FALANDO SÉRIO

A queda

Pelo segundo mês consecutivo, cai o índice de crimes violentos contra o patrimônio

Wellington Cardoso
Publicado em 23/10/2015 às 09:30Atualizado em 16/12/2022 às 21:40
Compartilhar

 Menos roubos

Ainda distantes do chamado “índice aceitável”, os crimes violentos contra o patrimônio público caíram (cerca de 20%) pelo segundo mês consecutivo em Uberaba.

A queda

Os trezentos e setenta e cinco registros de julho baixaram para trezentos e cinco em setembro, de acordo com os números oficiais obtidos por FALANDO SÉRIO.

Índice

O Índice de Criminalidade Violenta caiu de 97,48 (casos por 100 mil habitantes) para 94,68.

Aumento

Na área da 5ª Região Integrada de Segurança Pública, que inclui Araxá, Delta e quase três dezenas de outras cidades, houve um salto do ICV de 44,27 para 50,32.

Explodindo

No Estado, os roubos (à mão armada ou grave ameaça) tiveram aumento de 20,04%, somando 82,5 mil casos em setembro.

Projeto

O G9 realmente apresentará uma proposta de governo para Uberaba, de olho nas eleições do ano que vem. O tema voltou a ser tratado em reunião realizada na terça-feira.

Candidato

Conselheiro Luciano Veludo diz que não se fala em candidatura a prefeito neste momento, pois o mais importante é a proposta de realizações.

Outro momento

“O nome poderá vir de dentro do G9 ou de fora” – acrescentou, indicando que, para a Câmara de Vereadores, o grupo de lideranças proporá de fato o fim dos salários.

Homicídio

Reativação da Divisão de Homicídios na Delegacia Regional de Polícia de Uberaba poderá tirar do esquecimento o delegado Heli “Grilo” Andrade, atualmente mal aproveitado na estrutura.

Na torcida

Não são poucas as lideranças que torcem para que isso aconteça e para que a ele seja dada a oportunidade de formar a sua própria equipe de investigações.

Tempo curto

Não será nenhuma surpresa se o coronel Edvaldo Piccinini Júnior deixar o comando regional da PM entre o fim deste ano e o início do próximo, por vontade própria.

Roubalheira

Construtoras de casas populares em Uberaba contabilizam prejuízos com a ação de ladrões em seus canteiros de obras.

Vasos

Em um único conjunto, os larápios furtaram cinquenta vasos sanitários já instalados e, em outro, a parte elétrica praticamente toda teve de ser refeita por causa dos furtos de fios.

Número oficial

No geral, Uberaba apresentou oficialmente 699 registros de furtos no mês passado contra 644 de agosto.

Leite batizado

Somente agora o Ministério Público de Uberlândia tomou conhecimento da decisão de maio do Tribunal de Justiça, condenando fabricante de leite integral daquela cidade a pagar multa de R$500 mil por adulterar o produto.

Soda cáustica

Episódio é de 2011 e a apuração foi do próprio MP, indicando que a empresa adicionava soda cáustica e água oxigenada para aumentar o leite, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Semelhança

Caso semelhante ao que levou diretores da Copervale a serem condenados à prisão pela Justiça Federal, em processo que ainda tramita em grau de recurso.

Adesão

Advogado Leuces Teixeira manteve a palavra e não entrou no páreo pelo comando da 14ª Subseção da OAB, mas está hipotecando apoio ao presidente Vicente Flávio.

De olho

Como conselheiro estadual de Saúde, o uberabense Jurandir Ferreira vinha acompanhando a mais de ano as tratativas entre o Conselho Municipal e a Secretaria de Saúde de Passos, que facilitaram a elucidação de fraude nos plantões médicos de lá.

Prisões

O delegado aposentado Wagner Caldeira (ex-Uberaba) está entre os presos da terça-feira, recolhido a quartel da PM. Os secretários de Saúde e Administração foram levados para o presídio.

Exagero

A prisão temporária dos servidores foi considerada exagerada pelo procurador da Prefeitura de Passos.

Devolução

Adalberto Michilo explicou que processo administrativo apontou que apenas médicos se beneficiaram do esquema e fizeram acordo para devolver o dinheiro recebido.

Aqui também

O pagamento de plantões em UPA colocado sob suspeita em Uberaba está sendo auditado para que quem recebeu sem trabalhar devolva o dinheiro à Prefeitura – explica o controlador Carlos Bracarense. Valores são apurados.

Apuração

As responsabilidades no episódio foram apuradas administrativamente, lembra o advogado, ressaltando que os resultados foram informados ao Ministério Público, que também aguarda o resultado da auditoria.

Anistia

Com publicação da lei no “Porta-Voz” está valendo a anistia de 50% para o pagamento à vista das multas aplicadas pela Prefeitura com base na Lei do Sistema de Limpeza Urbana.

Renovação

Lotéricos uberabenses têm o que comemorar. Aqueles que tinham outorga concedida até 15 de outubro de 2013 ganham mais 20 anos de contrato, conforme lei aprovada pela Câmara dos Deputados.

Injustiça

Por decisão do Tribunal de Contas da União, todos eles perderiam seus negócios “e agora a justiça foi feita pelo parlamento” – comemorou o deputado Aelton Freitas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por