FABIANO ELIAS

A hora é agora!

Fabiano Elias
Fabiano Elias
Publicado em 15/01/2026 às 07:36
Compartilhar

É a hora!
Política e economia são duas ciências alimentadas por um ingrediente básico: Expectativa. E em ano eleitoral, esse ingrediente se multiplica muito. 2026 é a hora!

Conversas ao vento
No domínio popular, é possível perceber as pessoas falando e argumentando que candidatos de fora de Uberaba têm tirado as chances do Município de ter representatividade na Assembleia e na Câmara. Fato que, em absoluto, não é verdade. Vamos aos dados.

Analisando...
Na opinião desse colunista, dois fatores principais têm atrapalhado Uberaba em seus pleitos por representatividade em BH e Brasília.

Primeiro
A existência de muitos candidatos locais, legítimos e competentes, porém ainda sem condições de angariar votos suficientes para assumirem quaisquer das cadeiras do Poder Legislativo.

Quebra-cabeça ainda confuso
Portanto, o principal fator que tem deixado Uberaba sem representatividade não são os candidatos de fora. Estamos vivendo um momento de autofagia eleitoral. Um momento de intensa desorganização da classe política local.

Colocar as peças nos devidos lugares
É preciso que a cidade se organize e monte o seu quebra-cabeça eleitoral.

Chances
Quem realmente tem chances? Quem, embora competente, no momento não tem chances? É preciso apurar isso.

Segundo fator da nossa falta de êxito eleitoral
Uberaba tem números péssimos em termos de votos válidos. Em 2022, a cidade tinha cerca de 233.247 eleitores aptos a votar. No entanto, foram apenas 159.101 votos válidos para deputado federal na cidade. E, apenas 163.388 votos válidos para deputado estadual.

Cadê? Para onde foram?
Quando você pega eleitores aptos a votar (233.247 mil) e compara com a quantidade de votos válidos na cidade de Uberaba (apenas 163.388), você conclui que mais de 69 mil uberabenses deixaram de ir às urnas, ou foram e votaram em branco ou votaram nulo para deputado estadual.

Isso é mais que uma Frutal inteira
Mais de um eleitorado inteiro de Frutal votou branco, nulo ou simplesmente não compareceu para votar. É brincadeira?

Para federal piora
Para deputado federal, dos 233.247 mil eleitores aptos a votar apenas 159.101 eleitores votaram de maneira válida. Jogamos no lixo mais de 74 mil votos para deputado federal. Tem lógica?

74 mil eleitores é mais que todo eleitorado de Patrocínio
Cidade que hoje tem duas deputadas: Deputada Federal Greyce Elias e a  Deputada Estadual Maria Clara.

A real
Portanto, não são os candidatos de fora que estão atrapalhando a chegada de Uberaba às cadeiras legislativas. Essa derrota tem sido fruto da própria desorganização política de Uberaba, o que não tem permitida a representatividade da cidade em BH e Brasília.

Quinta tem mais...
Quinta-feira que vem teremos mais uma coluna. Vocês vão se surpreender ainda mais com os dados que estão comprometendo o desenvolvimento de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por