FALANDO SÉRIO

A liberação errada de Hermes

história conta que equívoco semelhante ocorreu há algum tempo, mas a direção...

Wellington Cardoso
Publicado em 22/06/2012 às 11:12Atualizado em 19/12/2022 às 18:56
Compartilhar

Mais tempo preso

A progressão de regime para detentos autores de crimes hediondos terá critérios mais rígidos se aprovada a proposta da comissão de juristas que revisa o Código Penal. O condenado primário terá de cumprir no mínimo a metade da pena para ter o benefício e, o reincidente, três quintos. Atualmente, para os primários bastam dois quintos. Entre os crimes hediondos estão homicídio qualificado, latrocínio, extorsão mediante sequestro, estupro e tráfico de drogas sem atenuante. O conjunto de propostas da comissão será entregue ao Senado no dia 27.

Sistema capenga

As fragilidades do sistema de segurança pública comprometem a confiança do cidadão de que as coisas funcionem. A liberação equivocada de condenado a 12 anos de prisão, ontem noticiada pelo JM, as absolvições por falta de provas técnicas, os homicídios não elucidados (Stacciarini, tenente Ademir, Alexandre Neves, sargento CB Mendes, entre outros) e as frequentes apreensões de celulares e drogas na penitenciária – sem a apuração de responsabilidades - deixam a nítida impressão de que o sistema precisa ser repensado.

Repeteco

A liberação errada de Hermes Antônio Ferreira não foi a única registrada na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. A história conta que equívoco (sic) semelhante ocorreu há algum tempo, mas a direção deu sorte. O liberado retornou espontaneamente ao complexo para buscar seus pertences e acabou sendo preso na portaria e recolocado em cela. A aberração ocorria também no “cadeião” do Parque das Américas.

Absurdo

O advogado que reter em seu poder processo além do prazo previsto, mas devolvê-lo dentro do período determinado em intimação do Judiciário, poderá ficar sem punição disciplinar. Para isso, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto do deputado Hugo Leal. A irregularidade é punida com até 30 dias de suspensão, segundo o Estatuto dos Advogados. Alteração facilitará as coisas para os “desorganizados”.

Rasteira em Conceição

O DEM resolveu dar uma “rasteira” no parceiro PSDB, em Conceição das Alagoas. A vice-prefeita “tucana” Nádia Aparecida de Sene foi descartada para a disputa de reeleição do prefeito José Renato de Souza. O DEM resolveu lançar “chapa pura”, escolhendo outra mulher, Maria de Lourdes, para vice. Irritado com o comportamento dos companheiros, o José Renato está revendo sua candidatura. Se depender de familiares, ele não disputará a reeleição.

Pressão

O Governo mineiro está jogando pesado no processo eleitoral em Uberaba. Pelo menos dois partidos da base aliada já receberam determinação para que ignorem qualquer outro candidato a prefeito que não seja o deputado Lerin. Um deles seria o DEM. A pressão deve aumentar no fim de semana com a presença em Uberaba do governador Anastasia, esperado para a convenção que sacramentará a candidatura de Lerin (PSB).

Transação

Acusado de fazer propaganda irregular para Tony Carlos, na eleição de 2010, assessor do vereador/radialista fez transação penal para se livrar do processo que respondia em Conceição das Alagoas. Enivaldo concordou em destinar um salário mínimo, em quatro parcelas, a instituição assistencial daquela cidade. Sem o acordo com o Ministério Público, Enivaldo poderia ser condenado de seis meses a um ano de detenção.

Cadê o papagaio?

O Ibama poderá ser acionado judicialmente, caso não seja localizado o papagaio de Vanderlúcia Mendes, apreendido em junho de 2011, em Delta, pela Polícia Ambiental. O “louro”, que à época teria sido enviado ao criatório da Universidade Federal de Uberlândia, deve ser restituído à sua dona por decisão da Justiça Federal em Uberaba. Se o papagaio não for localizado, caberá ação por danos morais – diz o advogado Eduardo Jardim.

Podridão

Promotor Leonardo Gignon aguarda manifestação da Corregedoria de Polícia Civil para dar sequência ao procedimento de investigação da venda de veículos (e peças) apreendidos em Iturama. A negociata teria a participação de pelo menos um policial civil, como já admitiu em entrevista o delegado regional Carlito Pires. Já o promotor prefere não se pronunciar antes de ter em mãos o relatório da Corregedoria.

No PT   

Anunciando a participação dos deputados uberlandenses Gilmar Machado e Weliton Prado, além do ex-secretário da Presidência da República Luiz Dulci, o PT formaliza hoje a indicação de Adelmo Carneiro Leão como seu candidato a prefeito. O chamado “Grande Encontro Municipal do PT” está programado para as 19h, no auditório da CDL/Vila Olímpica, e ratificará também os nomes dos candidatos a vereador pela sigla.

Assassino de bombeiro

Polícia Civil apresentou ontem Jusmar Júnior como o assassinato do sargento Gislei Oliveira Reis (38 anos), do Corpo de Bombeiros de Araxá. Graduado recebeu quatro tiros ao chegar em casa, ainda fardado, na noite de 11 de junho. Segundo o delegado Heli Grilo, Jusmar era amante da esposa do sargento, mas ainda não há qualquer sinalização de envolvimento da mulher no crime. Outro homem foi preso, acusado de levar Jusmar ao encontro do militar.// Especialista em reciclagem de cartucho, a Printlog (3319-4242) também loca impressoras com gerenciamento dos serviços de impressão, reduzindo os custos da sua empresa.

“Ter muitos amigos é não ter nenhum.”

(Aristóteles)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por