FALANDO SÉRIO

A evasão de estudantes

No ano passado, a evasão de estudantes na rede municipal de ensino ficou em 8%

Wellington Cardoso
Publicado em 02/06/2012 às 10:42Atualizado em 19/12/2022 às 19:19
Compartilhar

Promotor critica polícias

Ao propor ao juiz Ricardo Motta, da 1ª Vara Criminal, o arquivamento do inquérito a que Carlos Lindemberg do Carmo responde pela posse de seis cartuchos de armas de fogo, o promotor Laércio Conceição fez crítica às Polícia Militar e Civil. Prisão foi feita pela PM, a partir de denúncia de tráfico de drogas não confirmado, na residência de Lindemberg, onde foi encontrada a munição.

Perda de tempo

Em sua manifestação, o promotor foi incisiv “Inaceitável que os órgãos de repressão do Estado continuem a insistir nesse tipo de investigação, pois que a criminalidade grave está exigindo uma atuação mais rápida e eficiente e a preocupação com coisas tão pequenas está a impedir que os agentes e aparelhos estatais sejam empenhados no combate daquela criminalidade”. E frisou: “É necessário repensar a postura e o posicionamento dos órgãos de repressão, especialmente os da Polícia Militar e Civil em relação à criminalidade de bagatela”.

Evasão

No ano passado, a evasão de estudantes na rede municipal de ensino ficou em 8%, conforme o Censo Escolar feito pela Secretaria de Educação. As escolas com maiores índices de “desistências” foram “Joãozinho e Maria” (35%), “Niza Marquez Guaritá” (26%), “Norma Sueli Borges” (23%) e “Esther Limírio Brigagão” (19%). As escolas “Maria Carolina”, “José Macciotti”, “Reis Júnior” e “Frei Eugênio” tiveram o menor índice (1%).

Fiscalização

Entra em vigor no mês que vem o Código Sanitário de Uberaba, que impõe obrigações a hospitais, clínicas, laboratórios de análises, farmácias, hotéis, academias de ginástica e inúmeros outros estabelecimentos. O objetivo das normas é assegurar condições de qualidade de serviços e produtos disponibilizados aos uberabenses. Nenhum desses locais poderá funcionar sem alvará sanitário, de emissão precedida de rigorosa fiscalização.

Ninguém liga?

Coisas ditas no Tribunal do Júri mereceriam desdobramento (ou não são levadas a sério?). A defesa de Cleiton Humberto Lucas, julgado e condenado, 5ª-feira pela morte da mulher, disse que Renata Cristina Pontes Lucas veio a óbito porque submetida a inúmeras cirurgias reparadoras antes de se recuperar das queimaduras lhe infligidas pelo marido. Isso merece apuração, ou não?

Omissão

Casos de prostituição infanto-juvenil como o relatado pelo JM na edição de quinta-feira são comuns em Uberaba. Os prostíbulos que acolhem as jovens funcionam regularmente como se legais fossem. Muito se fala contra o comércio do sexo envolvendo menores de idade, mas, na prática, inexiste fiscalização pelos órgãos responsáveis pelo combate aos exploradores dessas jovens. Poucos deles atuam à noite, limitando-se ao expediente das 8h às 18h.

Sob controle

Diretor da penitenciária de Uberaba nega o desaparecimento de materiais – notebook, pendrives, sons automotivos, binóculos e outros – doados ao complexo pela Receita Federal há algum tempo. Segundo Itamar Rodrigues, “eles foram cedidos a outros presídios da região e estão sendo usados regularmente”. Ele acrescenta que tudo está controlado. Denúncia chegada a FALANDO SÉRIO por agente penitenciária falava simplesmente em “sumiço das coisas”.

Homenagens nos 40 anos

A contribuição dada por algumas pessoas ao desenvolvimento social e econômico de Uberaba será alvo de homenagens no festão de comemoração dos 40 anos do JORNAL DA MANHÃ, dia 29. Com presenças confirmadas, na lista figuram, entre outros, o governador Anastasia, reitor Marcelo Palmério, Anderson, Marcos Montes, Paulo Piau, médico Délcio Scandiuzzi e o presidente da Vale do Rio Doce, Murilo Ferreira. Festa, com coquetel e jantar, será encerrada com show do grupo Paralamas do Sucesso.

Cobrança de consulta

Não se resume a um único médico a cobrança da primeira consulta do paciente Unimed como se particular fosse, no valor de até R$350. Segundo comentários postados ontem no Facebook, alguns outros também recorrem ao expediente. Cobram a pretexto de antecipar a consulta, pois pelo convênio somente depois de um mês.

Integração

Promotores criminais terão a oportunidade se colaborar diretamente com o direcionamento das ações das polícias, o que não ocorreu até agora de forma oficial. Nova sistemática de combate à criminalidade em Minas inclui a criação de comitê integrado por PM, PC e Ministério Público para o estudo da violência e o planejamento de operações para combatê-la de forma mais objetiva. É o que a sociedade espera ardentemente.

Água Viva

Considerado referência para outras cidades o Programa de Educação Ambiental (e sua personagem Clarinha) desenvolvido pelo Codau. A manifestação é de Juliana Garrido, executiva do Banco Mundial, que esteve em Uberaba para checar a execução do projeto Água Viva e a política de educação ambiental que o cerca e registra a participação de 90 mil crianças e adolescentes em atividades da Turma da Clarinha. Tudo visto e aprovado.

Câmara dificulta informação

Questionado ontem às 8h30 sobre os gastos da Câmara de Delta com as viagens dos vereadores em 2012, às 16h30 o presidente Carlos Roberto afirmou não ter tido tempo suficiente para fazer o levantamento. Ele também se negou a relacionar os viajantes, afirmando que precisaria conversar antes com cada vereador.// Reciclagem de cartucho com qualidade e garantia de carga máxima é com a Printlog (José de Alencar, 218).

“Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser difícil.”

 (Plutarco)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por