Corrupção
Investigação de corrupção em Campo Florido feita pela Polícia Civil de Uberaba, com processo tramitando na 2ª Vara Criminal, tem mais de vinte suspeitos de participação no esquema criminoso, entre pessoas físicas e jurídicas. Grupo é acusado também de associação criminosa.
Anticorrupção
O rumoroso escândalo envolve políticos, empresários, empresas e órgãos oficiais. O inquérito teve como presidente o delegado Eduardo Alves Garcia, da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, criada pelo chefe do 5º DPC, Felipe Colombari, responsável pelo Triângulo Sul.
Fraude
Mostram as investigações que o esquema criminoso juntou servidores do Executivo e do Legislativo, com suspeita de fraudes em licitações e contratações com dispensa de certame. O grupo se movimentou em torno do evento Expôcampo/2025 para, segundo a denúncia, beneficiar empresas recém-constituídas.
Faturando
Enquanto a Prefeitura de Campo Florido investiu mais de R$ 1,2 milhão na festa, o grupo teria lucrado também com a comercialização de vagas em estacionamento, de bebidas, alimentos, camarotes e até mesmo com a exploração de parque de diversões, comuns em eventos populares.
Convale
O Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Grande também foi envolvido nas investigações pelo fato de empresa por ele contratada, de Uberaba, no modelo registro de preço, aparecer em dois contratos para a prestação de um mesmo serviço da festa de Campo Florido. Além de indícios de superfaturamento.
Vapt vupt
Chamou a atenção da polícia o fato de empresa constituída e credenciada pela Prefeitura em apenas vinte dias ter praticamente “nascido” beneficiada com um contrato de mais de R$ 2 milhões. E ter como endereço uma residência naquela cidade.
Defesa
Na defesa dos 24 investigados estão atuando onze advogados. Entre eles os uberabenses Gilberto Ferreira e Geovane Oliveira Soares, com os quais a coluna tentou contato neste sábado, sem sucesso. Espaço permanece à disposição caso queiram se manifestar.
Assim não vale
Na sentença em que condenou o autor do homicídio da tia e de ferimentos na avó, em residência do Jardim Alexandre Campos, área nobre de Uberaba, o juiz Fabiano Veronez voltou a deplorar comportamentos machistas. No contexto a postura do réu que, em interrogatório, tentou denegrir a imagem da vítima.
Fora dos autos
Segundo o titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, o acusado fez referências a fatos que não encontram amparo nos autos. “Tal postura revela maior grau de reprovabilidade e reforça a necessidade de uma resposta penal mais severa” – frisou o juiz Veronez.
Gravidade
Juiz descreveu o crime como violência física extrema: golpes de faca, arma de fácil manuseio, que causa sofrimento à vítima. “A intensidade e a multiplicidade dos golpes reforçam a gravidade” – afirmou. Lembrou também que a tia foi morta dentro de casa da família, onde deveria se sentir segura.
Cidadania
Vereador Caio Godoi está correndo atrás da cidadania portuguesa.
Notificado
Com dez dias de prazo para apresentar a sua defesa prévia, o vereador Diego Rodrigues foi notificado pela Comissão Especial Processante instalada pela Câmara de Vereadores, a partir de denúncia de médico de unidade da Secretaria de Saúde. Profissional se sentiu prejudicado por postagem de Diego em rede social, falando sobre a ausência de médico na USF.
Advogado
Na defesa do vereador atuará o advogado Gilberto Ferreira.
Novo titular
Promotores de Justiça lotados em Uberaba têm até quarta-feira para se habilitarem à vaga deixada pelo agora procurador José Carlos Fernandes na 14ª Promotoria de Saúde, Apoio Comunitário, Conflitos Agrários, Pessoa com Deficiência e Idosos. Escolha é de responsabilidade do Conselho Superior do MP.
Concorrência
Nesta fase, somente os promotores da Comarca podem concorrer à titularidade da 14ª. Não havendo candidato, outro edital será publicado, valendo para todo o Estado. Por enquanto, Eduardo Fantinati acumula essa promotoria com a do Patrimônio Público.
Prioridades
Ainda em gozo de férias, interrompidas por alguns dias diante da necessidade do serviço, o delegado Eduardo Garcia volta ao batente na 2ª feira. E tem duas investigações como prioridades para a conclusão ainda este ano: a “Caça-Fantasma” e “Limpidus” (sobre corrupção em Delta).
Fechamento
Com 38 anos de atividades, a Mathaus, fabricante de tênis e chuteiras, está encerrando a sua produção.
Consumo
Alguns modelos de veículos novos comercializados em Uberaba estão, na prática, contrariando os dados técnicos (tão sedutores) sobre o consumo de combustíveis na cidade. Uma diferença de até 40%. Onde está o erro: nos combustíveis ou nos veículos?
Série B
Faltando três rodadas para o encerramento da Série B do Camnpeonato Brasileiro, incluídos os jogos deste fim de semana, a disputa pela classificação para a Série A de 2026 está acirrada:
1º - Coritiba, 61 pontos
2º - Chapecoense, 58
3º - Goiás, 58
4º - Remo, 58
5º - Athlético/PR, 56
6º - Novorizontino, 56
7º - Criciúma, 55.
Todos eles com chances matemáticas de acesso sem os pontos dos resultados destes sábado e domingo.
Rebaixamento
O Paysandu está matematicamente rebaixado para a série C. Correndo risco estão, pela ordem: Volta Redonda, Amazonas, Botafogo/Ribeirão, Ferroviária, Athletic/MG e América/MG.