Mais um nome de Uberaba pretende disputar as eleições no ano de 2026. O influencer Emanuel Chaves, o Manu, anunciou a sua filiação ao PSDB e pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Emanuel é companheiro do hoje vereador Diego Rodrigues, do PDT, e teve importante participação na eleição de Diego em 2024.
Alerta ligado
Os candidatos a deputado federal vinculados ao campo político da direita estão com o alerta ligado. Pesquisas mais recentes mostram um crescimento vertiginoso do deputado Nikolas Ferreira, do PL.
Qual o medo?
O medo é Nikolas subir demais a sua votação em cada um dos municípios e, em contrapartida, todos os candidatos filiados a partidos da direita cair as suas respectivas votações.
Sobe foguete
Nikolas, que já obteve mais de 1,5 milhão de votos em 2022, desenha ter mais de 2 milhões de votos em 2026.
Análise fria
Na cidade de Uberaba, tivemos 159 mil votos válidos para deputado federal e 163 mil votos válidos para deputado estadual, nas eleições de 2022. Fazendo uma análise das eleições de 2014/2018/2022, em média, 38% desses votos foram destinados a candidatos que não são de Uberaba.
Dito isso...
Se o percentual de votos em paraquedistas for mantido, os candidatos de fora levarão em média 60 mil votos de Uberaba, sobrando 100 mil votos, em média, para os candidatos sediados em Uberaba.
Divisão apertada
Dividir apenas 100 mil votos pela quantidade de pré-candidatos que Uberaba desenha ter, a nossa situação vai ficando difícil.
Marília vem ai...
Marília Campos, a atual prefeita de Contagem, foi lançada pelo PT para a vaga do Senado em Minas.
Mudança de rumo em Minas
O partido União Brasil tomou rumo totalmente diferente em Minas Gerais.
E com timoneiro novo
Dias atrás o União Brasil era tido como certo no caminhão eleitoral do Vice-Governador (e candidato a Governador) Mateus Simões, do PSD. Mas, mas, mas, o grupo político do Senador Rodrigo Pacheco tomou para si o União Brasil em Minas Gerais.
Pelos caminhos das Gerais
Pacheco é ligado ao Presidente Lula e muito amigo do Deputado Aécio Neves da Cunha. A nova direção do União Brasil terá como presidente em Minas o Deputado Federal Rodrigo de Castro, filho do todo poderoso Danilo de Castro, Homem forte nos governos de Aécio Neves e Antônio Anastasia.
Como se deu essa reviravolta?
Nos bastidores da política em Brasília fala-se que a mudança de rumo do União Brasil no estado das alterosas foi idealizada pelo Senador Rodrigo Pacheco com a ajuda do Presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre, também Senador pelo estado do Amapá.
Pedido especial
Alcolumbre teria feito pessoalmente este pedido ao Presidente Nacional do União Brasil, o senhor Antônio Rueda. Após o encontro dos dois, o União Brasil de Minas foi entregue ao grupo político do Senador Rodrigo Pacheco.
Vem mais mudanças em Minas
O PSB, partido de Geraldo Alckmin, Vice-presidente da República, deve receber em breve a filiação do atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, ex-senador por Minas Gerais.
Após a filiação...
Após a filiação de Alexandre da Silveira, este vai precisar decidir se quer disputar o Governo de Minas pelo 40, ou se pretende ser coordenador geral da campanha de reeleição de Lula ao Planalto em 2026.
Convite vindo do “chefe”
O convite para ser coordenador de campanha foi feito pelo próprio Lula ao Ministro Alexandre da Silveira.
Voltando a Uberaba...
Uberaba precisa alinhar bem as suas articulações políticas, sob pena de não fazer nenhum representante na Assembleia nem na Câmara dos Deputados.