FALANDO SÉRIO

Agentes penitenciários

Falta manutenção à rede elétrica dos pavilhões e muitas lâmpadas estariam queimadas

Wellington Cardoso
Publicado em 05/03/2012 às 00:55Atualizado em 17/12/2022 às 08:46
Compartilhar

Números irreais

A Secretaria de Estado de Defesa Social recorre a números irreais para analisar a violência em Minas Gerais. A falha é especialmente gritante quando relacionada com os homicídios. A SEDS/MG se apega exclusivamente aos boletins de ocorrências lavrados pela Polícia Militar, que ignoram as mortes ocorridas depois do encaminhamento das vítimas ainda com vida aos hospitais. Além disso, o Estado não fala em números absolutos de ocorrências, mas proporcionais à população, sempre crescente.

Contradição

Os números de Uberaba, divulgados na semana passada, seguramente não retratam a realidade. Em Uberlândia, a SEDS anunciou 147 assassinatos e a própria Polícia Civil a desmentiu, indiretamente, falando em 187. E, na vizinha cidade, o ano começou ainda pior, registrando 35 assassinatos em dois meses.

Tudo errado

Secretário-adjunto de Defesa Social no primeiro mandato de Aécio Neves, o sociólogo Luís Flávio Sapori “detonou” o sistema, em entrevista em Belo Horizonte. Segundo ele, a gestão da segurança pública em Minas, que era modelo até 2009, está ruim e a integração das polícias piorou, enquanto as rixas entre elas aumentaram. Cidadão uberabense, Sapori é pessimista em relação a 2012. Acha que o quadro de violência será ainda pior, pois a segurança está sendo abandonada pelo Governo.

Zero

O sociólogo explicou a razão do seu pessimism haverá investimento zero na segurança pública mineira em 2012. Ao contrário, o Governo está cortando o orçamento das Polícias Militar e Civil, que não poderão contratar pessoal ao longo deste ano. Luís Flávio Sapori aponta também o que FALANDO SÉRIO vem afirmando há tempos: a Polícia Civil viu diminuída sua capacidade de investigação por falta de homens e equipamentos. Pouco se apura (nem 10% dos crimes).

 Estranho comportamento

 Ainda não está esclarecido o motivo que levou oficial de Justiça a tentar se esconder no Hospital da Criança depois de ter sido flagrado no interior do Museu de Arte Sacra/Igreja Santa Rita e correr, na noite de quinta-feira. E, mais do que tentar se esconder, ele enfrentou os homens que fizeram a sua detenção por atitude suspeita. Na tentativa de fuga, ao pular a grade que cerca o museu, o oficial de Justiça, de 46 anos, lotado em São Sebastião do Paraíso, chegou a se ferir.

Repeteco do descaso

Mais uma demonstração do descaso com que o Estado trata a comenda da paz “Chico Xavier” ocorreu na edição 2012. Como registra o colega jornalista Heitor Átila, em seu mural no Facebook, alguns dos 10 homenageados somente ficaram sabendo da escolha, por telegrama, na segunda-feira (quatro dias antes da cerimônia, como sempre, esvaziada pela falta de divulgação). E, na cerimônia, quem não conhecia o histórico dos homenageados assim continuaram. Não houve a leitura das biografias.

Versões

Também merecerá apuração – interna, no 4º Batalhão – o acidente que envolveu viatura da Polícia Militar na avenida Vallim de Mello, na semana passada. Veículo foi abalroado por trás, por outro em que se encontravam duas mulheres. Uma das ocupantes da viatura disse que a seta de que entraria à esquerda e o giroflex estavam ligados, as outras dizem que não.

Avaliação

É positiva (entre regular e boa) a avaliação dos serviços do SUS em Uberaba, segundo estudo feito pelo Ministério da Saúde. A maior nota, 8,66 – numa escala de até 10 –, foi dada ao item efetividade da atenção básica. Na análise do acesso ambulatorial e hospitalar de alta complexidade, a nota foi de 6,45. O índice geral de desempenho do SUS ficou com avaliação 6,48.

Dificuldades não faltam

Agentes penitenciários se queixam de uma série de dificuldades a que estão submetidos na jornada de trabalho. Uma delas refere-se à falta de água nas muretas que cercam a Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. Segundo eles, falta manutenção à rede elétrica dos pavilhões e muitas lâmpadas estariam queimadas, obrigando os agentes a recorrem a lanternas compradas por eles mesmos. Outra coisa que incomoda os agentes é o fato de presos assistirem televisão até a madrugada.

Recuo

Pressionado por entidades que representam a categoria e pelo colega sargento Rodrigues, o deputado estadual Alencar Silveira recuou na proposta de aumentar para 35 anos o tempo de serviço para a aposentadoria de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Parlamentar deixou o dito pelo não dito depois de uma reunião com essas representações. Com as regras em vigor, as mulheres se aposentam aos 25 anos e os homens aos 30, mas, com a contagem de tempo do INSS, tem muita gente se aposentando com 45 a 50 anos de idade.

Uma e outras

Submetido a quimioterapia, o ex-presidente Lula já perdeu 9 quilos.// Assaltantes dos jogadores do USC que retornavam de Araxá há um mês vão continuar na boa?// Usando cartuchos reciclados pela Printlog (José de Alencar, 218), suas impressões estarão legíveis por mais de 20 anos.// Estrutura colocada à disposição dos deputados mineiros pela AL custa R$ 955 milhões/ano.// Confirmado para abril o lançamento do livro “Direito, educação e ética: a pirâmide do desenvolvimento”, dos advogados François Ramos e Euseli dos Santos.

 

“Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.”

(Abraham Lincoln)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por