FABIANO ELIAS

Pensem grande! A cidade merece!

Fabiano Elias
Publicado em 11/12/2025 às 09:31
Compartilhar

Uberaba precisa pensar melhor para 2026. Muitos candidatos locais, porém a maioria deles não possui viabilidade eleitoral.

Fora e dentro
Buscar votos fora, todos os candidatos têm que buscar. Os candidatos de outras cidades buscarão votos aqui e os candidatos de Uberaba precisam buscar votos fora também. Isso é normal. Não tem sido “os de fora” que têm atrapalhado Uberaba, muitas vezes são os candidatos locais que têm calculado mal a viabilidade eleitoral. Todos têm o direito de serem candidatos. É legítimo, porém é preciso calcular bem esse projeto.

Lembrando que...
Não existe "deputado municipal". Nos municípios, temos prefeitos (as) e vereadores (as). Candidatos a deputados são votados em todo o estado, em toda região.

Nota de corte estadual
Em números redondos, para ocupar  uma cadeira de deputado (a) estadual,  o (a) candidato (a) terá que atingir "no mínimo" 30 mil votos. Ou seja, para atingir 20% da legenda para Assembleia Legislativa, o (a) candidato (a) terá que passar de 30 mil votos. O jogo é muito duro.

Nota de corte federal
Em números redondos, para ocupar  uma cadeira de deputado (a) federal terá que atingir "no mínimo" 45 mil votos.

20% da legenda
Ou seja, para atingir 20% da legenda para Câmara dos Deputados , o (a) candidato (a) tem que passar de 45 mil votos. E mesmo atingindo essa votação, pode ser que dentro do partido ou da federação tenha alguém com votação maior que 45 mil votos... O jogo é duríssimo.

O que você fez nas eleições de 2024?
Uma questão que deve ser analisada. Uma eleição sucede a outra, certo ? Ou seja, 2026 depende um pouco de 2024. Como poucos nomes de Uberaba trabalharam na região para as eleições de prefeitos (as) em 2024, como é que tantos nomes de Uberaba pretendem ter vida fácil na região em 2026?

Muitos cafés, muita prosa e também muitos  "nãos"
Sem ter feito alicerce será difícil. A maior parte da turma de Uberaba quer sair agora  para a região em busca de apoios. Essa turma será bem recebida, pois as pessoas da região são hospitaleiras e educadas, porém a maior parte ouvirá: "Eu admiro o seu trabalho, mas eu tenho compromisso com quem me ajudou em 2024. Fulano ajudou a me eleger vereador, ou prefeito em 2024 e agora em 2026 eu tenho compromisso com ele..."

Projeto, tática e rumo
A cidade de Uberaba precisa montar um projeto para saber onde ela quer chegar. Quer continuar sem força no âmbito estadual ? Quer continuar sem força no âmbito federal?

Receita perfeita
Se a resposta for sim, a receita é: Vamos lançar muitos candidatos de Uberaba, todo mundo divide o bolo dos votos daqui e ninguém da cidade elege. O problema não tem sido os candidatos de fora. Tem sido os candidatos daqui mesmo. Muito dividido o “colorido eleitoral”.

Levanta Uberaba!
Agora se Uberaba quer voltar a ter o protagonismo de outrora, a receita no meu entendimento é: Aí lideranças políticas e classistas devem se encontrar e traçar um bom projeto. Claro, objetivo e límpido, maduro e consciente. Os mais viáveis devem ser fomentados. Os demais têm que ouvir e entender que talvez não seja o seu momento político. Não que ele seja um nome ruim, longe disso. Porém, alguns nomes por ora, pode ser que ainda não tenham viabilidade política para este momento de 2026.

Em tudo na vida temos que ter maturidade. E na política isso não é diferente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por