FALANDO SÉRIO

Agressão em porta de república agora tem denunciados

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 11/10/2024 às 21:46Atualizado em 13/10/2024 às 08:46
Compartilhar

Citação
Os rapazes, com idade entre 23 e 28 anos, acusados da agressão a outros dois jovens, no que ficou conhecido como “crime da república”, começaram a ser citados pela Justiça nessa sexta-feira. Eles devem apresentar defesa preliminar em relação à denúncia formalizada contra o grupo pelo Ministério Público.

Uma briga
Por causa de desentendimento sem maiores consequências ocorrido horas antes em festa universitária, um dos envolvidos e seus amigos decidiram ir até a República Mula Preta, onde sabiam estar um dos desafetos. E lá chegaram por volta das 6h, quando o chamaram para fora. Tudo isso no dia 22 de junho.

As agressões
Apurou o inquérito que, ao sair da república, o rapaz foi agredido pelo grupo a golpes de bastão, socos e chutes, principalmente na cabeça. Outro jovem que estava na república, e não havia participado da confusão anterior, tentou ajudar o amigo, e foi igualmente atacado.

Desmaiado
Chegou a receber chute na cabeça mesmo depois de desmaiado e caído ao chão, segundo o apurado. Numericamente inferiorizados e desarmados, os dois agredidos não tiveram como se defender.

Filmagens
Praticamente todas as agressões estão documentadas em vídeos feitos por celular e imagens de câmeras de segurança de casas vizinhas.

Tetraplégico
O agredido que havia participado do entrevero na festa universitária, e mais severamente espancado, está tetraplégico, de acordo com laudo de exame de corpo de delito e outros relatórios médicos. As relatadas sequelas permanentes sofridas pelo jovem afetam todos os membros, tronco, deglutição, fala e cognição.

Medicamentos
Presidente do Conselho Municipal de Saúde quer que a Secretaria Municipal de Saúde inclua no mínimo mais uma informação nos próximos relatórios quadrimestrais: a relação dos medicamentos vencidos e a sua forma de descarte. Cezar William entende ser importante a população ser devidamente informada sobre isso.

Mais prazo
Considerando insuficiente o prazo de praticamente seis dias dado ao CMS para a análise e aprovação da proposta orçamentária da Secretaria de Saúde para 2025, o Conselho pediu e a secretária Valdilene Rocha concordou estender o período por quinze dias. Orçamento da SMS tem previsão de R$635 milhões.

Paralisado
Parados há algum tempo os serviços de radioterapia do Hospital de Clínicas da UFTM. A equipe médica está desfalcada de dois profissionais radioterapeutas. Houve duas convocações para reposição via concurso regional, mas sem sucesso.

Geral
A paralisação envolve todas as atividades de irradiação de hemocomponentes (para transfusão segura de pacientes com malignidades hematológicas, por exemplo).

Como fica
Informou a Assessoria de Comunicação do HC/UFTM que os pacientes têm sido encaminhados para o Hospital “Hélio Angotti”, mas mantém o acolhimento, a primeira e as consultas de acompanhamento, e o atendimento de intercorrências relacionadas à radioterapia. Há, segundo a assessoria, empenho para a retomada completa das atividades.

Condenado
Levado a julgamento pelo Tribunal do Júri nessa sexta-feira, sob acusação de tentativa de homicídio e furto de celular da sua vítima, Cleverson Aparecido da Fonseca foi condenado a 10 anos e 1 mês de prisão pelo titular da 2ª Vara Criminal. Os jurados o consideraram culpado das denúncias feitas pelo Ministério Público.

O crime
Narram a denúncia e outras peças que compõem o processo ter Cleverson, em março do ano passado, tentado asfixiar a ex-companheira em apartamento da rua Ronan Martins Marques. Ciúmes foram um dos motivos do crime, em que a mulher também foi atingida com vários golpes de canivete.

Escapou
A própria vítima narrou ter se desvencilhado do agressor dando-lhe um chute na barriga e saltando para fora do apartamento por uma janela. Ensanguentada, ela foi escondida no banheiro da portaria por funcionária do prédio, enquanto o acusado empreendia fuga.

Capturado
Mas não demorou muito para ele ser capturado por uma guarnição da Guarda Civil, ao ser encontrado na rua com as mãos ensanguentadas. Os patrulheiros já haviam tomado conhecimento parcial do crime.

Mantido preso
O presidente da sessão do Tribunal do Júri negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. Ele, preso desde o dia do crime, e a vítima foram ouvidos na sessão de julgamento por videoconferência. O corpo de jurados contou com quatro homens e três mulheres.

Mãe é mãe
Nas redes sociais, o vereador reeleito Caio Godoi fez agradecimento à família e ressaltou ter a sua mãe, servidora municipal, sido perseguida na Prefeitura em razão de sua atuação no Legislativo. “(Ela) nunca se curvou a ameaças e sempre me orientou a seguir minhas convicções” – ressaltou o edil.

Despedida
Convocado para a assessoria direta ao procurador-geral de Justiça, em Belo Horizonte, o promotor Carlos Valera está deixando Uberaba, depois de relevantes serviços prestados ao município e à região, tanto no Criminal quanto na Defesa do Meio Ambiente, em que se tornou uma referência para o Ministério Público de todos os Estados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por