Levou bomba
Imbróglio da transformação em Uberaba de loteamentos abertos em fechados tem mais uma decisão judicial: do Tribunal de Justiça, pela inconstitucionalidade da lei.
Reação
Ação popular impetrada contra o fechamento do loteamento Morada das Fontes foi julgada pelo conjunto de desembargadores do TJ (o pleno) e acolhida.
Direito ferido
No entender da Corte, em decisão unânime, a lei municipal que autorizou o fechamento feriu o interesse público, à medida que restringiu o acesso de pessoas ao local.
Obrigados
E entre os direitos feridos está também a adesão obrigatória de todos os donos de imóveis na área à associação de moradores, independente de sua vontade.
Luz vermelha
Manifestação é exclusivamente sobre o “Morada das Fontes”, mas liga o sinal vermelho em relação aos demais loteamentos nascidos abertos e transformados em fechados.
Para poucos
Habilitar-se legalmente para dirigir veículo continua sendo um desafio. Em setembro, apenas 22,49% dos uberabenses submetidos a exame na categoria B foram aprovados.
Reprovados
Houve duzentos e oitenta e seis reprovações no conjunto de trezentos e sessenta e nove inscritos.
Motos
Entre os motociclistas houve mais aprovações: sessenta e seis no grupo de cento e vinte e três candidatos (53,66%).
Primeiro passo
Ainda em setembro, foram aprovados nos exames teóricos 64,17% (360) dos inscritos (561).
Prerrogativas
OAB de Minas criou comissão com 80 delegados para discutir o desrespeito às prerrogativas dos advogados.
Quem perde
Diz o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio, que quem perde é a sociedade quando instituições não respeitam as prerrogativas de quem a defende.
Pisou na bola
“Pisou na bola e vou representar contra ele” – teria dito para cliente o advogado preso quinta-feira, 3, em Frutal, por pedir dinheiro a investigados, dizendo que era para delegado.
Acordo
Comentário ocorreu quando o cliente o questionou sobre o pedido de sua prisão feito pelo delegado “comprado”, segundo a versão que agitou a PC na semana passada.
Cela especial
Na sexta-feira, 4, o advogado foi transferido do presídio para a Apac.
Furou
Diretor da Fasubra, federação de trabalhadores do sistema educacional, acusa a UFTM de descumprir acordo ao pedir à Justiça a desocupação de suas instalações.
Diálogo
Segundo Rolando Malvásio, havia compromisso firmado “entre quatro paredes” de que isso não ocorreria sem uma conversa entre todas as partes envolvidas.
Quem manda
Disse ele que, em algumas instituições federais, procuradores querem mandar mais que os reitores.
Avaliação
Funcionário graduado da UFTM, com mais de vinte anos de serviços, garante que 90% de seus colegas e 80% dos estudantes estavam contra a ocupação.
Aparecendo
Ele também criticou o comportamento de alguns professores, que, segundo disse, “estiveram sumidos durante o movimento e depois quiseram peitar a PF na sexta-feira”.
Bazar
Residência da ex-primeira-dama Terezinha Cartafina abrigará na quinta-feira, 10, a partir das 9h, o 1º Bazar da Colméia Cartafina Operárias do Bem.
Desconto
O desconto de 40% para as multas de trânsito pagas antes do vencimento vale apenas para as infrações registradas a partir do dia 1º de novembro, não se aplicando às anteriores.
Adesão
E o Detran de Minas ainda não aderiu ao sistema lançado pelo Denatran, o que significa que, no Estado, mesmo as multas deste mês não gozam do desconto.
Aplicativo
O app do Sistema Nacional de Infrações lançado pelo Denatran permite o desconto de 40% apenas para as multas de Estado diferente do registro do veículo e da PRF.
Ouvidoria
Há meses a Universidade Federal do Triângulo Mineiro está sem ouvidor, depois de frustrada tentativa de ocupar o cargo com funcionário não eleito.
Feriadão
Na semana que vem, não haverá expediente nas repartições estaduais e municipais, em Uberaba, segunda (ponto facultativo) e terça (Proclamação da República).
Iluminação
Presidente Luiz Dutra foi convencido por comerciantes de que, mesmo sem pintura nova, o prédio da Câmara de Vereadores deve receber iluminação especial de Natal.
Aumento
No ano que vem, a energia elétrica ficará entre 10% e 12,5% mais cara.
Assédio
“Tem aumentado em Uberaba e região o assédio moral organizacional”, denuncia a presidente do Stiquefar.
Objetivos
Segundo Graça Carriconde, empresas funcionam com precariedade de itens básicos e necessários às condições de trabalho, como alimentação e equipamentos de segurança.