FABIANO ELIAS

Uberaba e região ganham uma via direta com a política de Brasília e de Belo Horizonte

Fabiano Elias
Fabiano Elias
Publicado em 04/09/2025 às 07:34
Compartilhar

Bastidores e Cotidianos
Estamos estreando esta coluna em setembro de 2025! O objetivo da mesma é trazer notícias dos bastidores do mundo político, do mundo empresarial e todo cotidiano da cidade de Uberaba.

Com muita responsabilidade e firmeza, traremos informações específicas e estratégicas sobre aquilo que todos querem saber sobre os bastidores da política e sobre os enredos do cotidiano uberabense.

Eleições 2026
As eleições 2026 se aproximam e Uberaba espera ansiosa por tudo que está por vir. Pincipalmente, depois da informação de que a atual prefeita municipal, a Elisa Araújo, poderá renunciar ao mandato de prefeita para tentar uma cadeira de deputada federal.

É lei
De acordo com a lei eleitoral, Elisa Araújo teria que renunciar ao seu mandato de prefeita até o dia 04 de abril de 2026.

Deixa com o vice!
Se essa informação se concretizar, ou seja, se Elisa entender por bem realmente disputar uma cadeira de deputada federal, naturalmente, o seu vice-prefeito, Mauricinho de Sá, assumirá a titularidade da cadeira de prefeito e ficará nessa condição até dezembro de 2028.

Poderá ser candidato à reeleição
Vale a pena destacar ainda que Mauricinho de Sá, uma vez na titularidade da cadeira de prefeito, poderá tentar a sua reeleição em outubro de 2028.

Choque
Alguns cargos comissionados da prefeitura municipal foram pegos de surpresa com essa notícia de que existe a chance de Elisa Araújo renunciar.

Nunca critiquei...
Inclusive alguns comissionados que faziam questão de não manterem nenhuma relação com o vice-prefeito, nem profissional, muito menos de amizade, passaram a procurar Mauricinho de Sá...

“Carinho exagerado”
Alguns comissionados já falam de Mauricinho de Sá com um carinho, digamos, “um pouco exagerado”. Interesses sempre serão interesses. E se “a viola mudar de braço”, consequentemente, muitos mudam também. Sem o menor pudor.

Uberaba em todas
Uberaba, que é mundialmente conhecida como “Terra do Gado Zebu”, pode ganhar em breve um curso de pós-graduação específica para a gastronomia de carnes.

Prata da casa
Uma das instituições de ensino superior, que é genuinamente de Uberaba, estuda oferecer esse curso em seus quadros escolares.

Apagão de mão de obra
Quem convive com os empresários e empresárias da cidade costumam ouvir o clamor da classe por causa da falta de mão de obra qualificada. Esse clamor é do empresariado em nível nacional, mas em Uberaba o clamor está ficando bastante agudo. 

Rodrigo Pacheco: “Um homem e três vertentes”
O senador Rodrigo Pacheco, que até bem pouco tempo ocupava a presidência do Senado, posição e cargo político que há muito tempo Minas não ocupava, olha para 2026 e enxerga três caminhos.

Pacheco poderá ser candidato a governador e ocupar uma cadeira no STF, desde que Luiz Roberto Barroso resolva antecipar um pouco a sua aposentadoria. Em última hipótese, poderá concorrer novamente a uma cadeira de senador.

É com Lula
Nas três hipóteses acima citadas, o senador Rodrigo Pacheco dependerá muito do apoio do atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

Polo de Celulose
A cidade de Araguari, que até anos atrás era tida por muitos como uma cidade pouco desenvolvida e de pouca pujança empresarial, vem surpreendendo a todos. Nos últimos anos, Araguari se concretizou como polo de produção de madeira e celulose. Recebeu investimentos milionários e instalou indústrias enormes na aérea de madeira e celulose. 

Avance, Araguari!
Para além dos altos investimentos empresariais, Araguari se concretizou como um grande centro universitário. Inclusive recebe estudantes do Brasil inteiro que estudam em várias áreas, inclusive, possui hoje um bom curso de medicina.

Coincidência ou não...
Araguari ficou 27 anos sem conseguir eleger um deputado local. Desde 2018, Araguari possui dois “Parlamentares da Terra”. O deputado federal Zé Vítor (PL) e o deputado estadual Raul Belém (Cid). Coincidência ou não, o apogeu de Araguari começou a florescer depois que a cidade teve consciência de se organizar politicamente e eleger “Gente da Terra”. 

Alô, turma! Temos que pensar no nosso bolso!
A ABCZ acabou de realizar a Expogenêtica 2025! Anunciou recorde em movimentação financeira. No total, segundo a entidade, foram movimentados 124,3 milhões de reais. Foram realizados 23 leilões. Ou seja, os leilões afeitos à ExpoGenética cresceram 38% se comparados aos leilões da feira em 2024.

Movimento essencial
Essa movimentação financeira e esse turismo de negócios são essenciais para o desenvolvimento da cidade. O setor hoteleiro, o setor de bares, restaurantes, setor de logística, enfim, todos ganham mais e empregam mais com esse tipo de evento.

Afora que...
Isso sem contar que os leilões são considerados do setor de serviços, e, assim, sobre essa movimentação financeira de mais de 124 milhões de reais, o município de Uberaba arrecadou bastante ISSQN – Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Cobres cheios
Prefeitura que quiser ter obras e projetos sociais tem que arrecadar dinheiro. Só aí já se percebe a importância do turismo de negócios.

Mostrando a que veio...
Essa coluna chegou com o propósito de ser a voz e vez dos fatos políticos e cotidianos de Uberaba, da região, de Minas e do Brasil!

Contatos 34 99303-1510

Fabiano Elias é advogado e consultor político. Escreve neste espaço às quintas-feiras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por