FALANDO SÉRIO

4º Batalhão perdeu cerca de 100 homens em três anos

Reduzido hoje a não menos de 450 policiais militares (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 29/07/2013 às 14:28Atualizado em 19/12/2022 às 11:48
Compartilhar

 Desdobramento

Relatório da apuração feita pela comissão eleitoral da escolha de novos conselheiros tutelares será encaminhado ao Ministério Público e à Vara da Infância e da Juventude. Denúncias de irregularidades foram comprovadas com depoimentos, resultando na impugnação de três das candidatas vencedoras da votação popular. Compra de voto e transporte ilegal de eleitores foram a tônica das denúncias.

Arquivo

Por falta de legitimidade do autor, o promotor José Carlos Fernandes determinou o arquivamento de denúncia de irregularidade em transferência de parte de patrimônio de entidade filantrópica espírita para terceiros, incluindo advogado. Sacramentado o indeferimento pelo curador das Fundações, o denunciante agora diz, em correspondência eletrônica, estar sendo depreciado por alguns dos envolvidos.

 Assédio moral na Prefeitura

Paulo Piau vai enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei que visa eliminar ou punir o assédio moral nas relações entre servidores municipais. Será considerado assédio moral toda ação, gesto ou palavra externado de forma repetitiva por pessoa que, abusando da condição da autoridade lhe conferida por função, tenha por objetivo ou efeito atingir a autoestima e a autodeterminação do servidor.

 Falta apoio

Descoberta de depósitos de veículos furtados em Uberaba – como a de sexta-feira – poderia ser rotineira, se as Polícias Civil e Militar contassem com o apoio do helicóptero da PM sediado em Uberlândia. Aparelho, destinado a operações em todo o Triângulo Mineiro, só aparece por aqui quando o governador vem à cidade. A promessa feita ao Comando Regional, à época da destinação do helicóptero, era que ele viria a Uberaba pelo menos uma vez por semana. Compromisso nunca honrado.

Desatualizado

Ministério Público precisa atualizar sua agenda com os nomes de responsáveis por serviços em Uberaba. Em pelo menos uma Promotoria, Djalma Ferreira Bessa ainda figura como chefe da Vigilância Sanitária, onde não está há no mínimo três anos.

É Brasil

Há cinco anos que o processo que apura denúncia – alicerçada em filmagem – de tortura contra presos em Conceição das Alagoas está praticamente no início. Nem todos os acusados foram citados para apresentarem defesa prévia. Ninguém liga.

 Esvaziamento anunciado

Há três anos FALANDO SÉRIO vem chamando a atenção para o progressivo esvaziamento da Polícia Militar em Uberaba. Nesse período, o 4º Batalhão perdeu cerca de cem homens, estando reduzido hoje a não menos de 450 policiais militares, encarregados de proporcionar segurança a 300 mil habitantes. Impossível. Nem se cada um deles fosse o Super-Homem.

 Vai piorar

E se o contingente de policiais já é pequeno, irá piorar ainda mais. Vários PMs se aposentarão até o fim do ano. E somente depois da Copa do Mundo de 2014 é que o Estado destinará duas dezenas de novos policiais para Uberaba. Em oito anos, a tropa do 4º Batalhão foi reduzida a praticamente a metade do que era, enquanto a população cresceu, com evidente desequilíbrio.

 Antirrecesso

Vereador Marcelo Borjão volta à carga na Câmara. Quer que os vereadores não tenham recesso mensal e passem a se reunir toda segunda e terça-feira em todas as semanas do mês.

 Fartura

Uberabense recentemente absolvido em processo criminal, acusado de ludibriar pessoas interessadas em se aposentarem, responde a outros quinze processos, inclusive na Justiça Federal.

 Chipagem de animais

Regulamentação da lei que impõe a chipagem e o registro de animais domésticos em Uberaba estará publicada em no máximo duas semanas. Medida vem com dois anos de atraso, pois a legislação impunha a entrada em vigor da medida em 2010. Cães e gatos de rua serão recolhidos e castrados pela Prefeitura. A lei municipal estabelece uma série de regras para a proteção, o controle e a circulação de animais.

 Na bronca

Com postagens no Facebook, pais de alunos da Escola Estadual “Corina de Oliveira” externam sua indignação com comentário que “escola particular cria patrão e escola estadual cria peão”, atribuído à professora e que teria sido feito durante reunião do colegiado. É preciso saber em que contexto houve a referência para entender a real intenção da educadora.

 Escândalo

A publicação pela revista IstoÉ de documentos chegados ao Ministério Público revela que os cofres públicos foram lesados em mais de R$ 450 milhões com os projetos de metrô e trens tocados em São Paulo durante os governos do PSDB. Contratos apresentariam superfaturamento de 30% e as comissões seriam de 7,5%, pagas a políticos e dirigentes de estatais.

Ortopedia

A fila de espera por procedimentos ortopédicos está andando mais rápido. Acordo firmado pela Secretaria de Saúde e o Hospital de Clínicas propiciará o atendimento de quatrocentos pacientes por mês. Serão cem por semana, em trabalho iniciado no último sábado, segundo o secretário Fahim Sawan. A assistência é direcionada aos pacientes que estão na fila eletrônica.

Uma e outras

Os 154 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil serão comemorados no próximo sábado, no Vera Cruz, com culto em louvor a Deus.// Por iniciativa do presidente Antônio Donizetti, a Federação das Associações de Bairro agora tem o seu próprio informativo impresso. O editor é o colega Pedro Celestino.// Resultado parcial de auditoria na Prefeitura aponta para a movimentação de recursos públicos em bancos não oficiais. Entre eles, Itaú, Bradesco, HSB e Unibanco.

"Ser útil é a melhor coisa que alguém pode ser.”

(Victor Hugo)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por