os numerais que o antecedem devem concordar no MASCULINO:
“ESTES DOIS milhões de pessoas…”;
O numeral MIL não é masculino nem feminino. A concordância
deve ser feita com o substantiv
“DOIS mil ALUNOS…”;
“DUAS mil ALUNAS…”.
Observação importante: não se usa UM ou UMA antes de MIL. Basta dizer: “MIL pessoas compareceram ao evento”.
CD’s ou CDs
Não há regras rígidas para a formação do plural de siglas. No meio jornalístico, está consagrado o uso de um “s” (minúsculo) após a sigla: CDs, PMs, CPIs, ONGs, IPTUs, IPVAs, Ovnis, CPFs, OTNs, BTNs, Ufirs…
Não se justifica o uso do apóstrofo (CD’s, OTN’s, Ufir’s).