ANTT tem mais este ano para preparar a realizar a relicitação da BR-262, administrada há anos pela Concebra, que acumula reclamações dos usuários do trecho entre Uberaba e Nova Serrana.
Aditivo
Para assegurar a manutenção da rodovia, a ANTT celebrou o 2º termo aditivo no contrato com a Concebra, estabelecendo as regras para a devolução da BR-262 pela atual concessionária, que renunciou a ela em razão da incapacidade de investir na duplicação.
Aprovação
O 2º aditivo foi aprovado pela diretoria colegiada da ANTT em deliberação de 17 de fevereiro deste ano e pelo período de 12 meses (prorrogáveis). Enquanto isso, a Agência conclui os estudos para a relicitação já decidida.
Pela 2ª vez
Outra vez (a segunda), a Prefeitura recolhe o projeto de lei que trata da reforma organizacional. Desta vez, pressionada por emendas de vereadores que não atenderiam os seus interesses, como a exigência de curso superior para todos os secretários, sem exceção.
Casos isolados
Essa emenda, uma das dezenas apresentadas por Marcos Jamal, contraria a proposta, que excluía da exigência a Chefia de Gabinete e o Assessor de Assuntos Regionais. Para os dois a graduação seria “preferencial”.
Demissões
O primeiro projeto apresentado, no ano passado, recebeu emendas que o descaracterizariam ainda mais. Uma delas inclua a exigência de curso superior também para chefes de departamento. Isso levaria à demissão de muitos nomeados.
Pois é...
Mais um atestado de que o Estado não dá a devida atenção para as necessidades da segurança pública. Precisou os vereadores cabo Diego e Rochelle recorrerem ao deputado Franco para conseguir emenda de R$ 400 mil para o 4º Batalhão melhorar suas instalações.
Heineken
Colega Lucas Ragazzi, da Itatiaia/BH, noticiou nesta terça-feira que Uberaba é uma das três cidades favoritas para receber o investimento da cervejaria Heineken. As outras duas, segundo ele, são a vizinha Uberlândia e Passos, no Sul de Minas.
Estudando
O jornalista acrescentou que a empresa ainda estuda as condições oferecidas pelas cidades, o que, certamente, não difere muito de uma para outra, considerando o que a legislação permite.
Especulação
Depois da revelação de Zema de que torce por Uberaba na disputa, ficou forte nas últimas semanas a especulação (ou desejo incontido) de que o governador fará o anúncio da cervejaria na abertura da Expozebu. Ninguém confirma isso. Mas, sonhar e torcer não custa nada.
No batente
Cardiologista Raelson de Lima Batista assumiu a direção do Hospital “Mário Palmério” nesta terça-feira. Sua contratação foi noticiada na edição anterior.
Na brincadeira
“Depois que o vereador Jamal começou a criticar as condições de FUNEL, agora em fase de recuperação, e ainda a sua gestão, a presidente da fundação passou a prestigiar até jogo de futebol em aquário”. Piadinha contada nos corredores da Câmara nesta terça-feira.
Em Brasília
Reitor da UFTM manterá sua postura de não comentar o imbróglio da Superintendência do Hospital de Clínicas até ter uma conversa ao vivo com o general Oswaldo de Jesus Ferreira, presidente da EBSERH. Luís Fernando Resende está tentando agenda em Brasília.
Prerrogativa
A indicação do superintendente é prerrogativa do reitor e já está decidido que Ana Lúcia Simões não permanecerá no cargo, como já foi dito a ela.
Auditoria
Sem que sejam conhecidos maiores detalhes, auditores da EBSERH estarão em Uberaba no mês que vem para analisar o Hospital de Clínicas.
Negativo
Semed diz que não procede informação saída do Instituto dos Cegos de que a secretaria não lhe entregará alimentos na semana que vem por causa de fornecedores. Fonte da instituição mantém o que havia dito.
UPAs
Contrato da SMS com a FUNEPU para a assistência oferecida nas Unidades de Pronto Atendimento será prorrogado por mais doze meses. A justificativa é que nesse período será preparada a realização de nova licitação para os serviços.
Pois é...
No ano passado, a FUNEPU ficou sob intenso bombardeio, que incluiu Comissão Especial de Inquérito, criação de comissão pela Prefeitura para investigar eventuais erros de contrato e até pedidos de vereador para que ela fosse dispensada das UPAs.
Nada colou
Todo esse barulho não resultou em nada, a não ser em desgaste momentâneo para a fundação, que saiu de cabeça erguida do “tiroteio”.
Barulhão
Avenida dom Benedito Ulhoa Vieira, que dá acesso ao Residencial Ilha Bela, foi transformada em novo ponto de encontro de jovens nas noites de sexta, sábado e domingo. Segundo queixosos, o barulho dos veículos, som alto e gritos causam desconforto aos moradores das imediações.
Medalha
Vereador Eloísio irá a Brasília na semana que vem. Lá ele se encontrará com os deputados Marco Feliciano e Portela, do PL, e com a ajuda deles espera acertar os detalhes para a entrega da Medalha Major Eustáquio ao presidente Bolsonaro. A expectativa de Eloísio é que Bolsonaro receba na própria Câmara de Vereadores a homenagem, proposta por ele,
Política pública
Para alinhar políticas públicas com a Fundação Cultural, coordenador geral de Políticas Étnico-raciais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos esteve em Uberaba nesta terça-feira. Resultado de contatos feitos no ano passado em Brasília pelo vereador Eloísio. Wanderley Lourenço foi recebido também por algumas lideranças comunitárias.
Cirurgia urgente
Com parentes em Uberaba, o tijucano Dênis Flávio de Oliveira, de 43 anos, luta contra um câncer há seis anos. Já se submeteu a três cirurgias para a retirada de tumores no cérebro. Recentemente, recebeu diagnóstico de que terá de se submeter a nova cirurgia na cabeça até a próxima 5ª feira e não há tempo suficiente para superar a burocracia do SUS. Ele e família terão de desembolsar R$ 140 mil em hospital privado e, por isso, pedem ajuda à comunidade. Colaborações, de qualquer valor, podem ser enviadas pelo Pix baltazarrosa812@gmail.com