FALANDO SÉRIO

A defesa de Paulo Piau

Formalizada ontem na Justiça Eleitoral a defesa de Paulo Piau na ação a que...

Wellington Cardoso
Publicado em 20/11/2012 às 20:39Atualizado em 19/12/2022 às 16:11
Compartilhar

Trapalhada

Para a Justiça do Trabalho, o feriado municipal (hoje) do Dia da Consciência Negra não existe. Foi revogado pela Câmara Municipal no começo do ano por lei que estabeleceu o calendário popular de Uberaba, como FALANDO SÉRIO alertou na semana passada. Com isso, o expediente ali será normal. Também será dia de trabalho nas Justiças Federal e Estadual e no Ministério Público.

Fartura

No mês passado, mais de 20 mil inquéritos e processos tramitavam nas três Varas Criminais de Uberaba, segundo relatório feito pelo promotor Laércio Conceição. Do total, 5.236 estão afetos à 5ª Promotoria de Justiça. Os inquéritos sob análise e que poderão ser transformados em processos somam mais de 8,9 mil, muitos deles dependendo de complementação de investigações.

A defesa de Piau

Formalizada ontem na Justiça Eleitoral a defesa de Paulo Piau na ação a que responde por iniciativa de Lerin, que o acusa de abuso do poder econômico (compra de votos) nas eleições deste ano. A peça evidencia que a própria organização da campanha atesta a lisura dos gastos, pois sua contabilidade relaciona as despesas com pessoal (e as próprias pessoas) nos termos permitidos pela legislação.

Cheques emitidos

A denúncia de Lerin se alicerça em cheques emitidos por Piau e que teriam sido comprados, segundo o advogado Jamal, por assessores do parlamentar “para a produção de provas” de compra de votos. A defesa do prefeito eleito não nega a contratação de fiscais. E até ressalta que cerca de 40% dos contratados não apareceram para trabalhar, o que motivou a anulação de cheques emitidos para eles. Quem não trabalhou, não recebeu – explica.

De olho

A assessoria jurídica do PMDB nacional acompanha à distância a ação de investigação de abuso do poder econômico proposta por Lerin contra Paulo Piau. O escritório Siqueira Castro, de Belo Horizonte, está em contato permanente com os advogados uberabenses Carlos Bracarense e Marcos Jamal.

Dias melhores

Para o presidente do Sinduscon, 2013 será um ano bom para a indústria da construção civil em Uberaba. O engenheiro Nagib Facure diz que a desaceleração verificada no segundo semestre deste ano é natural e ressalta que inexistem indícios de que investir em imóveis tenha deixado de ser um bom negócio.

Mais uma emissora de TV

É possível que ainda este ano, em caráter experimental, entre no ar a TV Câmara digital. A expectativa otimista é do secretário de Comunicação do Legislativo, jornalista Denis Silva, um dos responsáveis pela conquista com o presidente Luiz Dutra. Já no ano que vem, as reuniões dos vereadores serão transmitidas integralmente no canal 61, e não mais parcialmente como ocorre hoje na TV Universitária, que não as terá em sua programação.

Quatro em um

Os investimentos da Câmara Municipal para ter o seu próprio canal de televisão serão fechados em menos de R$1 milhão (com economia de mais de R$300 mil nos processos licitatórios). O que não for pago ainda este ano por Dutra, seu sucessor encontrará o dinheiro em caixa. A TV Câmara digital dará a oportunidade aos uberabenses de, no mesmo canal guia, optar pela programação local, da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Deputados e ao Senado.

Perdas

Inauguração da TV Câmara acarretará inevitáveis perdas à TV Universitária. A começar pelo faturamento, pois o Legislativo paga pela veiculação que faz diariamente na emissora, e que deixará de acontecer lá. Há oito anos a TV Câmara está no ar.

Vizinho

Neto, o herói da conquista do tetracampeonato mundial de futebol de salão pelo Brasil (somente na era Fifa), é de Uberlândia, onde moram seus pais. O atleta desembarcará amanhã na vizinha cidade. Uberaba também já foi celeiro de craques do futsal.

Condenação por corrupção

A discutida competência do Ministério Público de fazer investigação criminal se mostra eficaz instrumento de combate à corrupção em órgãos públicos. Ontem, como consequência de apuração inicial promovida pelo promotor José Carlos Fernandes, o juiz Ricardo Motta condenou o servidor municipal Marco Antônio Miranda e os empresários Eugênio Crosara e José Servílio Fullim. Os três foram acusados de se associar para burlar licitações.

Ação cível

Além do processo criminal, que resultou em condenações de até dois anos e seis meses de prisão, transformada em prestação de serviços, o promotor José Carlos propôs também ação cível. Ele quer que os três acusados sofram multas e outras sanções. Na decisão do juiz Ricardo Motta, o servidor municipal perde também o cargo de concursado na Prefeitura.

Uma e outras

Os travestis, prostitutas e dependentes químicos continuam provocando queixas de moradores das imediações da avenida Marcus Cherém. Não por circularem por ali, mas pelas coisas que fazem.// E voltam também as queixas contra o barulho provocado pelo Munchen e seus frequentadores.// Dica RN Saúde: a atividade física regular e feita de maneira correta aumenta a força muscular, facilita a luta contra o álcool e o cigarro e aumenta a capacidade intelectual.

“Quem estuda aprende muito, mas quem sofre sabe mais.”

(Noel de Carvalho/Chico Xavier)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por