Juiz Stefano Raymundo mantém o condenado preso
Acusado de feminicídio, José Augusto Ferreira Santos foi condenado nesta 4ª feira a 17 anos e 6 meses de prisão em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade. A sentença é do juiz Stefano Renato Raymundo, da 3ª Vara Criminal, presidente da sessão do Tribunal do Júri.
A vítima
Crime ocorreu na noite de 28 de junho de 2015, na rua José Palhares Oliveira, Parque das Américas, e a vítima foi Lourraine Aparecida Moreira Jardim. Ela recebeu quatro tiros na cabeça e na face. O condenado, segundo a denúncia, não aceitava o fim do relacionamento entre os dois.
Saiu de casa
Consta do processo, a vítima passou a morar com José Augusto, sem a anuência da mãe, quando tinha apenas 15 anos. Eles ficaram juntos por alguns anos, em dois períodos distintos. Testemunha relatou que o agora condenado em 1ª instância era temido pela então companheira, de quem teria muitos ciúmes. As brigas seriam frequentes.
Novas fábricas
Grupo Petrópolis deve anunciar a ampliação dos seus negócios em Uberaba, A cidade pode ganhar uma fábrica de plástico e outra de garrafas. Tratativas com o Estado estariam adiantada.
Na Expozebu
O empresário Walter Faria e o secretário de Estado de Desenvolvimento, Fernando Passalio, se encontraram em Uberaba durante a Expozebu.
Medalha
Enquanto o seu adversário na disputa pela presidência da ABCZ, Gabriel Cid, recebeu título de cidadania nesta terça-feira, Fabiano Mendonça receberá na semana que vem a Medalha Major Eustáquio. Uberabense Fabiano já é, de nascimento.
Sem reposição
Os “sonhados” mais 6% de reposição salarial reivindicados pelos servidores da Prefeitura e do Codau dificilmente sairão este ano. Parte do estudo sobre a folha de pagamento e seu impacto, até então mantido sob sete chaves, foi lido para os vereadores.
Despesas novas
Quem fez a exposição de dados na 2ª feira – prometendo enviar cópia completa do estudo aos vereadores – foi o secretário Beethoven Oliveira. E, segundo ele, se concluída a tramitação do piso dos enfermeiros e técnicos em enfermagem, os reflexos serão inevitáveis.
Ordem é aguardar
Secretário frisou que depois da votação do projeto pelo Senado e a sanção da lei é que novos estudos precisarão ser feitos. Dez dos vinte e um vereadores participaram da conversa, ocorrido na sala de reuniões do Gabinete, a chamada R1.
Emendas
Com Beethoven como titular da SeGov e não mais da Administração, os vereadores quiseram saber sobre a liberação de suas emendas parlamentares ainda do ano passado. Algumas delas impositivas, ou seja, têm de ser pagas. Cerca de R$ 1,2 milhão para cada edil.
Outra ocasião
Os valores e a destinação de cada emenda serão levantados e o secretário voltará a conversar com o grupo.
Com servidores
Os sindicatos pediram na segunda-feira a programação de audiência com a prefeita sobre a reposição de 6%, mas a data ainda não foi marcada. O estudo de impacto do índice nas finanças municipais será mostrado aos sindicalistas, segundo a SeCom.
Piloto Giovanni com o novo troféu conquistado
Fazendo história
O uberabense Giovanni Henrique Oliveira está fazendo história no Campeonato Paulista de Automobilismo. Na etapa do fim de semana, ele subiu novamente ao pódium.
Cópia
Empresário interessado na concorrência de Uberaba vê muita semelhança entre o edital da SEPLAN para a elaboração do Plano Diretor e o de Araxá, do ano passado. Considera, inclusive, que há exigências que poderão resultar em recursos.
Direcionamento
Há itens, afirmou, que podem levar à interpretação de direcionamento como a exigência de engenheiro especialista em infraestrutura e que seja também engenheiro ambiental.
Expertise
Outro especialista em licitação diz que o edital, tal como está, facilita a participação de empresa que tenha feito Plano Diretor apenas em pequenas cidades, nas quais a complexidade de problemas é infinitamente menor.
Metralhadora
China está fazendo mais um dos seus protestos. Segundo o vereador é inadmissível a cobrança de R$ 100 pela Codau para fazer a religação de água cortada por atraso de pagamento. “Não deveria nem cobrar” – afirma.
Absolvição
Assistidos pelo advogado Breno Facioli Gomes, dois uberabenses escapam de ser condenados por associação criminosa para o tráfico de drogas no interior de São Paulo. Além disso, em grau de recurso formalizado pelo defensor, tiveram reduzidas suas penas pelo tráfico.
No STJ
O caso chegou até ao STJ, no qual o desembargador Olindo Menezes, do TRF1, convocado para atuar na Corte em Brasília, acatou os argumentos do advogado uberabense. A pena de Clenirio Inácio Ferreira Filho foi reduzida de 13 anos para 9 anos e 6 meses.
Batedor
Benefício estendido também a Murilo Ferreira da Silva, apontado como “batedor” do transporte de 52 tijolos de maconha, cerca de 52 quilos, levados por Clenirio em um veículo Polo. Sua pena caiu para 7 anos.
Flagrante
A dupla era monitorada pela Polícia Civil de Sertãozinho, suspeita de transportar drogas em estradas vicinais da região de Ribeirão Preto. E foi presa em flagrante em agosto de 2020, em um posto de gasolina da rodovia José Fragonesi.
Pesos diferentes
Em 1ª instância (Ribeirão), Clenírio e Murilo tinham sido absolvidos da denúncia de associação para o tráfico, reconhecida depois pelo TJ paulista ao analisar recurso do Ministério Público, que ainda foi ao STJ pedir o aumento de pena. Condenação derrubada naquela Corte.
Repúdio
Depois de diretores lerem na coluna, em sua versão online desta terça-feira, que uma pedra havia sido jogada no carro do advogado Cleber Júnior, quebrando o vidro dianteiro, a 14ª Subseção da OAB emitiu nota de repúdio ao ato.
“Condições nojentas”
Participando na ação de campo de combate ao comércio clandestino de carnes, o chefe do 5º Departamento da PC, delegado Felipe Colombari, considerou “nojentas” as condições sanitárias encontradas em alguns dos doze estabelecimentos fiscalizados. Locais em que havia até o processamento de alimentos (temperos, por exemplo) em absoluta falta de higiene, assim como o manuseio e armazenamento de carnes.