Triste
Interdição da Casa de Acolhimento e Hotel Geriátrico Bem Estar, esta semana, mostra, por detrás das graves irregularidades, o abandono de pais e avós por familiares.
Vigilância
Houvesse a vigilância de filhos e outros parentes, idosos e pacientes com transtornos mentais não estariam submetidos às condições em que foram encontrados.
Dura realidade
Estabelecimentos em que ocorrem as situações que levaram o Ministério Público a intervir somente ganham sobrevida com o descaso daqueles que deveriam cuidar dos seus.
Prosperando
Nos últimos anos aumentaram os abrigos de idosos e “clínicas” de recuperação de dependentes químicos ao arrepio da legislação.
Agindo
Pelo menos cinco casas do gênero foram fechadas pelo MP (Cláudia Marques) e a Secretaria de Saúde.
Depósitos
Nelas, os internos viviam como em depósito, sem assistência médica e desnutridos. Muitos apresentando distúrbios mentais agravados pelas condições em que viviam.
Para baixo
Em Uberaba houve significativa redução do número de furtos e lesões corporais em março, na comparação com o mesmo mês de 2018: 645 a 727.
Queda
A queda no mês passado foi expressiva também em relação a fevereir 645 a 709.
Só oficiais
Os números de furtos e lesões corporais são sempre subestimados, pois incontáveis vítimas deixam de registrar queixa. Sem ela, o caso não vai para as estatísticas.
Filantropia
Campanha beneficente feita pelo professor François Ramos e seus alunos do 6º período de Direito da Unipac arrecadou 200kg de alimentos para o Asilo Santo Antônio.
Gastança
Em grupo de médicos em rede social, muitas queixas dirigidas ao Conselho Federal de Medicina e a sua gastança com diárias de viagens.
Coincidência
Mensagem começou a circular no mesmo momento em que o CFM decidiu apelar às autoridades contra agressões sofridas por médicos e servidores em hospitais.
Pressão
O Conselho prega a aceleração da votação de projeto de lei que endurece as penas para atos de violência praticados contra médicos e outros profissionais de saúde.
Impronunciados
Em decisão do juiz criminal Marcelo Geraldo Lemos, dois dos acusados da morte de Valterci Firmino do Carmo, em 2008, na avenida das Torres, foram impronunciados.
Sem provas
Magistrado concluiu, com base nas investigações, que Jonatã Marcelino Fatureto e Cristiano Alves Fernandes não devem ser processados.
Na defesa
Na defesa de ambos atuou o criminalista Tiago Juvêncio.
Julgamento
Já o acusado Maykel Ângelo Borges, que alegou legítima defesa no crime, deverá ser levado ao Tribunal do Júri, decidiu o juiz atuando na 3ª Vara Criminal.
Absolvição
Advogado de Maykel chegou a postular a absolvição sumária do seu cliente, do que discordou o magistrado.
Capacete
Dizem os autos que Valterci Firmino foi morto a golpes de capacete e barra de ferro.
Então, tá!
Última prestação de contas da OAB nacional, em seu site, é a de 2013.
Desinformação
Em nenhum site da Ordem dos Advogados pesquisado pela coluna foi possível encontrar nomes de advogados suspensos por decisão de processos internos.
Processos
Também não foram encontradas as conclusões de procedimentos instaurados para apurar denúncias de clientes que se sentiram lesados.
Investigação
Em inquérito já instaurado, a PF investiga denúncia de comercialização de títulos ou valores imobiliários falsos.
Origem
Denúncia foi feita à Delegacia Regional da PF em Uberaba com a citação de um único nome, mas há alguns outros suspeitos esparramados pelo país.
Especializada
Ação penal não tramita em Uberaba, mas em Vara especializada em crimes contra o sistema financeiro em BH.
Ameaça
Polícia Civil trabalha na identificação de motorista que parou veículo ao lado de monitores da EXP e os ameaçou de morte, exibindo pistola na cintura. Placa foi anotada.
Assistência
Aprovado pela Comissão de Educação da Câmara projeto que torna obrigatória assistência psiquiátrica e psicológica aos estudantes de Medicina e médicos residentes.
Motivo
A obrigação será dos hospitais universitários e universidades e tem como justificativa “a incidência elevada de depressão e pensamentos suicidas” entre eles.
Fervendo
Clima tenso em Delta, com a Câmara Municipal dividida. De um lado, apoiadores do prefeito e, do outro, os vereadores aliados do presidente da Casa.
Afastamento
Um pedido de afastamento do presidente estaria sendo articulado. Prestações de contas de ambos os lados seriam a razão da polêmica.