FALANDO SÉRIO

Advogado diz que TAC não consegue frear corruptos

Wellington Cardoso
Publicado em 27/08/2019 às 08:06Atualizado em 17/12/2022 às 23:42
Compartilhar

Sem energia

Por falta de pagamento, a Cemig cortou o fornecimento da energia elétrica à AEF, o clube social de funcionários criado à época da Fosfertil.

Na Justiça

Sem ajuda financeira da empresa, o clube não se sustenta e vários funcionários recorrem à Justiça em busca de direitos trabalhistas.

Esvaziada

A AEF já contou com centenas de sócios e, atualmente, está limitada a cerca de cem, segundo um deles relatou ontem à noite.

Versão

Em razão do horário, a coluna não teve como ouvir o gerente de lá.

Dúvidas

Advogado Mauro Morais põe em dúvida se o TAC é a melhor forma de o MP recuperar dinheiro público, em ações de improbidade, ou reparar dano.

Reincidência

Referindo-se a recente fala de promotor à coluna, ele entende que “se os TACs fossem tão eficientes não haveria reincidência” (pelos acusados).

Estratégia

Mauro aponta a estratégia do corrupt vai surrupiando os cofres públicos e, quando percebe que será descoberto, se for, busca um Termo de Ajustamento de Conduta.

Subjetividade

Para ele, por sua subjetividade, o TAC nem sempre atende aos interesses da sociedade e dos cofres públicos.

Fiscalização

Reconhece o advogado que o Judiciário também não evita as reincidências, mas, um processo, diferentemente do TAC, permite que haja participação e fiscalização da sociedade.

Parcelas

Por fim, ele acrescenta que, às vezes, o parcelamento é feito a perder de vista, quando o dinheiro público foi desviado de uma vez só.

Provocativo

O mesmo Mauro questiona fala do presidente Leo Ismar, indicando o crescimento de filiados do PT, a partir de um trabalho feito na UFTM.

Lavagem

“Será que o uberabense está com amnésia ou os imigrantes na UFTM e IFTM engrossam esse processo com lavagem cerebral?” – pergunta o advogado.

Hóspede

Com show em Uberaba, o violeiro Almir Sater passou o fim de semana como hóspede do secretário do Agronegócio.

Amigos

O cantor e Luiz Carlos Saad são amigos de longa data, uma relação nascida quando o secretário frequentava assiduamente o Mato Grosso por razões profissionais.

Mercadão

Na bagagem de retorno, Sater levou pacotes de produtos uberabenses comprados no Mercadão.

Interdição

Para a execução de obras de microdrenagem, a rua Álfen Paixão será interditada pela Sesurb, na semana que vem.

Por trecho

Fechamento será por quarteirão, entre as ruas Engenheiro Foze Kalil Abrão e José Felício dos Santos. Obra é uma antiga reivindicação dos moradores daquela região.

Checagem

Promotor Carlos Valera recomendou à Prefeitura que faça detalhada vistoria em conjunto residencial entregue há pouco tempo para checar se compromissos foram honrados.

Infraestrutura

Ele quer saber se a infraestrutura ali implantada é realmente a de obrigação do empreendedor.

Cancelamento

Será cancelada a doação irregular de imóveis na Capelinha do Barreiro, feita no passado por presidente da Cohagra e agora levada ao Ministério Público.

De graça

Doação contrariou legislação federal porque não houve contrapartida pelos beneficiados, conforme ficou entendido em reunião intermediada pelo MP.

Irregular

A irregularidade foi apontada pelo atual presidente da Cohagra, Marcos Jammal, para justificar a nulidade dos contratos assinados.

Solução

Acordo para a regularização foi “costurado” pelo promotor Valera com o Jammal e prevê nova assinatura de contrato, mas com cobrança de contrapartida.

Metragem

Valor dependerá da metragem do imóvel e do tempo de ocupação pacífica, começando com R$31 o metro quadrado.

Nada devem

Quem já tem a escritura nada deve, mas as ocupações irregulares devem ser combatidas, recomendou o promotor.

Judô

Boa notícia para o comérci em novembro, Uberaba reunirá mais de 1,5 mil atletas de sete estados no Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô.

Coordenação

Mais um evento da Funel, com a coordenação de Roberto Leite.

Nem tanto

Assessor do deputado Heli Grilo exagerou ao anunciar o aniversário do chefe em rede social: citou a idade dele.

Meio ambiente

Fiscalização do IEF e polícias em fazendas de Uberaba, Uberlândia e outros dezenove municípios, na semana passada, resultou em multas de R$1 milhão.

Apreensão

Houve, também, a apreensão de armas, aves mantidas em cativeiro irregular, escavadeira, 300 metros cúbicos de lenha e outros produtos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por