Ampliação
Vereador Afrânio Cardoso fazendo gestões para estender das 6h às 8h o horário de carga e descarga no centro da cidade.
Prós e contras
Esse tipo de atividade está virando um problemão nas grandes cidades, pois são nítidos os inconvenientes acarretados ao trânsito. Mas, precisa ser feita.
Lei seca
Acusado de dirigir sob efeito de álcool, J.A. foi denunciado ao juiz Ricardo Motta pelo promotor Laércio Conceição, que propõe a suspensão do processo mediante prestação de serviço comunitário por 6 meses ou pagamento de R$ 600 de ajuda ao Sanatório Espírita.
É a lei
Difícil entender a lógica da legislação. Dirigir embriagado pode resultar em pena de até 3 anos de prisão, substituída por menos de um salário mínimo. Quem não trocaria?
Incoerência
Ainda no campo das incoerências das leis brasileiras, a pena mínima para o tráfico de drogas é de 5 anos. Mas, pode ser substituída por prestação de serviços. E disseram à época que a lei estava “endurecendo”. Quem entende?
Paraquedistas
Com a proliferação de pequenas siglas e compromissos praticamente obrigatórios assumidos por frágeis comissões executivas provisórias, aumentou o número de paraquedistas em Uberaba nas eleições deste ano.
Desconhecidos
Ilustres desconhecidos estão sendo “apresentados” aos uberabenses por dirigentes partidários, em prejuízo da votação dos candidatos locais. A maioria dos “forasteiros”, com certamente, só dará a cara por aqui em 2018.
Ameaça real
Uberaba corre risco real de não fazer nenhum deputado estadual. De nada adiantará um candidato sair daqui com 30 mil ou 40 mil votos, dependendo da sigla, se não tiver expressiva votação em outras cidades.
De braçada
Para a Câmara Federal, quem poderá “nadar de braçada” é Marcos Montes, a se confirmar a impugnação de Anderson Adauto, a quem jura que gostaria de enfrentar nas urnas deste ano.
Um a zero
No único embate que tiveram diretamente, Marcos Montes levou a melhor. Foi em 2000, quando se reelegeu prefeito na disputa com o tradicional adversário.
Reumatologia
Assinado por Hamid Alexandre Cecin e Antônio Carlos Ximenes, o livro “Tratado Brasileiro de Reumatologia” será lançado em Uberaba, na Reunião de Reumatologistas do Triângulo e Alto Paranaíba, dias 5 e 6 de setembro.
Inspeção
Promotorias do Espírito Santo passam por inspeção do Conselho Nacional do Ministério Público esta semana. Entre os inspetores está o promotor José Carlos Fernandes.
Atrasada
Determinação da Justiça à Prefeitura para providenciar obras no CARESAMI chegou atrasada em relação ao destinatário. O centro de reabilitação de menor infrator é administrado pelo Estado desde 2012.
Outros tempos
Ordem judicial surgiu na sentença com que o juiz Nilson de Pádua condenou Anderson Adauto a três anos de inelegibilidade por causa de incêndio com vítimas ocorrido no CARESAMI (então sob gestão municipal) em 2007.
Transparência
A partir de fevereiro de 2015, os bancos estarão obrigados a detalhar em fatura de cartão de crédito o que significa pagamento mínimo e os encargos decorrentes. Não bastará a simples citação de juros.
Vai longe
Decisão é do Tribunal de Justiça de Minas, mas, provavelmente, haverá recurso.
Violência
Em consequência de episódio ocorrido em 19 de julho, Antônio Marcos do Reis Gontijo foi denunciado à Justiça pelo promotor Laércio Conceição por tentativa de homicídio.
Disparos
Diz a denúncia que, na tentativa de evitar abordagem, em fuga ele teria disparado arma de fogo contra dois policiais militares, que não foram atingidos.
Prazo
Cumprido o cronograma estabelecido, a inauguração da Praça Uberaba Shopping será em março do ano que vem.
Educação
Ainda esta semana, a Câmara enviará ofício ao Ministério da Educação, propondo que os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado sejam incluídos no programa Universidade para Todos. A sugestão é de Franco Cartafina.
O tempo
Semana de sol – com nuvens e sem chuva – em Uberaba. Para esta segunda-feira a previsão é de temperatura mínima de 15 graus e máxima de 32.
Na lua
Homem denunciado pelo Ministério Público por dirigir sob a influência de álcool estava tão desnorteado ao ser abordado pela Polícia Militar, em 24 de junho, que disse ter saído de casa para comemorar o título do Brasil (sic).
Desacato
Perseguido das imediações do novo fórum à avenida Santana Borges, porque se recusava a parar o carro, o denunciado ainda desacatou os PMs que o abordaram.
“A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe.” (Charles Chaplin)