Do contra
Para o deputado petista Adelmo Carneiro Leão, benefícios aprovados para os juízes mineiros, na semana passada, representam “novos privilégios” à categoria. Em publicação no seu boletim eletrônico, o parlamentar ressalta que as vantagens criadas aprofundam as desigualdades em relação à maioria dos servidores da Saúde e da Educação. Como exemplo, citou o auxílio-saúde, que é maior que o salário de muitos trabalhadores das duas outras categorias, e o auxílio-livro (até R$13 mil/ano por gasto efetivamente feito).
Adelmo
Contra também
Adelmo também votou contra lei ontem aprovada pela Assembleia proibindo o uso de máscaras em manifestações. Ele e os demais integrantes da bancada do PT. Segundo o uberabense, o que precisa ser punido é o ato criminoso e não o uso de máscara.
Vai cair no esquecimento
Curioso como não teve a menor repercussão depoimento dado por um padre durante a audiência pública sobre a violência em Uberaba, há duas semanas. O religioso relatou – como lembra Adelmo em seu boletim eletrônico distribuído ontem – ter se reunido com vinte e dois traficantes para pedir que deixassem de aliciar jovens para as suas atividades criminosas. E sabe-se que os traficantes estão dando preferência a menor de idade – beneficiados pelo ECA – e do sexo feminino – por falta de centro de reabilitação para mulheres.
O que tem nas fazendas
Lançado para o Brasil em Uberaba pela presidente Dilma, o Cadastro Ambiental Rural vai sair do papel, apesar da oposição do Ministério Público, que insiste em desconhecer o novo Código Florestal. Ontem, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente começaram a ser treinados pelo Estado para colocar em prática o cadastro on-line que substituirá a averbação das reservas florestais e áreas de preservação permanente em cartório.
Conferência posterior
Os próprios fazendeiros declararão as condições ambientais de suas propriedades. Introduzidos os dados no sistema, a propriedade estará considerada legal nos termos do Código Florestal. Uma inspeção futura “in loco” do Instituto Estadual de Florestas determinará a realidade, com a eventual aplicação de penalidades na inexistência de informações erradas.
Execução
Por discordar dos critérios estabelecidos pelo novo Código Florestal, baseando-se no velho, o Ministério Público está executando mais de 1,5 mil fazendeiros de Uberaba e região por delitos ambientais.
Lote pequeno
Entre as emendas de vereadores analisadas por técnicos em urbanismo da Seplan, com sugestão de veto pelo prefeito, está a que reduz o tamanho mínimo de lotes em Uberaba de 250 para 200m².
Férias em dinheiro
Em sessão extraordinária, a Assembleia Legislativa aprovou ontem alguns benefícios para o Ministério Público, que dependerão agora apenas da sanção do governador. Entre as novidades, a possibilidade do recebimento em dinheiro de três meses de férias prêmios (conquistadas a cada cinco anos) na aposentadoria ou no indeferimento do gozo.
Passarela elevada
Estão oficialmente definidas as normas para a construção de passarelas elevadas pelas Prefeituras. Normatização partiu do Conselho Nacional de Trânsito e, entre as determinações, a relativa à altura da passarela, que não poderá ser superior a 15 centímetros, mesmo que o passeio seja mais alto (situação em que haverá o seu rebaixamento diante da passarela).
Investindo
Fabricante de cloro e álcalis, a Beraca Sabará acerta detalhes de investimento no DI-3 com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Competição
A partir de amanhã, 800 atletas de Uberaba e outros quinze municípios do Triângulo correm atrás de título nos Jogos de Minas, aqui mesmo.
Quem diria?
Tribunal de Justiça de Minas converteu em auto de prisão em flagrante do juiz Amaury de Lima, da Vara das Execuções Penais de Juiz de Fora, em prisão preventiva. A PF encontrou armas na casa do magistrado cumprindo mandado de busca durante operação contra o crime organizado naquela cidade. Decisão da Corte foi tomada na última sexta-feira. Depois ainda tem gente que não vê mudanças no país. Em algumas áreas, são pequenas, é verdade, mas existem.
Mais Saúde
Vida saudável e economicamente ativa é o que o programa “Quero Mais Saúde”, oferecido pela RN aos seus assistidos portadores de doenças crônicas como a pulmonar obstrutiva crônica, diabetes, obesidade e outras. A prevenção evita o agravamento delas e aumento a capacidade do autocuidado do paciente.
Faltou prova
Promotor Laércio Conceição propôs ontem o arquivamento do inquérito em que L.C.S. foi apontado como autor de assalto ao Supermercado Pioneiro, em outubro de 2005. Entende ele que a polícia não conseguiu provar a conduta criminosa imputada ao acusado pela PM quando o deteve quarenta dias depois.
“O dinheiro é mais afiado do que uma espada.”