Redator Interin Denis Silva
Concurso da PM
O Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais divulgou ontem as notas de cortes e o gabarito oficial definitivo do concurso para admissão no curso de formação de soldados. O resultado completo está no site www.policiamilitar.mg.gov.br
Nota de corte
A nota de corte que credencia para a correção da Redação, no caso de Uberaba, foi de 120 pontos para homens e 150 para mulheres. No total foram oferecidas 162 vagas masculinas e 18 femininas, totalizando as 180 vagas para a 5ª RPM – Região de Polícia Militar – Uberaba.
Oficial
O resultado oficial final deve ser divulgado no dia 14 de janeiro. A partir daí os aprovados terão de passar pela prova física.
Cada uma...
No Brasil a legislação eleitoral reserva surpresas a cada temporada política. Já houve época que o TSE baixou resolução, entendendo que o espaço ocupado por um mero adesivo no vidro de um carro tratava-se de “doação de espaço”.
Foi “ontem”
Na época, o “espaço doado” precisava ser declarado pelo candidato como despesa de campanha e ensejava emissão de recibo ao “doador”. E isso não faz tanto tempo, eleições de 2010.
Espaço aéreo
Essa história lembra uma passagem do folclórico Zote, que com o intuito de criar um estacionamento para o hotel do qual era proprietário, propôs ao ex-vereador Arly Coelho comprar o espaço aéreo da casa do político, vizinha de fundo do hotel.
Não deu negócio
Arly, grande amigo e admirador de Zote, adora contar essa história sempre seguida de sua tradicional gargalhada.
Rojões
Há quem afirme que as novas regras eleitorais irão ter o mesmo efeito proporcionado pelos rojões de São João. É preciso soltá-las nas ruas para saber que destinos irão tomar.
Não pode
Uma delas é a impossibilidade de pessoa jurídica doar recursos para campanhas políticas. Também há quem acredite que isso poderá ter um efeito contrário, reforçando o caixa dois e criando três, o quatro e assim por diante.
Vai chover pesquisa
Para quem torcia pela proibição de divulgação de pesquisas eleitorais no período de campanha, o TSE mais uma vez confirmou a liberdade de informação.
Cumprindo, pode
Pesquisas podem ser divulgadas até mesmo no dia das eleições, desde que cumpram as exigências estabelecidas na Resolução de 2016, que levou o número 23.453 e teve o ministro Gilmar Mendes como relator. Enquete, não.
Erraram
Vários exemplos de erros de pesquisa se espalharam pelo país na eleição municipal de 2012. Uberaba não ficou imune. Quem não se lembra do Instituto Veritá de Uberlândia cravando no último dia de divulgação de pesquisa a vitória de Lerin com 55,7% dos votos? Errou e feio.
Guerra
Portanto, a guerra de bastidores dos institutos deve continuar, com o eleitor podendo “escolher” qual resultado de pesquisa em que ele acredita.
Interferem, sim
A verdade é que ainda não se chegou a um consenso sobre o real efeito causado pela divulgação de pesquisas junto ao eleitorado. Há os que afirmam abertamente que os números interferem, sim, nos resultados, pois seria um tipo de norteamento ao eleitor indeciso.
Interferem, não
Já os estudiosos das amostragens sociais garantem que não. As pesquisas seriam, para estes, apenas uma demonstração transparente de como marcham as opções dos eleitores.
Novo presidente
Como antecipamos na coluna, no início da semana, a eleição da Amvale foi tranquila. O novo presidente eleito ontem é o prefeito de Campo Florido Ademir Ferreira de Melo.
Perguntar não ofende
É realmente uma incógnita a ser desvendada. Por que um par de placas automotivas é vendido em Uberaba ao preço de R$225,00 ao passo que na vizinha Uberlândia o mesmo par de placas, fabricado com o mesmo material e mesmas dimensões, é cobrado R$100,00? Em Araxá é ainda mais barato.
Influência do alto
Muita expectativa nos meios políticos com os desdobramentos em curso na alta cúpula do PMDB em Brasília. Nitidamente fendido em duas alas, o Partido terá no mês de março a sua Convenção Nacional e dela emergirá o caminho a ser tomado pela agremiação no ano de 2016.
Crise
Em BH, o Governo do Estado está em apuros para liquidar a folha dos seus servidores. Repercutiu muito ontem por todo o Estado a informação que o déficit total das contas públicas em Minas bateu na casa dos 10 bilhões de reais. A voz corrente na capital é que 2016 será mesmo um ano difícil.
Atestado
Quando as ações públicas são conduzidas com transparência e lisura, a população respeita e corresponde. Os 61.960 inscritos para o Concurso Público Municipal de Uberaba são uma prova disso.
Boa prática
Após sua realização, o concurso permitirá à administração municipal suprir os quadros necessários e assim, como deve ser, ir extinguindo com a figura do servidor contratado, economizando recursos patronais e ainda fortalecendo Ipserv. As boas ações merecem ser divulgadas.
Dengoso
Coronel Kappel foi visitar parentes em Belo Horizonte e pegou dengue. Permanece acamado na capital do Estado.