Duplicação vai demorar
O Governo protelou indefinidamente a sonhada duplicação da BR-262, entre Uberaba e Nova Serrana, lamenta o deputado Aelton Freitas (PR). Menos mal, porém, é que os trechos em aclive – e considerados perigosos – estão ganhando a terceira pista, tornando a o trânsito menos perigoso, ressalta, indicando que a medida foi negociada por parlamentares, inclusive ele, com o Dnit.
Devagar quase parando
Aelton não deixa de “alfinetar” o Dnit, lembrando que, do orçamento de R$15 bilhões, o órgão não conseguirá executar mais que R$3 bilhões, com prejuízos para Minas Gerais, contemplada apenas com as obras da BR-381, o anel viário de BH e a BR-153, entre o Trevão e Prata, no Triângulo. A baixa produção é atribuída pelo deputado à troca de diretores no Dnit. “Se antes era aberta um licitação por dia, agora não chegam a duas por mês” – critica.
Lei, ora lei
Imunes à fiscalização a que estão submetidos os simples mortais, os políticos deram início às carreatas em que candidatos desfilam sobre camionetas, sem qualquer proteção, para que possam ser vistos pelos eleitores. Isso ocorreu na de Fahim (em que mototaxista foi “batedor”) e, certamente, ocorrerá na de Adelmo, hoje.
Surdos e mudos
Ninguém viu ou ouviu a quebra de vidro de veículo de parente de Adelmo Carneiro Leão, estacionado, sábado, em área do Sírio Libanês, durante a visita do ministro Alexandre Padilha. E somente muito tempo depois viram que o veículo também fora alvejado por arma de fogo. Ocorrência registrada para “investigação”.
Deixados de lado
Líder do movimento de 97 (a primeira greve na Polícia Militar de Minas), cabo Júlio (vereador em BH) não está nada satisfeito com a proposta do Comando Geral de alterar os critérios de promoção na corporação. Segundo ele, cabos e soldados foram ignorados nas discussões de terça-feira em Belo Horizonte, o que considera inadmissível, pois “são a sustentação da PM”. A intenção do Comando Geral é encurtar os períodos entre uma promoção e outra a partir do 3º sargento.
Seria coincidência?
Segunda invasão à residência de Marcos Montes, em menos de dois meses, ocorreu dias após o deputado se manifestar publicamente pelo endurecimento de pena para os traficantes de crack. Ontem, policiais militares estiveram reunidos com o ex-prefeito, em busca de pistas para chegarem aos criminosos, que, desta vez, agiram com violência não registrada no episódio anterior.
Garantido
A partir da próxima reunião do Igesp (Integração das Gestões de Segurança Pública) em Uberaba, o Ministério Público (criminal) ocupará as cadeiras que lhe são reservadas. A inclusão dos promotores nas discussões das polícias de estratégias de combate à criminalidade está assegurada por convênio recentemente assinado.
Tudo bem!?
Em vigor desde o dia 1º de agosto, a lei que permite ao consumidor o direito de escolher a data e o turno (das 7h às 22h) em que o fornecedor lhe entregará a mercadoria adquirida ainda não provocou nenhuma denúncia de descumprimento ao Procon. Está tudo bem ou o povo desconhece a lei, diz Sebastião Severino.
Quem julga mais
A juíza Sandra Carla Simamoto foi quem mais julgou processos na Justiça do Trabalho/Uberaba, em junho, segundo o quadro de produtividade publicado pelo TRT/3ª Região. Além dos 106 julgamentos (83 deles com mérito), ela participou de 215 audiências. Sua colega Melania Medeiros fez 94 julgamentos (82 com mérito) e presidiu 220 audiências e a juíza Ana Carolina Gontijo, 91 julgamentos e 170 audiências.
Outros números
Ainda de acordo com o TRT, o juiz Flávio Vilson Barbosa fez 43 julgamentos (37 com mérito) e 74 audiências. Os números do juiz Marcos Cesar foram 35 e 156, respectivamente, e da juíza Maria Teresa Costa, 33 e 112.
Jogo duro
Recorrer de multa de trânsito à Jari é perda de tempo na maioria absoluta dos casos. Nos últimos vinte e sete recursos julgados, apenas três foram deferidos, livrando os motoristas das penalidades dos artigos do CTB em que foram enquadrados.
Nomeação
Ex-diretor da Guarda Municipal, Júlio César de Aguiar foi nomeado chefe do Departamento de Cerimonial e Relações Públicas do Gabinete de Anderson. Substitui Dani Barata, que ocupou a vaga de Luciene Fachinelli como secretária particular do prefeito.
Defesa satisfaz
Anderson parece ter ficado satisfeito com o desempenho de seu advogado Roberto Pagliuso, ontem, no STF. Tanto que viu reforçado o entendimento de que não cometeu crime algum no caso do “mensalão”. Prefeito está confiante na absolvição por absoluta falta de provas da acusação que enfrenta. Por outro lado, instituição de caridade receberá os 10 salários mínimos que Anderson pagará em razão do julgamento da semana passada no Tribunal de Justiça.
Uma e outras
Cinquenta e quatro uberabenses passaram no Exame de Ordem de resultado final publicado ontem. O índice de aprovação do “vestibular” foi de apenas 14,97%.// Centro de Saúde “Eurico Vilela” (rua Treze de Maio) passará por obras pela Prefeitura. Prédio, que é do Estado, apresenta infiltrações no teto, mofo, telhas quebras e outros problemas.// Quem conhece se apaixona. Assim é a AABB, o clube da família, com a menor taxa de manutenção da região.// Hoje é um dos dias mais importantes do calendário de Uberaba: Dia da Padroeira da cidade.
“Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada.”
(Miguel De Unamuno)