FALANDO SÉRIO

A Igreja é apartidária, lembra orientação para o processo eleitoral

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 25/07/2022 às 19:53Atualizado em 18/12/2022 às 20:59
Compartilhar

Arcebispo lembra as prioridades da Igreja (Foto/Arquidiocese Caratinga)

Dom Paulo Mendes Peixoto já distribuiu suas orientações aos padres em relação ao processo eleitoral. Elas estão sedimentadas em cartilha da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sobre o tema. É reforçado que a Igreja é apartidária, sem ideologias ou posicionamento partidário, e que todo cristão deve ter a exata compreensão sobre a democracia e o bem comum.

Defesa dos fracos

A Igreja sempre tem uma postura de defesa aos mais fracos e injustiçados. E prega que os cidadãos votem conforme esses princípios com o objetivo de que todos tenham condições de viver com dignidade – incluem as orientações.

Vai dar encrenca

Começou a temporada de ataques, críticas e acusações na corrida pela presidência da ABCZ, na sucessão de Rivaldo Machado. Mesmo não disputando a reeleição, Rivaldo foi o alvo das denúncias e cobranças de explicações feitas por opositor na semana passada.

Obras

Obras de engenharia realizadas na atual gestão, provocam alguns dos questionamentos. Entre essas obras, a repaginação da rotatória diante do Parque de Exposição. Um pedido formal de exposições, documentos e até gravações foi feito à diretoria pela oposição.

Denuncismo

Em mensagem dirigida aos associados, Rivaldo lamenta que o candidato de oposição esteja usando as redes sociais “para denuncismos e assaltos à honra alheia na tentativa de angariar votos”. E pede que os destinatários não se rendam “às estratégias torpes de captação de votos por ódio e rancor”.

Lisura

O presidente atesta que sua gestão ocorre fielmente dentro das boas práticas, com controladoria de pagamentos e auditoria externa. E lembra que as suas contas de 2021 foram aprovadas (em maio de 2022) por unanimidade, inclusive com o voto do questionador.

Negando

Advogado Breno Facioli nega que o uberabense que teve armas apreendidas pela Polícia Federal há duas semanas tenha qualquer ligação com o crime organizado como tem sido especulado. Segundo ele, inexiste qualquer inquérito neste sentido.

Legalizadas

As armas apreendidas pelos agentes federais em cumprimento a mandado de busca e apreensão estão regularizadas – antecipou o advogado, citando que o seu cliente compareceu espontaneamente à PF.

Colaborando

Nessa ida à delegacia, o investigado forneceu à PF as senhas dos dois celulares de sua propriedade também apreendidos, adotando postura colaborativa com os policiais.

Vai mudar

São grandes as possibilidades de uma mulher comandar pela 1ª vez a Guarda Civil de Uberaba. A medida estaria no foco da prefeita Elisa e dependendo apenas de pequenos detalhes. Até o nome já estaria escolhido.

Aprovados

Confirmadas em convenções as candidaturas de Zé Renato Gomes, Richard Maciel e Paulo Leonardo a deputado federal.

Discordando

Não procede (o que deputado estadual catarinense Kennedy Nunes falou em rede social) – diz o criminalista Leuces Teixeira. No vídeo, o parlamentar anuncia “reviravolta” no caso do anestesista flagrado estuprando parturiente, afirmando que a filmagem feita por colegas de trabalho do investigado não tem validade.

Confundindo

Advogado uberabense detalha que flagrante esperado não é flagrante preparado (que invalidaria a prova). “Incontáveis crimes já foram esclarecidos graças às filmagens de terceiros” – ratifica o criminalista.

Anderson, China e Patrícia fazem o símbolo de Lula

Sigilo (sic)

Empresário reuniu cerca de cem outros e algumas lideranças no fim de semana para dar um gás na ainda tímida movimentação em torno da candidatura de Lula na cidade. Mas teria pedido reservas sobre o movimento para evitar eventuais prejuízos às suas atividades comerciais.

Insatisfeitos

Apesar dos apelos, fotos e vídeos feitos por celulares circulam nas redes sociais. E dos participantes dos comes e bebes muitos votaram em Bolsonaro em 2018, mas se declaram arrependidos. Alguns dos insatisfeitos são ligados ao agronegócio.

Dobradinha

Anderson Adauto e Patrícia Melo estiveram presentes, assim como o vereador China, que, na Câmara, tem defendido o voto em Lula, enfrentando as pregações de alguns colegas favoráveis a Bolsonaro.

Terá mais

Outros encontros do gênero ocorrerão nas próximas semanas.

Apoio assegurado

Presidente do Sinduscon, engenheiro Luciano Veludo assegurou apoio ao pré-candidato a deputado federal pelo PSB de Uberaba, advogado Jacob Estevan. Candidatura será formalmente aprovada pelo PSB na convenção deste fim de semana.

Cadê cadê?

A descontinuidade de projetos estruturantes para Uberaba é criticada por Aelton Freitas. Cadê? – pergunta o parlamentar, referindo-se aeroporto internacional de cargas, “que estava pronto (o projeto) e tinha o interesse de investidores de fora”. E também ao anel viário, além do Parque Tecnológico, “que parou no meio do caminho”.

Aumentou

Uberaba teve mais contaminados por Covid-19 na semana passada que na anterior – analisa o ativista do SUS Jurandir Ferreira. Houve 1 mil 757 novos contaminados no período de 10 a 16 de julho, o que representou 251 por dia. Na semana passada, os novos casos somaram 1 mil 834 (264/dia).

Internados

Os pacientes internados caíram de 31 do dia 16 para 27 no último sábado, quando haviam outros 2 mil 226 casos ativos, mas considerados leves do ponto de vista clínico.

Suplicy

Ex-senador Eduardo Suplicy sai de Uberlândia nesta terça-feira às 17h30 para participar a partir das 19h, em Uberaba, do lançamento da pré-candidatura de Adelmo Carneiro à AL. O vereador de 82 anos fará o lançamento de livro de sua autoria (“Um jeito de fazer política”). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por