FALANDO SÉRIO

Abandono de cursos na UFTM somam mais de 350

Impressiona a quantidade de vagas existentes (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 21/12/2013 às 09:57Atualizado em 19/12/2022 às 09:43
Compartilhar

 Pacificador

Faleceu nesta sexta-feira o homem que, em meio à revolução de 64, o Governo de Minas usou para apaziguar em Uberaba as relações entre o Estado, representado pela Polícia Militar, e a Igreja Católica. Transferido de Belo Horizonte, o coronel José Vicente Bracarense aqui chegou com a missão de pôr fim à tensão causada por prisões sob os protestos de dom Alexandre Gonçalves Amaral.

 Missão cumprida

Mais do que harmonizar as relações Estado/Igreja, coronel Bracarense tornou-se amigo de dom Alexandre e conquistou a admiração e o respeito de uberabenses que se opunham ao regime militar e, em consequência, às ações da PM. Humanizou o tratamento dispensado aos opositores e conduziu a tropa com “mão de ferro”. Entre as obras que construiu está o Colégio Tiradentes.

 Desistências aos montes

Impressiona a quantidade de vagas existentes em cursos promovidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro como resultado de cancelamentos, abandonos e transferências. São mais de 840. Sem que a UFTM exponha os motivos dos números, os abandonos de cursos somam mais de 350, com maior incidência nas áreas de Educação Física, Geografia, Física, Espanhol, Matemática e História.

 Desequilíbrio

Para um dos cursos oferecidos existem mais vagas disponíveis do que estudantes em salas de aula. É o caso do de Física, com 114 vagas disponíveis e 87 alunos. Outros nove trancaram a matrícula. Matemática tem 95 vagas e 113 estudantes. O Curso de Medicina continua sendo o mais concorrido da UFTM. Com apenas cinco vagas disponíveis, conta com 443 estudantes e somente três matrículas trancadas.

 Restos a pagar

Promotor José Carlos Fernandes iniciou investigações sobre as dívidas da Prefeitura acumuladas em dezembro do ano passado. Com sua transferência temporária para Belo Horizonte, a sequência do trabalho ficará sob a responsabilidade do substituto João Davina, que assumirá a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público em janeiro, deixando a área criminal, onde vem atuando há anos.

 Remuneração

Os trabalhadores que vierem a ser contratados para o Hospital Regional não poderão ganhar menos que os servidores municipais da área, conforme emenda aprovada do vereador Cléber Cabeludo.

 Área verde

Uma das metas estabelecidas por Piau para a Secretaria de Meio Ambiente é fazer com que o percentual de área verde por habitante, em Uberaba, se aproxime dos 18m² preconizados pela ONU.

 Criação de novos parques

O crescimento de núcleos habitacionais em Uberaba (mais de cinco mil casas já estão asseguradas e muitas delas em construção) levará à criação de novos parques. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve gestões para a proteção de áreas verdes existentes nos terrenos dos empreendimentos.

 Imoralidade na venda de próteses

O tempo esquentou esta semana em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara dos Deputados. Em discussão estavam os altos preços de próteses e órteses. Para alguns, consequência da falta de concorrência. Já outros entendem que os valores ficam ainda mais salgados porque médicos ganham comissões de fornecedores – o que é proibido pelo Código de Ética – e hospitais superfaturam preços. Diante de segmento atípico - já que não é o consumidor quem escolhe o produto -, a discussão terminou sem resultados práticos.

 Fechados

Supermercados uberabenses não abrirão suas portas no dia 25 (Natal) e 1º (ano-novo). Nos dias 24 e 31 eles funcionarão somente até as 18h, diz comunicado da Associação de Supermercados.

 Avaliação de contratado

As discussões em torno da contratação de organização social para a gestão do Hospital Regional de Uberaba não incluíram questões técnicas inseridas no projeto aprovado pela Câmara de Vereadores. Um deles, visando à garantia do cumprimento de metas no atendimento à população. O descumprimento de menos de 90% delas será motivo de imediata análise dos serviços prestados por comissão de avaliação integrada também por membros do Conselho Municipal de Saúde, podendo resultar em rescisão de contrato.

 Anel viário

Aprovado pela Comissão Mista de Orçamento, integrada também pelo deputado Aelton Freitas, o anel viário a ser construído em Uberaba figurará na Lei Orçamentária da União para 2014. Obra, que desviará o trânsito pesado do perímetro urbano, está estimada em R$900 milhões. Outros R$10 milhões destinados ao meio ambiente em Uberaba foram assegurados no orçamento por Aelton.

 Aprovado

Fim de ano melhor para o ex-secretário da Justiça Eleitoral, condenado por pedofilia. Além de ser reintegrado pela União, Levi Lacerda poderá advogar. Vai receber a carteirinha da OAB.

 Gratuidade

Tramitando por comissões técnicas da Câmara dos Deputados projeto que torna gratuito por três horas o estacionamento em shopping, supermercados, aeroportos, rodoviárias e hospitais.

"Os infelizes são ingratos; isso faz parte da infelicidade deles.”

(Victor Hugo)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por