Obra desperta reflexão. O livro A construção do mito Mário Palmério, baseado na tese de Doutorado do professor e diretor do curso de Comunicação Social da Uniube, André Azevedo, será lançado neste ano pela Editora da Unesp. Segundo o autor, a ideia é contribuir na reflexão sobre as mitologias de que os políticos lançam mão para criar uma imagem de prestígio e de poder para ser adorados pelas pessoas. A publicação não objetiva mostrar apenas as atitudes que inspiravam elogios, mas Palmério em toda a sua humanidade. Saiba mais acessando http://www.facebook.com/mitomariopalmerio.
Madonna Miss Cady
Lançamento reúne cults no Cecília, hoje. O livro Lucilia – Rosa Vermelha conta a história de uma das primeiras vereadoras de Minas Gerais, a comunista Lucilia Soares Rosa. O lançamento será realizado hoje, às 19h, no Centro Cultural Cecília Palmério, no Campus Centro da Uniube. A obra revela, além da personalidade e os caminhos de Lucilia, a trajetória de anarquistas, espíritas, maçons e comunistas, grupos combatidos, sistematicamente, pelo clero da Igreja Católica.
Os autores contam que o livro aborda, inclusive, a origem dos movimentos populares e de seus agentes em Uberaba e região, desde o fim do século 19 até a década de 1970. Uma das orelhas do livro, que estará à venda na Alternativa Cultural (34-3333-6824) a partir de amanhã, é assinada pelo proprietário da editora Bertolucci e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Carlos Alberto Cerchi. Ele avalia que a obra traz extraordinária contribuição à pesquisa histórica.
Os jornalistas Luiz Molinar e Evacira Coraspe e a historiadora Luciana Maluf com Lucilia
Festival baiano tem tenda eletrônica. A DJ baiana Miss Cady vai lançar oficialmente a música Losing Control, que tem nos vocais o americano Nick London e Ivete Sangalo, durante o Festival de Verão Salvador. Ivete é casada com o irmão da DJ e as duas irão apresentar-se no dia 26, assim como Victor Mansur. A atração internacional do festival, neste ano, é o cantor britânico James Blunt, que fará cinco shows no Brasil. O último será no dia 25, no Festival de Verão Salvador. A mistura de ritmos em festivais deixa o cantor entusiasmado para a apresentação na Bahia.
Globo de Ouro mostra termômetro do Oscar. The Artist, de Michel Hazanavicius, filme mudo e em preto e branco que trata da era do cinema silencioso e ainda não estreou no Brasil, lidera a lista de cinema com seis indicações na 69ª edição do Globo de Ouro, que será realizada neste domingo, com transmissão pelo Canal TNT. Histórias Cruzadas e Os Descendentes vêm em seguida, com cinco indicações cada. O Globo de Ouro será apresentado pelo ator inglês Ricky Gervais. O favoritismo de The Artist já o coloca também como possível candidato ao Oscar. O evento premia não apenas astros do cinema, mas também da televisão americana. No estilo Comédia, disputam o título de melhor atriz Kate Winslet e Jodie Foster, as duas por Carnage. Os prêmios são entregues pela Hollywood Foreign Press Association. Confira os indicados no link http://veja.abril.com.br/blog/temporadas/golden-globe/indicados-ao-globo-de-ouro-2012/.
Caruso estrela stand-up. O stand-up Comédia em Pé será realizado pela ShowBrasil, no dia 22, às 20h, no teatro Sesiminas. Com elenco rotativo, estará no palco o comediante Fernando Caruso, ator, diretor e autor de teatro premiado, um dos criadores e participantes do espetáculo de improvisação Z.É. - Zenas Emprovisadas. O ator também atuou em diversos programas e novelas da Rede Globo. Atualmente, é apresentador de programas da Multishow, entre eles o De Cara Limpa.
Alan Blim André Azevedo
Tiago Abravanel é Tim Maia nos palcos. Tiago Abravanel é o nome mais comentado no circuito artístico nos últimos meses. O ator e cantor de 23 anos, neto do apresentador Sílvio Santos, é o protagonista do espetáculo de maior sucesso da temporada teatral carioca. Tim Maia: Vale Tudo, dirigido por João Fonseca, que estreará em São Paulo, no dia 9 de março. Tiago já está confirmado, também, no elenco da nova novela de Glória Perez para a Globo, prevista para estrear em outubro. O paulistano já fez outros musicais, como Miss Saigon e Hairspray, mas experimenta o sucesso, de fato, com sua performance como Tim Maia. “A grande questão do sucesso rápido é ter base. Rezo todos os dias para ter pés no chão, para eu não me perder de quem eu sou”, explica Tiago.
Fernanda Montenegro aplaude Tiago Abravanel
Já aplaudiram Tiago Abravanel monstros sagrados como a atriz Fernanda Montenegro. Tim Maia morreu em 1998, quando Tiago ainda era uma criança. Para interpretá-lo, mergulhou profundamente no estilo de vida do artista carioca. “Eu sinto a presença dele comigo muitas vezes”, afirma. A peça relata a trajetória de Tim Maia desde a infância na Tijuca, quando era entregador de marmitas, até sua morte, passando pelo período que morou em Nova York, as primeiras bandas e os sucessos pop nas décadas de 70, 80 e 90. Ao longo da peça, o público poderá cantar junto hits como Vale tudo, Não quero dinheiro, Chocolate, entre outras faixas conhecidas não apenas do Leme ao Pontal, mas também do Oiapoque ao Chuí.
Espetáculo traz malabarista internacional. O malabarista inglês, radicado na Alemanha, Alan Blim volta a Uberaba e apresentará o show Luz e Fogo, neste domingo, às 19h, no Teatro Sesi do Centro de Cultura José Maria Barra. A performance mistura teatro com circo, com elementos como bolas de luz, fogo, espadas, diabolo, mágica, comédia, música e dança.
É a verdadeira união entre a fantasia do circo e a técnica do malabares. Alan Blim nasceu em Bristol, Inglaterra, em 1965, e está nos palcos do mundo desde 1986. Ao longo de sua carreira, realizou mais de quatro mil apresentações em diversos países. Em 2002, já residente na Alemanha, abriu as portas da “Jonglier Katakomben”, uma das mais respeitadas escolas de malabarismo e treinamento artístico. Hoje, ministra aulas e workshops de malabarismo em todo o mundo. A realização é do Projeto Sesi Circulação de Espetáculos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Valmont. A classificação é livre e os ingressos custam apenas R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia).
Fernando Caruso Gilberto Belozzi
Madonna relança WE. A nova estreia do filme, WE, que conta com a direção de Madonna, reuniu famosos e uma multidão em Londres, Inglaterra, na quarta-feira (11). Além da estrela pop, integrantes do elenco e da produção estiveram por lá, como Andrea Riseborough, James D’Arcy, Richard Coyle, Kris Thykier e Natalie Dormer.
GUIA CIDADE
Ferveção
Hoje – 13 de janeiro
Hoje tem Weekend com DJs Larissa Law/Fabiano/Juliana Pallatto/Gilberto Belozzi
22h – Cervejaria Santo Onofre
Sexta Vip com Skema Livre
22h – Central Pub
Amanhã – 14 de janeiro
Iron Maiden Cover COM Mário Manzan
22h - Favela Chic
Sábado Mix com Rildo & Riany
22h – Central Pub
Bruno & Gaspar + DJ Samhara
22h - Samburá
Domingo – 15 de janeiro
Domingo Samba Sete com Grupo Nova Onda/Entre Amigos/Luciano Borges
18h – Cervejaria Santo Onofre
Guto & Rafael + DJ Juliana Pallatto + Hebert e Banda
15h – Água Doce Cachaçaria
Terça– 17 de janeiro
Noite Sertaneja com Flávio & Henrique
22h – Central Pub
Quinta – 19 de janeiro
Noite das Intenções com Rodrigo Lennix
22h – Central Pub
Sexta – 20 de janeiro
Reggae’n Roll com Banda Bendz, de Araxá, e Dibadá/Roots O Eremita/Flash e Dubom
22h - Cervejaria Santo Onofre
Spyzer+DJs Fran Kirsch e Fabiano+ Gilberto Belozzi
22h - Samburá
Sábado – 21 de janeiro
Amnésia com os DJsClayton DK/Vinny Depp/Yuri Gonçalves/Fabiano Resende
22h – Rua Artur Machado, 1.175- Inf. - (34) 9656-4891
Língua Afiada
Hoje com dicas do professor Sérgio Nogueira
ABAIXO-ASSINADO ou ABAIXO ASSINADO?
a) ABAIXO-ASSINADO, com hífen, é o documento assinado por muitas pessoas que reivindicam alguma coisa. Seu plural é abaixo-assinados.
“Os alunos entregaram o abaixo-assinado ao diretor da escola.”
b) ABAIXO ASSINADO, sem hífen, indica a pessoa que assina o documento.
“Sérgio Nogueira, abaixo assinado, vem solicitar a Vossa Senhoria que autorize…”
Horas ou H ou HS ou h ou hs?
São tantos leitores perguntando, que resolvi voltar ao assunto.
Horas deve ser abreviado com letra minúscula ( = “h”): “A reunião será às 3h.” O “H” (maiúsculo) é o símbolo do hidrogênio.
Não faz plural: “A reunião será às 3h”, e não “…às 3 hs”.
Devemos escrever horas por extenso quando nos referimos à duraçã “Eles estiveram reunidos durante três horas”.
Não há a necessidade dos “00” para indicar os minutos. Não precisamos usar “3h00”. Se houver minutos, podemos abreviar com “min”: “A reunião será às 3h30min”. Para mim, bastaria 3h30.
TRAZIDO OU TRAGO
As formas “trago” e “chego”, como particípios, são inaceitáveis. Devemos usar apenas as formas clássicas: “Ele tinha TRAZIDO os documentos” e “ela já havia CHEGADO”.
Essa história de “ele tinha trago” ou de “ela havia chego” só se for piada.