FABIANO ELIAS

É hora de 2026!

Fabiano Elias
Fabiano Elias
Publicado em 18/09/2025 às 07:56Atualizado em 18/09/2025 às 07:56
Compartilhar

Passado o julgamento de Jair Messias Bolsonaro, chegou a hora de analisar os possíveis quadros para as eleições federais de 2026. Mas não cabe aqui uma análise rasa. É preciso projetar cenários com dados sérios.

Análise profunda
Faremos aqui uma ultrassonografia eleitoral para 2026, sem considerar a definição de quaisquer nomes, porque isso minimiza a discussão. Vamos sim analisar possíveis cenários eleitorais em 2026.

Empresariado de olho...
Ao contrário do que a maioria acha, pesquisas, cenários e quadros eleitorais não interessam somente os políticos. Pelo contrário. Esses dados, cenários, quadros interessam e muito ao setor produtivo.

A indústria, o comércio, o setor de serviços, os investidores, enfim, o PIB Brasileiro investem ou não investem, dependendo da realidade que as eleições podem ou não trazer. Vocês conseguem perceber? Empresários, sendo eles nacionais ou não, tomam decisões de bilhões de reais, sempre analisando qual será o cenário politico para os próximos anos.

Pesquisas eleitorais. O que são?
Primeiramente, temos que entender que pesquisas são fotografias (logo são estáticas) e política, eleições são um filme, logo são dinâmicas.

Ou seja, pesquisas são estáticas e analisam um quadro momentâneo. Logo, tudo o que está em pesquisa pode mudar. Por que pode mudar? Pode mudar porque movimentos eleitorais são dinâmicos. Eleições são dinâmicas.

Pesquisa do Instituto Quest
A última pesquisa Quest (que acertou cirurgicamente o resultado de 2022) mostra uma polarização muito forte entre os campos políticos direita versus esquerda, com uma probabilidade aproximada de 35% para um lado e 35% para o outro.

Centrão
Os eleitores que não se orientam por direita versus esquerda seriam hoje 30% da fatia do eleitorado. Seria um eleitor mais de centro. Não ligam muito para direita x esquerda. Ou seja, apenas 30% do eleitorado brasileiro estaria fora do Fla-Flu eleitoral.

Empreendedores. Nova classe social nacional
Dentro desses 30%, há uma nova classe social no Brasil e a pesquisa Quest aponta isso. São os ditos empreendedores. Eles têm raiva de CLT.  Raiva de horário fixo. Raiva da figura do patrão. Querem gerir pequenos negócios sem muita interferência estatal.
 
Mais sobre empreendedores

Essa turma de empreendedores será essencial nas eleições de 2026. Já foi essencial em 2022 e também será em 2026.
Dado importante da pesquisa: os empreendedores reprovaram o atual governo quando este tentou regulamentar as redes e mídias digitais. Reprovaram o governo também quando este quis intervir nas atividades dos motoristas por aplicativo, fretes e motos.
 
Voltaram atrás
Tanto que o governo retrocedeu nessas pautas. Conseguem perceber como o poder público tem as pesquisas como termômetro? As pesquisas passam a ser vistas como um plano de voo. Entendem?
 
Abstenção
Um dos erros cometidos pelo grupo político da direita em 2022 foi a demonização das urnas eletrônicas. 31 milhões de brasileiros deixaram de comparecer às urnas em 2022. Quando questionados sobre o porquê de não terem comparecido, a grande maioria diz não acreditar nas urnas. Logo, a maior parte dos ausentes tenderia a votar em Jair Messias Bolsonaro em 2022.

Não custa lembrar...
Que a diferença entre Lula e Bolsonaro em 2022 foi de pouco mais de 2 milhões de votos. Ou seja, Bolsonaro plantou o próprio veneno.

Dado interessante
Outro dado do Instituto Quest é: cada dia mais o povo brasileiro perde o medo de perder os benefícios das políticas sociais. Ou seja, parte boa da população nacional acha que com o governante X ou Y os benefícios sociais vão continuar.
 
Dado interessante II
O povo não quer mais votar só em quem faz mais obras ou entrega mais emendas ou inaugura mais benefícios. O povo exige agora que os políticos tenham posicionamento.

Importância da comunicação
Frente a essa crescente exigência de posicionamento político, o setor comunicacional dos candidatos deve receber atenção mais que especial. Quem comunicar errado ou não se comunicar estará fadado ao insucesso. Pode escrever isso aí...

Soco no estômago
Pesquisa aponta também que o atual governo vinha recuperando bem a sua popularidade, mas dois casos problemáticos deram um efeito “soco no estômago” do governo: o caso sobre possível taxação do PIX e a Fraude no INSS.

Esses dois assuntos derrubaram as expectativas do governo de recuperação dos índices de aprovação.

Aposta no Anti-Trump
Diante desse quadro, o governo aposta em se posicionar, com firmeza e exuberância, contra o tarifaço do presidente norte americano Donald Trump.
 
Pode ver que...
As propagandas governamentais de TV, de rádio e de internet falam em defender o povo brasileiro. Falam em estar ao lado do povo brasileiro, então vamos aguardar os avanços das ações dos dois campos políticos.

A polarização Direita x Esquerda está muito calcificada na cabeça dos brasileiros. Este deve ser o principal cabo de guerra eleitoral em 2026.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por