FALANDO SÉRIO

Alvará sanitário do Hospital de Clínicas

Vigilância Sanitária ameaça não renovar o alvará sanitário do Hospital de Clínicas...

Wellington Cardoso
Publicado em 05/09/2012 às 11:40Atualizado em 19/12/2022 às 17:32
Compartilhar

Hospital sob ameaça

Vigilância Sanitária ameaça não renovar o alvará sanitário do Hospital de Clínicas da UFTM, caso não haja a correção de anormalidades encontradas durante inspeção. Entre essas irregularidades está o uso de respiradouro por pacientes fora da UTI, lotada, no que fonte do hospital classifica como tentativa de minimizar o sofrimento de quem precisa do atendimento e não consegue a vaga.

Sobrecarregado

Na prática, o Sistema Único de Saúde sobrecarrega o Hospital de Clínicas, tornando-o responsável por mais de 70% dos atendimentos de média e alta complexidade. Há internações temporárias de pacientes em macas no Pronto-Socorro à espera de vagas, encaminhados pelo próprio SUS, apesar da existência de outros conveniados.

Condôminos levam “bomba”

Juíza Andreísa Alvarenga reconheceu como legítima a cobrança feita pela Prefeitura aos proprietários de chácaras no Jockey Park, que relutam em pagar o rateio das despesas decorrentes da transformação do loteamento em domínio. Contestantes postulavam que a cobrança fosse feita à associação de moradores e não a cada um deles, o que a magistrada considerou ilógico já que eles também se beneficiam com a transformação que torna particulares algumas áreas públicas (indenizadas).

Álcool e futebol

A pedido do coronel Laércio dos Reis Gomes, a Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais irá se reunir às 10h desta 5ª-feira. Na pauta, a eventual proibição da venda de bebida alcoólica, no “Uberabão”, em partidas do campeonato amador. Reflexo da confusão do último fim de semana.

Professores

UFTM conseguiu do Ministério da Educação a autorização para a contratação de mais 110 professores para os seus 24 cursos em Uberaba. A data da realização do concurso ainda não está definida, mas é certo que ficará para depois do período eleitoral. E até 2016, a universidade poderá ter novos cursos na área de tecnologia.

Pronto para sentença

Sai a qualquer momento a sentença do juiz eleitoral Fabiano Rubinger naquela que é a mais grave acusação feita por adversário contra outro candidato a prefeito na campanha de 2012. Lerin foi denunciado pela assessoria jurídica de Fahim Sawan de estar distribuindo chaveiros com publicidade. Cento e noventa e três foram encontrados no escritório político do parlamentar, mas tinham apenas a inscrição do PSB e o número do partido.

Também a caminho

Está igualmente se encaminhando para sentença a ação resultante de denúncia do advogado e candidato a vereador Lawrence Borges também contra Lerin. Lawrence acusou o deputado de estar usando em sua campanha carro alugado via Assembleia Legislativa. Lerin negou, dizendo que usa veículo bancado do bolso.

Na bronca

Família de Jair Rosa de Oliveira, morto a tiros em bar do conjunto Maringá há quatro meses, está indignada com a Polícia Civil. Durante todo esse tempo não conseguiu informações seguras sobre o andamento das investigações para a elucidação do assassinato, seguido de furto na residência da vítima, que era negociante de joias e acusado de receptação.

Ilegal

Qualquer investigação criminal presidida pelo Ministério Público é juridicamente nula por ser inconstitucional. A competência é exclusiva da Polícia Civil, segundo decisão é da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas por dois votos a um, invalidando investigação feita por promotores no que ficou conhecido como operação “Laranja com Pequi”.

Condenação por tráfico

Preso por policiais militares em fevereiro, em sua residência, Nivaldo Alves foi condenado a um ano e oito meses de reclusão, cumpridos inicialmente em regime fechado. A sentença é do juiz criminal Ricardo Motta. Com o condenado, os PMs encontraram 318 gramas de maconha, um tablete para a produção de crack e R$1,8 mil em dinheiro.

A serviço de partido

Telefones da Prefeitura e da Câmara de Delta foram informados ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas como de contato com membros de comissões provisórias do PSDB, PR e PMN naquela cidade. O fato foi denunciado por e-mail ao promotor José Carlos Fernandes com a sugestão de que o MP averigúe o envolvimento de servidores públicos com a campanha eleitoral, em horário de serviço.

Limpeza

Em Ituiutaba, a Vigilância Sanitária apreendeu mais de duas toneladas de carne clandestina, imprópria para o consumo e com data de validade vencida. Alguns açougues foram interditados. Na vizinha Gurinhatã, os fiscais também recolheram 400 quilos de carne resultante de abates clandestinos.

Multa

Candidatos que colocarem cavaletes e outros tipos de publicidade a menos de 10 metros dos cruzamentos estarão sujeitos a multa de R$5 mil. Ontem, o juiz Maurício Soares, do TRE, indeferiu mandado de segurança que pretendia anular decisão liminar do juiz uberabense João Fernandes, acionado pelos promotores.

ContraPonto defende pesquisa

Em peça assinada pela advogada Karina Pansani, o Instituto ContraPonto apresentou ontem a defesa da pesquisa por ela realizada e divulgada domingo pelo JORNAL DA MANHÃ. E pede a revogação da liminar com que Lerin conseguiu suspender provisoriamente a revelação de outros dados. Na documentação, o instituto prova ter registrado a pesquisa de abril – usada para a comparação da evolução dos candidatos em agosto.

“Quem aceita o mal sem protestar, coopera realmente com ele.”

(Martin Luther King)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por