Fechadas
Por apresentarem irregularidades diversas, duas comunidades terapêuticas foram fechadas pela Vigilância Sanitária do Estado. O Comad também irá apurar as denúncias que as cercam. Também o Ministério Público está acompanhando de perto setor.
Aos montes
Já são 130 as demissões nas usinas de cana de Uberaba e região resultantes do uso de atestados médicos falsos por trabalhadores. Para acobertarem faltas, os funcionários estavam recorrendo a atestados produzidos por homem residente em Igarapava.
Recurso contra absolvição
Por entender que a arma e os projéteis encontrados dentro do carro de L.C.E.O. seriam capazes de ofender a integridade física de alguém, o promotor Laércio Conceição está recorrendo da absolvição do detido sob acusação de porte de arma. Na peça enviada ao Tribunal de Justiça, representante do MP diz que L.C. deve ser condenado.
Acusação de furto
Em outra manifestação, o promotor está pedindo ao juiz Ricardo Motta a condenação de M.P.B. O rapaz é acusado de tentativa de furto de um aparelho celular ao abordar sua vítima - mulher -, no bairro Estados Unidos, em agosto de 2008. Furto somente não teria ocorrido por circunstâncias alheias à vontade do denunciado.
Pura utopia
Numa coisa os condenados do “mensalão” estarão igualados aos presos comuns: na falta de fiscalização do que fazem fora da penitenciária, quando estão liberados para trabalhar. É pura utopia achar que Zé Dirceu, Genoino e outros “mensaleiros” terão acompanhamento estando do lado de fora. Ninguém fiscaliza isso. Nem mesmo em Uberaba.
Na emoção
Acusado da morte da universitária Virlanea Augusta, em 2008, Lindoval de Jesus Pereira iria apelar para o emocional no julgamento a que será submetido nos próximos dias. É hipótese trabalhada pela acusação.
Cautela
Sindicato Rural está aconselhando fazendeiros possuidores de TAC com o Ministério Público a não renegociarem o entendimento, para o que estão sendo convocados, sem acompanhamento jurídico. São centenas nessa situação.
Perturbação do sossego
Guarda Municipal está atendendo de oito a 10 chamadas/dia com denúncias de poluição sonora provocada por vizinhos, comerciantes, repúblicas, postos de gasolina e igrejas evangélicas. Somente em outubro foram 249 ocorrências. Em apenas um mês deste ano os atendimentos ficaram abaixo de 200 (181 em abril). As residências são as recordistas, concentrando 54,21% dos pedidos de providências. Os templos religiosos aparecem em último lugar com apenas 0,33%.
Carro bomba
Nos dez primeiros meses do ano, a GM apreendeu setenta e três carros bomba. Apenas em setembro e outubro foram dezenove os motoristas flagrados fazendo barulho em via pública.
Dívida
Auditoria mostra que dívida da Prefeitura é de mais de R$300 milhões. Mas, como diz Piau: “Quem casa com a viúva assume os filhos”. Parte dessa dívida foi quitada nesses 11 meses.
Sem resposta
Até ontem permanecia sem resposta o questionamento sobre a cobrança de R$970 em taxas de guincho e estacionamento de veículo apreendido pela PM e assim mantido por 30 dias sem a comprovação de que fosse clonado (motivo da apreensão).
Insistindo no erro
Explosão de caixas eletrônicos do Banco do Brasil/Edilson Lamartine Mendes, na madrugada de segunda-feira, é o resultado do desinteresse das instituições financeiras com o item segurança. Foi preciso que vizinhos, acordados pelo barulho, chamassem a polícia, quando a iniciativa deveria ser do próprio banco, caso contasse com vigilância, que, provavelmente, teria evitado a ocorrência. Vale lembrar que os bancos não querem colaborar com o pagamento das despesas do projeto Olho Vivo, que os beneficiará diretamente.
Faltam vigilantes
Em outra ocorrência bizarra, banco da avenida Leopoldino de Oliveira comunicou à polícia que câmeras de segurança da agência gravaram homem tentando instalar chupa-cabra em caixa eletrônico. Quem percebeu a ação do suspeito? Um jardineiro que trabalhava nas imediações. Os bancos economizam com vigilantes e depois até dificultam o acesso da Polícia Técnica às imagens simplesmente gravadas, e não monitoradas em tempo real.
Trânsito
Projeto que introduzirá profundas alterações no trânsito do centro da cidade será apresentado amanhã, às 16h, no Centro Administrativo. Mudanças como a inversão de mão de uma ou duas ruas são consideradas indispensáveis ao funcionamento do sistema BRT.
Fartura
Em outubro, as três Varas Criminais de Uberaba acumulavam 13,4 mil processos e 9,9 mil inquéritos, o que significa a existência de no mínimo 24 mil autores de crimes (alguns deles reincidentes). O sistema prisional está superlotado com cerca de mil criminosos.
Chiadeira na União
Revelação de FALANDO SÉRIO, indicando que o ex-subcomandante do 4º Batalhão Weufalle assumirá a União dos Militares, em janeiro, provocou inúmeras reações de contrariedade, externadas por PMs reformados e pensionistas. Eles querem a permanência do capitão José Ronaldo Campos, há muitos anos no cargo. A nomeação é política e a decisão partiu da UMMG (estadual) de Belo Horizonte.
“Quem quer ficar bêbado não fica contando os copos.”
(provérbio árabe)