FALANDO SÉRIO

A legalidade da exclusividade

Conferida pela Faculdade de Ciências Econômicas para que a empresa de Uberlândia, faça...

Wellington Cardoso
Publicado em 15/06/2012 às 11:33Atualizado em 19/12/2022 às 19:05
Compartilhar

Dentro do previsto

Pressionado pelos “caciques” políticos que cercam o Governo do Estado, Fahim Sawan anunciou a parceiros estar desistindo de concorrer à sucessão de Anderson. Como FALANDO SÉRIO enfatizou nas últimas semanas, o ex-deputado vinha “remando contra a maré”. Alguns parceiros foram surpreendidos com a ligação de Fahim e seu anúncio enquanto assistiam a Corinthians e Santos pela TV, na noite de quarta-feira.

Fritura não é nova

O processo de exclusão de Fahim do processo eleitoral havia sido iniciado pelo próprio PSDB, o seu partido, ao lançar prematuramente, no ano passado, a candidatura de Maurício Cecílio – que não vingou. O ex-deputado resistiu e ressurgiu com a “jogada de toalha” por Maurício, que se sentiu politicamente isolado. Mas, como FALANDO SÉRIO antecipara: ele não teria o apoio do Governo e dos aliados. A desistência era questão de dias.

Liga

Questionada pela Receita Federal por falta da apresentação de declarações do Imposto de Renda, a Liga das Escolas de Samba de Uberaba está sem diretoria desde março, quando venceu o mandato do grupo eleito com Sinfrônio Júnior. A ata de eleição e nomeação dos ex-diretores também não teria sido registrada em cartório, o que tiraria a legitimidade dos atos praticados, mas contra os quais não houve contestação no período.

Querer querendo

Se o presidente Valdemar Pamplona não esconde de ninguém a vontade de o PT ter o apoio de Anderson na eleição para prefeito, o candidato Adelmo Carneiro Leão, por sua vez, já tenta “colar” no Chefe do Executivo. Na noite de quarta-feira, o candidato do PT apareceu de surpresa, acompanhando Anderson, na reunião de moradores da Vila Militar, inconformados com a intenção de vizinhos de transformar o São Bento em condomínio.

Exclusividade questionada

A legalidade da exclusividade conferida pela Faculdade de Ciências Econômicas para que a empresa Dorana, de Uberlândia, faça as fotografias de suas colações de grau é investigada pela promotora Claudine Lara Betarello. Os formandos não poderão contratar outros profissionais para os seus registros pessoais de imagem, nos termos do contrato celebrado pela instituição.

Despesas bancadas

Em contrapartida, a Dorana passará a bancar as cerimônias solenes, sem custos para a faculdade. Os formandos podem, no entanto, organizar outros eventos dos quais se encarregarão das despesas. A promotora requisitou à FCETM cópia do contrato com a Dorana e outras informações ainda não recebidas para se manifestar quanto à legalidade da exclusividade questionada.

Troca

Com a aproximação da aposentadoria do delegado Joaquim Pedersen, o regional Francisco Gouvêa começa a “esquentar a cabeça” sobre quem designar para uma das áreas mais sensíveis da Polícia Civil em Uberaba. Gouvêa deve aproveitar a vacância do cargo para promover uma nova “mexida” entre os delegados, da qual havia escapado de outra, mais recentemente, somente a Delegacia de Trânsito.

Recurso

Ação judicial contra a intervenção no Diretório Municipal do PMDB/Uberaba pelo PMDB/MG será firmada não apenas por Anderson Adauto. Pelo menos outros vinte integrantes do diretório se prontificaram a assinar o documento, resultado de análises jurídicas por escritório de Belo Horizonte. O objetivo da ação é recolocar nas mãos do convencionais uberabenses a escolha do candidato a prefeito pelo PMDB.

Taxa para todos

Consequências da transformação do loteamento Jockey Park em condomínio fechado continuam rendendo divergências entre os proprietários de chácaras. Mais recentemente, o ex-presidente do Codau recorreu ao Judiciário contra a taxa de contribuição do condomínio, que pretendia também ser desvinculada da despesa de água. Mas perdeu. O juiz Wagner Guerreiro julgou improcedente a ação, reconhecendo a legalidade da taxa cobrada pela associação.

Festas

No mesmo Jockey Park há reiteradas queixas de moradores contra vizinhos que alugam suas chácaras para a realização de festas, o que, na argumentação dos queixosos, compromete a segurança do condomínio e provoca poluição sonora. Como a área é residencial, o que impede a existência de casas de eventos regularizadas, entra em cena – ainda segundo queixosos – o famoso “jeitinho brasileiro”: “Emprestei a chácara para a festa de um amigo”.

PT na Justiça

O PT está surpreso com o extraordinário crescimento do número de eleitores em Pirajuba. E resolveu recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas, pedindo a imediata correição no eleitorado do município e, em consequência, a revisão. Ação preparada pelo advogado Paulo Salge e assinada pelo vice-presidente petista Pedro Tiago Bernardes ressalta que Pirajuba atinge a impressionante marca de 3,7 mil eleitores – 80% da população.

Uma e outras

Azul prometeu devolver o dinheiro da fracassada viagem de domingo entre Uberaba/Brasília, interrompida em BH (o avião precisou de manutenção).// Entre os prejudicados está a ex-vereadora Marilda, obrigada a enfrentar viagem de ônibus entre BH e Brasília.// Ausente de Uberaba no fim de semana, Anderson não pôde comparecer aos funerais de Isabel do Nascimento e Zé Osório Guimarães. Mas, em correspondências às famílias, fez referências elogiosas aos dois e apresentou suas condolências.

“Não existe nada permanente, a não ser a mudança”.

(Heráclito)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por