Na paz
Até as 19h, excluídos episódios isolados sem maiores consequências, foi absolutamente pacífica a manifestação desta sexta-feira em Uberaba. Um exemplo de que a população pode se fazer ouvida, mostrar sua insatisfação com qualquer coisa, sem precisar recorrer à violência. Para isso contribuiu a não partidarização do movimento, rejeitada pelos cidadãos que promoveram a mobilização via Internet.
Demissão
Diretoria do Hospital Beneficência Portuguesa decidiu demitir o administrador Lúcio Ávila, cujos salários seriam de R$ 16 mil, insatisfeita com os episódios dos últimos meses na instituição. O hospital está mergulhado em crise que suspendeu o atendimento do SUS, apesar da manutenção do credenciamento pela Secretaria de Saúde, e os salários dos funcionários estão atrasados.
Cláudia Marques Celso Salgado
Sob investigação
Como FALANDO SÉRIO havia previsto há três meses, as irregularidades no Hospital Beneficência Portuguesa levaram à instauração de inquérito civil público. A iniciativa é da promotora Cláudia Marques e está alicerçada na constatação de “irregularidades sanitárias e de gestão”.
Nova auditoria
Recentemente, Lúcio Ávila disse ter concluído auditoria no hospital e que os resultados foram encaminhados ao promotor José Carlos Fernandes. Mas, na decisão de instaurar inquérito para apurar as condições do estabelecimento, a promotora Cláudia Marques faz dois pedidos de auditoria: um à Superintendência Regional de Saúde e outra à Secretaria Municipal de Saúde.
Uso de dinheiro público
Entre os itens para os quais a promotora quer esclarecimento está o emprego de dinheiro público em obras físicas no hospital. Cláudia quer as informações com detalhes. Mas, suas recomendações não se restringem a iss ela determinou o envio de cópias do inquérito às promotorias criminais.
Taser
Com diversas pistolas Taser estragadas, a Guarda Municipal mantém entendimentos com a Receita Federal para o desembaraço aduaneiro dos exemplares trocados pela fornecedora instalada nos Estados Unidos. Armas de choque ainda estão sob garantia.
Deficiência
O comentário é do secretário Fahim Sawan: Uberaba tem deficiência de seiscentos leitos hospitalares. O serviço oferecido no município é sobrecarregado com pacientes de toda a região, em que sobre transporte para pacientes e faltam hospitais.
Correndo atrás
Correndo atrás de verbas – e tendo cerca de R$ 130 milhões em mãos de contribuintes inadimplentes -, a Secretaria da Fazenda submeterá à Câmara de Vereadores projeto de anistia de multas e juros incidentes sobre dívidas tributárias e redução de 50% no valor de multas do Código de Limpeza. Texto do PL passa por revisão, mas chegará ao Legislativo já na semana que vem.
Negociação permitida
A possibilidade do contribuinte inadimplente oferecer bem imóvel em pagamento de dívida também será decretada por Paulo Piau. O bem oferecido passará por avaliação técnica antes da sacramentação da negociação.
Diferença a ser considerada
Embora numericamente muito inferior que os casos de dengue, a gripe suína põe toda a classe médica em estado de alerta em Uberaba. É que o paciente de dengue pode ser tratado no mesmo ambiente que os de outras áreas. Já a gripe suína é altamente contagiosa. Muitos servidores expostos à situação de risco – como os do Hospital de Clínicas - não foram vacinados.
Desespero
Só pra se ter noção da falta de leitos hospitalares: na quinta-feira, o Hospital Escola acumulou no mínimo trinta pedidos de internação e cinco casos de infarto. E não tinha vagas disponíveis. E possibilidade de epidemia de gripe suína batendo na porta.
Violência
Na quinta-feira, Uberlândia registrou o 98º homicídio no ano. São doze somente em junho, com aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2012. Entre 2008 e 2010, quando a violência em Minas foi 18,5% menor, em Uberlândia os índices aumentaram 22%.