CULTURA & ARTE

Tiradentes harmoniza história e arte

Grupo que foi a Tiradentes, do qual esta colunista fez parte, a convite da agente ...

Rose Dutra
Publicado em 04/11/2011 às 10:33Atualizado em 19/12/2022 às 21:32
Compartilhar

Obra evidencia Idade Média

Em Heróis e maravilhas da Idade Média, Jacques Le Goff, que integra o rol dos grandes historiadores franceses da célebre escola dos Annales, explora o imaginário medieval através de seus dois componentes supremos: de um lado, os heróis, como Carlos Magno, El Cid, o rei Artur, Rolando, a papisa Joana, Robin Hood, sem esquecer a fada Melusina e o mago Merlin, bem como a raposa e o unicórnio e, de outro, as maravilhas, três edifícios que dominam a sociedade - a catedral, o castelo e o claustro. A dica é da Alternativa Cultural, que também recomenda os títulos Nobreza de espírito, de Rob Riemen, e Os ritos de passagem, de Arnold Van Gennep.

Heróis e maravilhas da Idade Média  Autor: Jacques Le Goff

Tiradentes harmoniza história e arte

Grupo que foi a Tiradentes, do qual esta colunista fez parte, a convite da agente cultural Divaina Borges, voltou encantado com tudo o que viu. A cidade, tombada em 1938 pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, é belíssima e teve sua história muito bem contada pelo guia Giovanni Frigo, profundo conhecedor de tudo o que envolve a cidade cujo nome homenageia o corajoso líder da Inconfidência Mineira e um dos mártires da história do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes. Da praça Largo das Forras, passando pela Matriz de Santo Antônio ao Chafariz de São José, e ainda a visita ao vilarejo Bichinho, onde o almoço perfeito foi servido no restaurante já citado pelo The New York Times, Temperos Angela, e o passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei, tudo foi emocionante. Para sorte do grupo, na Matriz de Santo Antônio, a noite de sexta-feira (28 de outubro de 2011) foi especial, com o concerto ao órgão interpretado pela organista Elisa Freixo e o flautista Maurício Freire. O programa impecável apresentou peças de J. Bodin de Boismortier, Pe. Antonio Soler, Domenico Scarlatti, Carlos Seixas, Wolfgang A. Mozart, Johann Christian Bach e Johann J. Quantz. O órgão, de origem portuguesa, é um dos mais preciosos instrumentos musicais remanescentes da Minas Colonial. Decorado em estilo rococó, ele é parte da magnífica concepção estética da Matriz, que tem a assinatura de Aleijadinho e altar revestido em ouro. No Centro de Cultura do Sesi, uma exposição retrata a Matriz de Santo Antônio sob diversos olhares, entre eles o do artista que nasceu em Belo Horizonte, mas mora em Tiradentes desde 1980, Antônio Henrique Rohrmann, o Thi, que estudou Belas Artes com Amílcar de Castro, um dos discípulos de Guignard. Sua obra é resultado de técnica própria de marchetar, usando materiais reciclados, como pó de pedra sabão e osso de boi. Dono de admirável simplicidade, além de escultor, Thi se destaca também como bonequeiro e criador de peças que compõem o cenário do Festival de Gastronomia assinado pela TV Globo. Seu talento raro é visível e perceptível, pois suas obras sempre em alto relevo permitem ser sentidas através do tato, o que encantou a executiva de Alianças Estratégicas do Instituto de Cegos do Brasil Central (ICBC), Hellen Neves, que também fez parte do grupo. Divaina prepara retorno em 2012.

 Matriz de Santo Antônio  Hellen: obras sentidas pelo tato

 Visita ao vilarejo Bichinho, colorido por belo artesanato

 Praça Largo das Forras com calçadão do tempo dos escravos

 Músicos Elisa e Maurício, após o concerto ao órgão na matriz  Thi Rohrmann, um dos artistas de destaque em marchetaria no Brasil

Livro destaca Legislativo

A jornalista Evacira Gonçalves Coraspe e o professor Pedro dos Reis Coutinho são autores do livro O Poder Legislativo Através dos Tempos, que será lançado em breve. Trata-se da terceira edição revisada e atualizada da obra. Os dois profissionais são autores das duas primeiras edições e repetem a parceria após deliberação do presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Humberto Dutra, que tem se revelado grande incentivador das ações culturais em Uberaba.

 Presidente Luiz Dutra revela-se grande incentivador da cultura

Vera sedia Murilo Limma em Duetos

Murilo Limma em Duetos com Grandes Artistas é o nome do show do dia 12 (sábado), às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. Repertório será focado em música romântica e pop, além de teatro e dança. Estarão no palco com Murilo, além de sua banda, 12 cantores, um coral adulto, um coral infantil, quatro companhias de dança e duas de teatro. Ingressos: R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira). Evento reverterá parte da renda e todos os alimentos arrecadados ao Hospital da Criança e à Fundaesp. Pontos de venda e troca de alimentos antecipada: Escola de Música de Uberaba e Hospital da Criança.

 Guia Giovanni Frigo com integrantes do grupo, Teresinha Polatti e Horácio

Gincana cultural envolve alunos

Entrega de prêmio aos vencedores da segunda edição da Gincana Cultural Força do Bem, promovida pela Copervale, foi realizada no dia 27 de outubro, na sede da empresa. Vivian Borges Faquinelli conta que a programação incluiu, além de Contação de História, espetáculo de atores interpretando palhaços. Objetivo da gincana, que contou com a participação de 20 escolas e mais dois mil alunos, é conscientizar as crianças quanto à importância de hábitos alimentares para uma vida mais saudável. Foram premiados os autores classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares das duas categorias: Melhor Desenho e Melhor Frase

Alunos que se envolveram com a gincana cultura

Corais emocionam Uberaba

O Encontro de Corais Canta Marista 2011, de hoje a domingo, no Museu de Arte Sacra, Capela do Colégio Marista e Catedral Metropolitana. O evento terá a participação de oito corais, sendo seis de Uberaba e dois convidados das cidades de Catanduva e São Joaquim da Barra (SP). Quem conta é a coordenadora do Serviço de Arte e Cultura do Colégio Marista Diocesano, Rosana Prata. Atualmente, sob a regência das professoras Juliana Rodrigues da Cunha Belizar e Cristina Arruda, o Coral Canta Marista é formado por pais, professores e funcionários da escola.

 O Coral da UFTM é um dos participantes do Encontro Marista

CURTAS

Clássico

O tenor Andrea Bocelli se apresentará neste domingo, 6, em Belo Horizonte, às 19h, na Praça da Estação, com participação do maestro Eugene Kohn, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da cantora Sandy. Presente da Fiat com apoio do Ministério da Cultura.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por