Enquadrado na Lei de Tóxicos, Phelipe Morais de Souza, reincidente em tráfico de drogas, foi condenado a 7 anos de reclusão pelo juiz Stefano Renato Raymundo, da 3ª Vara Criminal. E ainda a 1 ano e 2 meses por ter recorrido a nome e CPF falsos para alugar uma casa.
Depósito
Nesse imóvel, do Conjunto Manoel Mendes, a Polícia Militar encontrou 400 quilos de maconha em abril do ano passado, depois de receber uma denúncia anônima. Como não havia ninguém na casa, os PMs subiram no muro e vislumbraram sacos pretos dentro do quarto.
Investigação
As investigações da Polícia Judiciária que se seguiram levaram à identificação de Phelipe, reconhecido por fotografia pelo proprietário do imóvel. Na locação, o condenado havia se passado por Felipe Carlos Soares.
Indiciados
Duas mulheres e um homem foram indiciados como cúmplices de Phelipe, mas foram absolvidos. Um delas, defendida pelo advogado Rondon Fernandes, que conseguiu provar a inocência da sua cliente, envolvida pelo acusado.
Usadas
Elas foram pelo condenado abordadas na rua, no Manoel Mendes, com a pergunta se sabiam de uma casa para alugar. E acabaram por acompanhá-lo até à residência do proprietário. Isso as ligou ao locatário nas investigações da PC.
Absolvição
O condenado a 8 anos e 2 meses foi absolvido de outras duas acusações: organização criminosa e posse ilegal de arma e munições. A ele o juiz Stefano negou a possibilidade de recorrer em liberdade. Os 400 quilos de maconha serão incinerados por ordem do magistrado.
Gilberto Barata presidiu o encontro
Boa pergunta
Instituto de Engenharia e Arquitetura se reuniu na terça-feira com o secretário do Meio Ambiente, Carlos Delfino. Várias questões ambientais foram debatidas, mas chamou a atenção a preocupação da engenheira Alzira Fernandes: “O que está sendo feito para conscientizar os produtores rurais quanto à produção de água(?)”. Passada a escassez hídrica do ano passado, o assunto esfriou.
Eleição
Filiados do IEATM foram às urnas nesta 4ª feira para eleger Alê Roso para presidente do instituto, em substituição ao engenheiro Gilberto Barata. O também engenheiro Reinaldo Ribeiro é o vice.
Reforma
Em resposta lacônica à coluna, a SeCom informou nesta 4ª feira que a reforma administrativa anunciada no início de 2021 permanece em estudos e a previsão é que aconteça ainda em 2022. Não disse quem é o encarregado pelos estudos.
Pós-vacinação
No ano passado, a Secretaria de Saúde registrou duzentas e trinta e três ocorrências do chamado “efeitos adversos pós-vacinação”. Todos os casos foram e são monitorados – diz a SMS -, detalhando que os mais comuns entre eles são erupções cutâneas e manchas de pele.
Nada a ver
Os casos registrados nada têm a ver com a vacinação pediátrica, sem nenhuma anormalidade ocorrida, como disse o secretário Sétimo Bóscolo na edição de terça-feira.
Qualquer uma
Qualquer reação adversa observada no pós-vacinação deve ser imediatamente comunicada à Secretaria de Saúde, independente da sua gravidade. A partir da comunicação, SMS e Estado passam a acompanhar o paciente.
O pior
Referindo-se ao descumprimento de obrigações pelo loteador do Girassóis, ainda sem uma UBS funcionando, o vice-prefeito afirmou que “o pior é que (o empresário) ainda tem cargo no Conselho de Planejamento da cidade”. E frisou ser um absurdo que tentará corrigir.
Raposa
“Onde já se viu a raposa tomar conta do galinheiro(?)” – acrescentou Moacyr Lopes, que já está de volta a Uberaba, depois de acompanhar “in loco” mais uma frustrada tentativa do Palmeiras de chegar ao título Mundial de Clubes.
Na bronca
Fato é que cerca de duas mil famílias dos Girassois III e IV e ainda do Marajós estão sem assistência médica há tempos. E se dizem discriminadas por UBS de outro bairro, à qual chegaram a recorrer.
Abuso sexual
Durante a pandemia aumentaram os casos de abusos sexuais chegados à Vara da Infância e da Juventude. Os crimes sexuais são uma grande preocupação para as autoridades do setor, assim como o envolvimento de crianças e adolescentes com substâncias psicoativas.
Porte
Entre as infrações praticadas em Uberaba por menores de idade a recordista é a de posse de drogas para consumo próprio.
Vacina
Nenhum caso de pai ou mãe que se recusa a vacinar a criança contra Covid-19 chegou ao Judiciário, confirma o juiz Marcelo Geraldo Lemos.
Postura nova
Conselho Municipal de Saúde quer “passar para cima do arreio” nas suas relações com a SMS e os prestadores de serviço, mudando a postura observada desde o início de 2020. Vai exigir que seja devidamente informado sobre tudo o que se relacionar com a saúde pública via SUS.
Fiscal
Diz a presidente Janete Almeida estar na hora de os conselheiros ouvirem uma prestação de contas dos serviços a que a população tem direito. Nesta 4ª feira à noite, o CMS se reuniria com hospitais e UPA pela primeira vez em 14 meses. Sétimo estaria presente.
Incógnita
Uma das preocupações do Conselho é a renovação do contrato da Prefeitura com a Funepu para a assistência à saúde proporcionada nas UPAs. O Executivo chegou a anunciar uma apuração no contrato que se arrasta desde meados de 2021 sem conclusão.
Merenda
Não há como negar que a merenda escolar não está normalizada. Uma escola com 64 alunos, por exemplo, recebeu somente 28 quilos de carne para o mês. Não tem alho, cebola, açúcar e os biscoitos vencem em 3 dias.