FALANDO SÉRIO

Agropecuarista acusada pelo STF é presa em fazenda

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 27/09/2023 às 20:11Atualizado em 28/09/2023 às 20:42
Compartilhar

Delegado Mário Veloso deixa o comando da PF em Uberaba (Foto/Jairo Chagas)

Alvo de mandados de busca e apreensão em nova etapa da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal, agropecuarista uberabense Luciene Beatriz, de 63 anos, foi presa em flagrante em fazenda do Prata. Ela e o marido Mizael, por porte ilegal de arma, um rifle CBC, modelo 122, que a empresária disse ter herdado do pai já falecido.

Fiança
Os dois foram conduzidos até a Delegacia da PF de Uberlândia e, depois de autuados, pagaram fiança e foram colocados em liberdade. Pelo STF, a agropecuarista é acusada de ter sido incitadora da tentativa de golpe no 8 de janeiro. Mas, ela não teria participado das manifestações no Distrito Federal.

Apreensão
A PF não detalhou o que foi apreendido da mulher durante o cumprimento dos dois mandados. As informações do 8 de janeiro estão concentradas em Brasília. Luciene mora em condomínio de luxo que já foi alvo de outra ação da Polícia Federal em versão da Operação Lesa Pátria.

De saída
Delegado Mário Veloso está saindo de Uberaba depois de quase três anos. Ele deixa o comando da Delegacia Regional da PF para assumir unidade da instituição que coordena as investigações sobre moedas falsas em todo o País. Unidade ligada à Divisão de Polícia Fazendária.

Substituto
A chefia da Delegacia Regional será assumida por Benedito Raymundo Beraldo Júnior, que esteve lotado em Uberaba no ano passado.

E agora, José?
Quando o vereador Túlio Micheli propôs que a Codau deixasse à vista do uberabense, em seu portal, o volume de água dos reservatórios, foram criados inúmeros obstáculos para que isso não ocorresse. Inclusive obstáculo técnico. Pois bem, agora é recomendação do Ministério Público que isso aconteça. 

Resolvidos
Nesta 4ª feira, depois de acionado pelo mesmo vereador sobre a falta de água, o promotor Diego Aguillar fez algumas recomendações à autarquia, entre as quais a de dar transparência aos volumes atuais e diários de água, também no site da transparência da Prefeitura. É o caso de se perguntar se os obstáculos de antes já foram resolvidos.

Para sempre
E, se for possível atender ao promotor, já não haverá mais justificativa para que que a exposição dos dados em tempo real permaneça, passada a crise. A menos que se recorra ao argumento de que Túlio é oposição.

Acessíveis
Os veículos de comunicação – em especial os programas ao vivo da Rádio JM – têm sido mais acionados por queixosos da falta de água de que os próprios órgãos de defesa do consumidor. O presidente do Procon disse à coluna que terça e quarta-feira foram registradas apenas duas reclamações, via Whatsapp da fundação.

Hidrômetros
O promotor Diego abriu recentemente procedimento para apurar a troca de hidrômetros feita em larga escala pela Codau. Como a questão foi judicializada em razão de ação popular do vereador Jammal, Aguillar aguarda que a juíza Régia Ferreira o acione para se manifestar nos autos.

Desmentido
Empresa Multimed contesta afirmação do Hospital Hélio Angotti à coluna e reafirma que está sem receber há três meses (em julho houve pagamento, mas não completo). Consultado para exibir comprovação de que apenas um mês estava em aberto, o hospital se negou a fazer isso. A Multimed teve os seus serviços (fornecimento de mão de obra médica) dispensados esta semana, por email.

Absolvido
Carroceiro acusado de homicídio ocorrido em 21 de março de 2008, na rua França, Boa Vista, foi absolvido nesta 4ª feira ao ser submetido ao Tribunal do Júri da 3ª Vara Criminal. Em sua defesa atuaram os advogados Leuces Teixeira e Juliana Castejon, que assumiram o caso há uma semana.

A tiros
Acusado e vítima tinham desentendimento anterior. Em outra oportunidade, irmão do homem que perdeu a vida havia sido agredido a golpes de faca pelo mesmo desafeto. Crime do julgamento desta 4ª feira aconteceu na porta de uma mercearia, onde a vítima estava sentada na calçada, de costas para a rua, quando foi surpreendida pelos disparos.

Baleada
A mulher que estava em sua companhia também foi atingida superficialmente, à altura de um dos seios, por um dos cinco disparos.

Em defesa
Os advogados Leuces e Juliana alegaram, opondo-se à acusação do Ministério Público, que o investigado agira em legítima defesa, pois havia recebido alguns avisos de que estava jurado de morte e coação moral irresistível.  Absolvição foi por 4x3 votos.

Vai demorar
Imbróglio dos imóveis inventariados e tombados em Uberaba está longe de acabar. Foi anunciado nesta 4ª feira que o Conphau contratará empresa especializada em pesquisa urbanística, histórica e cultural para revisar 164 processos de imóveis inventariados.

Tombamento
A partir desse estudo serão definidos os imóveis que se livrarão da condição de inventariados, os que assim permanecerão e os indicados para tombamento.

Pagamento
Secretário Roberto Tosto, da Fazenda, assegurando aos servidores que os salários do mês serão pagos na sexta-feira.

Na bronca
Denunciando que já houve desmaio e nariz sangrando por causa do insuportável calor em sala de aula, mães de alunos de colégio de ponta reclamam que, além da inexistência de ar condicionado, a escola tem vários ventiladores estragados.

Tempo curto
Alegando pagar mais de R$ 30 mil/ano para manter duas crianças no estabelecimento, uma dessas mães ficou ainda mais irritada quando soube de deliberação de que, esta semana, os alunos deveriam comparecer somente às provas. “E o restante do conteúdo, como fica?” – questiona, frisando estar claro que não há preocupação com os estudantes.

Piau no PSDB
Ex-prefeito Paulo Piau decidiu deixar o MDB. E sai sem arestas, depois de uma longa conversa com o presidente Tony Carlos, que assumiu a Executiva da sigla recentemente. O destino de Piau é o PSDB. “Não chego como pré-candidato a prefeito, mas como alguém que deseja continuar servindo a Uberaba” – afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por