Na primeira sessão do Tribunal do Júri da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada nesta sexta-feira sob a presidência do juiz Fabiano Veronez, o acusado foi sentenciado a 25 anos de prisão. O mandado de prisão contra ele foi expedido em plenário.
Acusação
Aos 35 anos de idade, o condenado responde pela morte de sua companheira. O crime foi registrado em 28 de fevereiro de 2021. O casal retornava de visita a um amigo, por volta de 2h25 e iniciou uma discussão. A mulher disse que iria para a casa da mãe e o homem se dirigiu à garagem da residência.
Álcool e fogo
Com um galão de etanol nas mãos, ele ameaçou atear fogo no próprio corpo se a companheira o deixasse, segundo consta dos autos. A mulher teria tentado tirar o galão de suas mãos, ocasião em que o etanol foi nela atirado e o fogo provocado.
Queimaduras
Sentindo-se queimar, a vítima correu para o banheiro e se enfiou sob o chuveiro, conseguindo apagar o fogo. Depois, foi para a rua, e gritou por socorro, sendo levada ao Hospital de Clínicas, onde permaneceu internada. Contudo, não resistiu às graves queimaduras, falecendo em abril de 2021.
Banco dos réus
De seis investigados no assassinato de 16 de fevereiro de 2024, na Rua São José, Parque São Geraldo, o único pronunciado pelo crime se sentará no banco dos réus, 2ª feira, em sessão do Tribunal do Júri da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
O crime
Ele, que está preso, é acusado da morte de sua madrasta em meio a desentendimentos ocorridos em uma festa de aniversário. A mulher foi esfaqueada cinco vezes e depois teve o corpo jogado em estrada vicinal, onde foi encontrado por ciclista.
Defesa
O réu, que está preso aguardando o julgamento, disse ter agido em legítima defesa. A mulher, na versão dele, teria tentado esfaqueá-lo, sendo, porém, desarmada e com a mesma faca golpeada. Depois do crime, o réu fugiu de Uberaba, mas foi preso pela polícia paulista em Pirassununga.
Pedindo help
A Gathi teria recorrido à Ubervan para tentar resolver os imbróglios que cercam o transporte escolar rural, serviço prestado por ela à Secretaria Municipal de Saúde. Um dos veículos recentemente apreendido pela fiscalização, por não estar regularizado, ostentava o adesivo da cooperativa.
Ignorado
“Foi um tapa na nossa cara, e bem dado” – assim o presidente em exercício do SINDAE vê a falta de convite da CODAU para que os sindicalistas comparecessem às homenagens aos servidores que se destacaram no ano, entre eles um da autarquia. A queixa é estendida também à Câmara de Vereadores.
Respeito é bom
“Respeito é bom” – sentencia Claudinei Silva, argumentando que o episódio demonstra não existir esse sentimento direcionado ao sindicato. É o que a prática demonstra – ressalta. Claudinei ocupa a presidência do SINDAE, enquanto o presidente Adelair se submete a tratamento de saúde.
Simples assim!
Cidadão tem direito ao silêncio até mesmo no momento da sua prisão. Cabe à polícia dizer isso a ele. Com esse argumento, o STF votou pela anulação da condenação de uma mulher paulista, presa juntamente com o marido, acusados da posse ilegal de armas e munições.
Confissão
Ao ser abordada por policiais, a mulher teria admitido espontaneamente a posse de uma pistola. Ela e o marido foram condenados. Mas faltou o esclarecimento a ela que tinha o direito de ficar calada. Com o recurso que chegou ao STF, veio a anulação da sentença. Decisão tem repercussão geral.
Não mexa!
Tribunal de Contas de Minas está alertando as Prefeituras: as emendas impositivas indicadas pelos vereadores não podem ter o objeto alterado pelo Executivo. Somente em caso de impedimento insuperável da entidade beneficiada, esgotadas as tentativas, a emenda poderá sofrer alteração.
Equívoco
Inexiste vedação ao “carimbo” de valor deduzido do Imposto de Renda e carreado para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem doa pode indicar a instituição de sua preferência – esclarece o advogado e professor universitário Carlos Eduardo Nascimento (Kadu).
Próstata
Entre 2020 e 2024, o “Hélio Angotti” registrou o surgimento de 871 novos casos de câncer de próstata e isso deveria bastar para que os homens deixassem velhos preconceitos de lado e se submetessem a exames preventivos. Hospital e SMS oferecerão 500 exames de PSA e toque retal no dia 8 de novembro. Inscrições estão abertas.
Custódia
PEC da Segurança Pública, em tramitação no Congresso, tem artigo destinado ao endurecimento das audiências de custódia em relação a criminosos reincidentes.
Adiamento
Chuvas desta sexta-feira adiaram para domingo, às 10h, na avenida Presidente Vargas, o ato “Chamada Geral Contra a Morte”, convocado pelo Fórum dos Trabalhadores.