FALANDO SÉRIO

Agências bancárias de Uberaba

A omissão dos servidores é verificar de estão sendo cumpridas as exigências...

Wellington Cardoso
Publicado em 06/03/2012 às 08:40Atualizado em 17/12/2022 às 08:45
Compartilhar

Somente agora

Um ano depois da ocorrência, somente há três meses chegou à Polícia Civil determinação do Ministério Público para que seja apurada a eventual facilitação de fuga de dois presos da penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, em novembro de 2010. Armados com uma Bereta 7.65 e um revólver Taurus 38 com que saíram do complexo, os detentos foram recapturados logo após troca de tiros. Eles respondem por tentativa de homicídio contra agentes em inquérito já remetido ao Fórum “Melo Viana”, segundo o delegado regional Francisco Gouvêa.

Armas e drogas

Dias após a fuga, celulares, drogas e arma foram encontradas escondidas na marcenaria que funcionava na penitenciária. Sindicância interna sinalizou para a participação de agentes penitenciários e prestadores de serviços na entrada de tudo aquilo no complexo, provavelmente escondido em toras de madeiras destinadas à marcenaria desativada imediatamente após o episódio. Mas, nomes nunca foram divulgados. Apuração da facilitação coube ao delegado Luís Fernando, ex-Homicídios.

Condenação

Tribunal de Justiça manteve condenação de 1ª instância a João Batista da Cruz. Vereador na década de 80, então presidente da Câmara Municipal, ele teve irregularidade em prestação de contas apontada pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais e foi acionado pelo promotor José Carlos Fernandes. João Batista terá de devolver mais de R$20 mil aos cofres públicos.

Fiscalização

Todas as agências bancárias de Uberaba serão visitadas esta e na próxima semana por fiscais do Procon. A omissão dos servidores é verificar de estão sendo cumpridas as exigências constantes em leis municipais da fila e da segurança. A maioria das agências ainda não dispõe de todos os itens de segurança exigidos para a segurança dos clientes e dos bancários.

Fechamento à vista

Nesta 2ª-feira, o coordenador do Procon confirmou o que FALANDO SÉRIO já havia noticiad em maio haverá a interdição dos bancos recordistas em autuações. A lista dos que correm mais riscos, por enquanto, é encabeçada pela agência Itaú/Leopoldino, imediações da Jaime Bilharinho. A fiscalização dos próximos dias será uma espécie de “último aviso”. Na de maio, as multas serão deixadas de lado, partindo-se para a interdição, segundo o advogado Sebastião Severino.

Pra aprender

Luz vermelha para as empresas. A Construtora Tocantins terá de devolver ao INSS os valores pagos a dois trabalhadores que se feriram em uma de suas obras, a título de auxílio-doença. A decisão é da Justiça Federal, acatando ação proposta pelo instituto. O Tribunal Superior do Trabalho já pediu aos tribunais regionais que comuniquem ao INSS sempre que, em ação trabalhista, uma empresa for condenada por danos morais e materiais decorrentes de acidentes do trabalho.

É legal

A cobrança da taxa de segurança pública para que o Estado de Minas policie festas e outros espetáculos que exijam vigilância policial é legal. Quem bateu o martelo neste sentido foi o Tribunal de Justiça, atendendo pedido da Advocacia Geral do Estado, em busca da uniformização do entendimento por parte dos magistrados. Na cobrança da taxa de segurança, o “contratante obrigatório” do policiamento não tem o direito de dizer quantos homens quer. A PM diz a quantidade.

Cobrança de produção

O desaparecimento da Polícia Federal/Uberaba dos noticiários teria sido notado até mesmo pela Superintendência Regional de Minas, instalada em Belo Horizonte. E disso teria resultado pedido de produção à representação, segundo fonte ligada à própria Polícia Federal. Com seus quadros bastante desfalcados, a PF/Uberaba praticamente não teve visibilidade pública no ano passado.

Oposição marca prazo

Reunidos à noite passada, nove partidos de oposição, puxados por DEM, PSDB e PDT, decidiram que todos eles têm até segunda-feira para a apresentação oficial ao grupo de seus pré-candidatos a prefeito. A partir daí, eles decidirão entre si quem terá o apoio de todos para concorrer à cadeira de Anderson Adauto. O especulado lançamento da candidatura de Lerin (PSB) não se concretizou. E o PR, ainda indeciso quanto ao lado em que estará, não participou do encontro.

Puxando orelhas

Secretário-executivo do Conselho Municipal de Meio Ambiente puxou as orelhas dos conselheiros integrantes do próprio governo. Olavo Rodrigues da Silva considerou injustificáveis as faltas deles às reuniões, que são programadas com antecedência para que cada um organize a própria agenda de compromissos. Reprimenda está contida em ata publicada em edição do “Porta-Voz” na semana passada. Pelo Comam têm passado algumas das mais importantes decisões da política ambiental uberabense.

Uma e outras

Pensando na Olimpíada de 2016? Procure a AABB/Uberaba (3312-1080) e saiba no que o clube pode lhe ajudar.// PMs trabalham sem luvas nas viaturas.// BMG é recordista em reclamações no Procon de Uberaba nos dois últimos anos.// Alô, deputados federais. ECT deveria ser obrigada a colocar a data de entrega de boleto de cobrança deixado em caixas de correspondências. Muitos deles já vencidos, o que leva o destinatário a pagar multa por atraso, quando não é o culpado.

"Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias.”

(Harry Benjamin)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por