Desabafo
Em mais uma esvaziada (quanto ao número de cadeiras desocupadas) reunião do Igesp, o coronel Laércio dos Reis lamentou a ausência de inúmeros atores no fórum permanente de discussões sobre a segurança pública em Uberaba. Comandante regional da PM não citou nomes de pessoas físicas e jurídicas, mas FALANDO SÉRIO apurou que entre os convidados estavam membros de outros órgãos estaduais e federal, deputados, vereadores e entidades de classe.
Responsabilização
O oficial fez desabafo também em relação às instituições financeiras. No entendimento do coronel, os bancos deveriam ter responsabilidades cobradas por não se preocuparem com questões de segurança. Laércio Reis citou que as agências esparramam caixas eletrônicos pela cidade, mas não adotam medidas de proteção para os usuários desses locais. Caixa eletrônico é sinônimo de dinheiro e dinheiro atrai marginais.
Suspeito
Polícia Civil mantém o nome a sete chaves, mas existe um suspeito do assassinato do empresário Antônio Stacciarini, então presidente do Diretório Municipal do DEM. Ao mesmo nome chegaram as investigações conduzidas em Uberaba e por Belo Horizonte, mas a conclusão do inquérito compete a delegacia especializada da capital. Quanto isso acontecerá, ninguém sabe dizer.
Afastamento
Juízes Ricardo Motta (Criminal) e Fabiano Rubinger (Cível) determinaram ontem o afastamento de cinco servidores municipais, baseados nas ações protocoladas segunda-feira pelo promotor José Carlos Fernandes. Coube ainda ao juiz Rubinger a decretação do bloqueio dos bens dos servidores, na proporção da participação de cada um nas irregularidades apuradas na Secretaria de Saúde.
Na rua sem avaliação
Presos estão se beneficiando de progressão de regime, saidões temporários e outros benefícios previstos na Lei das Execuções Penais sem ser devidamente avaliados como determina a própria legislação. Há seis meses que a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” não conta com a atuação da comissão de avaliação por falta de profissionais qualificados. Com isso, as vantagens acontecem exclusivamente pelo tempo de pena cumprida, ignorando-se as questões subjetivas (conduta carcerária e outros aspectos).
É preciso endurecer
Exercendo interinamente a chefia do 5º Departamento (regional) de Polícia Civil, Francisco Gouvêa volta a defender o endurecimento da legislação penal. Segundo ele, a insegurança permanecerá enquanto não houver mudanças nas leis, de forma que o marginal cumpra efetivamente a pena a que for sentenciado e seja obrigado a trabalhar. “O bandido precisa ter medo das penas” – frisou o delegado, na mesma linha de raciocínio do promotor Eduardo Pimentel.
Gastos
Levantamento feito pela ONG Transparência Brasil revela que cinco deputados federais eleitos pelo Triângulo gastaram até fevereiro R$1,044 milhão com a manutenção de seus mandatos, via verbas indenizatórias. Nenhum deles – Aelton, Aracely de Paula, Gilmar Machado, Marcos Montes e Piau – consumiu menos de R$250 mil com consultoria, divulgação, transporte e aluguel, principalmente.
Dois pesos
Inscritos no Exame de Ordem realizado na Facthus/Uberaba, domingo, estão na bronca. Em uma sala os fiscais da OAB exigiram que os bacharéis em Direito retirassem dos seus códigos os post-it com remissão a artigos e leis, permitidos em edital. Em outras salas não houve a exigência (pós-prova, seus códigos ainda exibiam os post-it). Queixa está sendo dirigida à Comissão do Exame em BH.
Enfermeiro é indiciado
Polícia Federal concluiu inquérito com que apurou denúncia de que enfermeiro do Hospital de Clínicas/Uberaba teria abusado sexualmente de pacientes sedados. Depois da identificação de quatro ou cinco vítimas do profissional, houve o indiciamento formal do enfermeiro, que teria confessado sua condição de homossexual. Ainda submetido a sigilo, o inquérito foi encaminhado à Procuradoria da República para o oferecimento de denúncia contra o enfermeiro, afastado preliminarmente de suas atividades por ordem da Justiça Federal.
Sai da frente
Em decisão que desagrada à comunidade de segurança pública, o Superior Tribunal de Justiça decidiu ontem que a comprovação da embriaguez ao volante somente pode ocorrer com o uso de bafômetro ou exame clínico de sangue. Como a legislação brasileira diz que ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo, os dois testes precisam da concordância do “bebum” para ocorrer. Decisão do STJ vai livrar muita gente de condenação criminal.// Plano de saúde é Unimed. Quem tem sabe.
Uma e outra
“Está errado quem pensa que a Câmara resolverá o reajuste salarial dos servidores. O que podemos fazer foi o que fizemos: intermediar um encontro do prefeito com os sindicalistas. Vereador não é o sindicato nem Executivo.” Desabafo do lúcido vereador professor Godoy, frisando que “quem negocia salário com o empregador é o empregado (por seu sindicato)”.// Fique sócio da AABB (3312-1080) e viva momentos agradáveis em companhia da família, de velhos e novos amigos.
"Como são admiráveis as pessoas que nós
não conhecemos bem.”
(Millôr Fernandes)