FALANDO SÉRIO

1ª Vara de Família reduz acervo em 48% e aparece no 5º lugar em Minas

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 31/08/2024 às 18:38Atualizado em 02/09/2024 às 21:47
Compartilhar

Despedida
A divulgação do resultado do 1º quadrimestre de 2024 do Previne Brasil foi a última do programa. O Ministério da Saúde ainda não liberou as notas técnicas da nova denominação do sistema de aferição da qualidade da assistência primária proporcionada pelos municípios.

Indicadores
O resultado dos indicadores que definem a posição de um município no ranking do Previne Brasil mostrou que no 1º quadrimestre deste ano a assistência primária em Uberaba continuava com as mesmas deficiências. 

Notas baixas
A SMS cumpriu apenas 29% da meta do ISF Pré-Natal (consultas), 47% do ISF Pré-Natal (sífilis e HIV), 43% do Gestantes Saúde Bucal, 20% da Cobertura Citopatológica, 24% de Aferição da Pressão Arterial e 17% do ISF Diabetes (Hemoglobina Glicada). O ISF Cobertura Pólio e Penta ficou em 69%.

Muito pior
A assistência primária à saúde em Araxá é ainda pior que a de Uberaba, de acordo com o ranking do Ministério da Saúde. No 1º quadrimestre de 2024, a Terra de dona Beja ficou em 811º em Minas Gerais. Na macrorregião do Triângulo Sul só não foi pior do que Comendador Gomes (819º). A 1ª é a de Itapagipe (216º no Estado).

Posição Brasil
Neste sábado, o ativista do SUS Jurandir Ribeiro teve acesso ao até então não divulgado ranking nacional. E constatou que Uberaba está em 5202º lugar. 

Na região
O desempenho da saúde primária no município foi superado por Conceição das Alagoas, Água Comprida, Campo Florido, Sacramento, Veríssimo, Conquista e Delta. Isso, na microrregião.

Cópia ou crítica?
Chama a atenção slogan em peça publicitária de Paulo Piau e Zé Renato nas redes sociais. Nela é dito: “Pra Uberaba voltar a crescer”. Frase que Elisa usava até outro dia. É cópia ou crítica?

Pouco importante
Divulgada esta semana, pesquisa da uberlandense Veritá, bancada pelo próprio instituto, segundo ele mesmo, contradiz todo o resultado de uma semana antes da F5. A sensação é de que situação e oposição deram pouco importância aos números. Nas redes sociais, o Veritá recebeu duras críticas.

Esquisito
Uma das situações da pesquisa que provocam questionamentos é o fato de na expontânea o percentual de votos da Elisa (a 1ª colocada) ser maior do que na estimulada. 

Baile
Na contagem de adesivos em veículos, até o início da semana, a campanha de Elisa estava dando um baile na oposição. Inegável que a movimentação da situação está com mais volume e visibilidade nas ruas.

Coice de leitão
Andada de Zema em companhia de Elisa e apoiadores, sexta-feira, na Prudente de Morais, deixou claro que o governador não atrai público. Tirados os candidatos a vereador e assessores da chefe do Executivo, teriam restado Zema, Elisa, Mauricinho e Marcos Montes.

É gozação
É duvidar da inteligência do uberabense dizer que o governador esteve em Uberaba para fazer “vistoria” no novo helicóptero do Samu Regional, que custou R$ 35 milhões ao Estado.

Produtividade
Em um ano e meio, a 1ª Vara de Família e Sucessões em Uberaba reduziu o seu acervo de processos em 48%. A redução é aferida com a prolatação de sentenças e a 1ª Vara está em 5º lugar entre as unidades judiciárias com menor acervo em Minas Gerais.

As causas
Titular da Vara desde dezembro de 2022, o juiz Marco Antônio Roberto atribui o resultado ao trabalho em equipe, bom planejamento, rituais de gestão e gestão estratégica.

Apelando
Candidata de situação à Prefeitura de Delta, Valéria Reis representou na Justiça Eleitoral contra o candidato a vice-prefeito de oposição Luiz Felippe Fachinelli. Ele e a candidata a vereadora Adriana Ferreira da Silva são acusados de difundir inverdades contra a ex-secretário da Fazenda daquele município, a própria Valéria.

Petição 
No pedido de condenação dos dois, o advogado de Valéria, Pedro Henrique Britto, sugere a aplicação de multa a ambos no valor de até R$ 30 mil.

Homologação
Homologada na Justiça Eleitoral a candidatura de Thiago Mariscal à Câmara de Vereadores pelo PSDB.

Carga estragada
Representantes da Soluções Serviços Terceirizados, responsável pelo fornecimento da merenda escolar à rede municipal, foram ouvidos na quinta-feira pelos promotores José Carlos Fernandes e Fernanda Fiorati. MP apura a denúncia de Túlio Micheli, que flagrou caminhão da empresa com carne estragada.

Em tempo
Advogado Geovane Soares passa o fim de semana preparando mais uma ação a ser impetrada contra a candidata Elisa Araújo, possivelmente na segunda-feira. O motivo foi a presença da chefe do Executivo em culto evangélico.

Alfinetando
Quando critica que virou moda homens renunciarem a candidatura em Uberaba, pastora Regiane deve estar se referindo a Kaká Carneiro e Franco Cartafina. A saída de Kaká enfraquece a chapa do Avante e Regiane esperava fazer campanha para Franco na chefia do Executivo.

Agenda
Estes são os compromissos de agenda da candidata Elisa para o domingo:

  • 8h30 – caminhada na feira da Abadia
  • 12h – almoço com apoiadores
  • 14h30 – encontro com professores no Bairro Estados Unidos
  • 17h – encontro com eleitores no Jardim Metrópole.

Abertura
A coluna está aberta à publicação da agenda diária de todos os candidatos a prefeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por