O primeiro dos três acusados do assassinato de Sebastião Wolkers Filho levado a julgamento foi absolvido nesta quarta-feira pelo Tribunal do Júri, presidido pelo juiz Stefano Renato Raymundo, da Terceira Vara. O crime ocorreu em 24 de setembro de 2018, na residência da vítima, na Capelinha do Barreiro. Defendido pelos advogados Leuces Teixeira e Carlos Marecos, o acusado negou a sua participação na execução de Wolkers e nos autos inexistem provas em contrário.
Advogado Leuces Teixeira
Turbulência
A administração do Hospital de Clínicas tem conseguido desagradar médicos e enfermeiros vinculados à UFTM e, nos bastidores, tem sido sugerida mudança no comando da Superintendência.
Tem ciência
O reitor Luís Fernando, que foi vice de Ana Lúcia Simões na UFTM, já ouviu algumas queixas. Saberia que o clima e as relações profissionais não são as melhores, por divergências exclusivamente técnicas.
Má gestão
Na 6ª feira, o HC, que tem má gestão dos leitos, na avaliação de médicos que lá atendem, “acabou com a ala destinada a pacientes Covid com a intenção de esvaziar o Pronto Socorro”.
Decisão errada
Os pacientes Covid seriam transferidos para a ala destinada principalmente a portadores de AIDS, considerados pacientes graves que precisam de cuidados específicos e medicação que nem toda a equipe de enfermagem sabe administrar.
Contágio
Seria inconveniente a presença de pacientes Covid, pois os portadores de AIDS têm imunidade baixa e doenças respiratórias têm alta capacidade de contaminação.
Uma conquista
A ala para doenças infecciosas do HC é modelo em Minas Gerais. Um dos professores da equipe é referência em tratamento de AIDS do Programa de AIDS/IST/Hepatites e Tuberculose do Estado de Minas. Acabar com ela seria um enorme retrocesso – avaliam os críticos.
Separados
Esse setor nasceu nos anos 90, quando o médico Mário Hugo era o diretor da Faculdade de Medicina e, de lá para cá, muitas melhorias no atendimento foram agregadas. Os doentes têm quartos individuais.
Justificativa
À coluna, a assessoria de Comunicação do HC explicou que os leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid foram descredenciados pelo MS em dezembro e, em fevereiro, o mesmo ocorreu com os leitos de UTI.
Disponíveis
Dois leitos em sala de isolamento e 2 de UTI são mantidos para pacientes que durante tratamento de outras doenças sejam diagnosticados com Covid. Há também 5 leitos para gestantes e 9 para pacientes da pediatria, clientela para a qual o HC é a referência.
Nomes desejados
Podemos acelera conversas para definir os seus candidatos nas eleições deste ano. Para a Assembléia, as tratativas têm sido com o vice Moacyr Lopes, o presidente da FIEMG – José Arlênio, o sindicalista Ricardo Teixeira e Renato Tiveron, presidente do UTC.
Federal
Para a Câmara dos Deputados a conversa tem sido exclusivamente com o ruralista Romeu Borges, que concorreu pelo PSL nas eleições de 2018 e teve mais de 17 mil votos. Romeu ainda não deu o seu sim.
Fechando
Presidente da Comissão Provisória da sigla, Leonardo dos Santos Queiroz, retorna de Belo Horizonte nesta 5ª feira e espera fechar os candidatos até segunda-feira.
Fôlego
Prefeitura ganhou um fôlego extra de sete dias para cumprir a ordem judicial de liberação de R$ 6,5 milhões do Hospital “Hélio Angotti”. A ProGer recebeu a notificação no dia 24 de fevereiro, mas a juntada do comprovante nos autos ocorreu somente no último dia 3.
Sem rodeios
Vice-prefeito não foge de discussões sobre os dois principais nomes na disputa pela Presidência da República. Diz Moacyr que “o PT acabou com o País(...) Mas, calma lá, falar que o que está aí é melhor do que antes é sinal de demência”.
Contraditório
“O pior crime dois lados é querer calar o contraditório”. Afirma. E lembra também que um dos elementos do fascismo é a idolatria por alguém, seja ele Lula ou Bolsonaro”. O que vejo é o sujo falando do mal lavado, frisou no grupo Política Uberaba 2022.
Água boa
Codau contradiz publicação do Mapa da Água feita pela ONG Repórter Brasil e diz que “as suas análises de água não indicam nenhuma contaminação por agrotóxicos ou outros resíduos”.
Banco de dados
O Mapa da Água, publicado na semana passada, diz que os dados mencionados foram obtidos no Ministério da Saúde, mas não fala em contaminação por agrotóxicos. Cita que a presença de alguns deles constou de análises, mas não falou em contaminação. Há nível permitido.
Ao MP
Ainda esta semana, a Codau entregará ao promotor Carlos Valera cópias dos laudos das análises da água, feitas por laboratório independente contratado por licitação. São os mesmos dados informados obrigatoriamente ao Sisagua, órgão do Governo Federal.
Dentro da lei
Desde 2016, a Codau faz o controle de qualidade da água distribuída aos uberabenses. E, segundo o presidente José Waldir, não têm sido encontrados índices de agrotóxicos, selênio, clordano, ácidos haloacéticos e trihalometano total acima dos limites de segurança.
Fiador
Fique esperto. O STF considerou constitucional penhorar bem de família de fiador de contrato de locação comercial.
Morador de rua
Agora identificados como “em situação ou vivência de rua”, 202 pessoas estavam nessa condição em levantamento feito há um ano pela SEDS. Do total, 143 estavam assistidos em instituições de acolhimento cofinanciadas pelo município.