FALANDO SÉRIO

Anderson nega apoio a outro candidato, e seu nome estará nas urnas, diz advogado

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 12/09/2024 às 22:00Atualizado em 13/09/2024 às 21:44
Compartilhar

Impugnado em 1ª instância, Anderson Adauto recorreu às redes sociais para sentenciar, mais uma vez, que não existe hipótese de apoiar qualquer um dos outros candidatos a prefeito. O ex-ministro assegura que recorrerá até a última instância para se manter no pleito.

Estrago
Mesmo sendo dono de invejável currículo político, Anderson sabe o estrago que essa insegurança jurídica traz para a sua campanha. Mas, não desiste da briga jurídica que sabia que enfrentaria.

Inapto
O nome de Anderson já aparece no site da Justiça Eleitoral como “inapto”.

Na urna
Sem se aprofundar em argumentos jurídicos para justificar a segurança com que fala, o advogado Geovane Soares retroage ao que já havia dito à Rádio JM em abril: “Se Anderson for aprovado em convenção (partidária), o seu nome estará nas urnas”.

Certeza
E disso, Geovane continua tendo absoluta certeza, independente do resultado do recurso que Anderson apresentará ao Tribunal Regional Eleitoral contra a sua impugnação em 1ª instância. “Ele irá para as urnas ‘sub judice’ e é possível que o trânsito em julgado da decisão ocorra somente após as eleições” – frisou Geovane, que advogava para outra coligação.

Substituição
Lembrete que vale para todos os partidos: o prazo de substituição legal de candidato majoritário termina vinte dias antes da eleição (no fim de semana).

Inédito
O mesmo Geovane Soares conseguiu do TRE/MG a aprovação de 26 candidaturas da coligação União Brasil/Progressistas, impugnadas pelo juiz eleitoral de Conceição das Alagoas. No pacote estão vinte e quatro candidatos ao Legislativo (doze por partido) e os candidatos a prefeito e vice pela oposição.

Fora do prazo
A impugnação em 1ª instância resultou de pedido de registro feito fora do prazo (dia seguinte ao último previsto no calendário eleitoral). E a Justiça não aceitou as justificativas do contador da coligação de que faltou energia em vários momentos do último dia do prazo (15 de agosto), impedindo a transmissão de dados.

Reversão
A reversão da impugnação foi decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral que aceitou os argumentos da defesa justificando o atraso do pedido de registro das candidaturas. O representante da Procuradoria Eleitoral foi contra. Sem a reversão da impugnação o ex-prefeito Celson seria o único candidato à Prefeitura.

Falsos profetas
Outro que recorreu às redes sociais foi o vereador Ismar Marão. Segundo ele, essa eleição está complicada, em especial em razão dos “falsos profetas”, vereador e candidatos que “dizem ter feito de tudo”. Ele aproveita para fazer um breve histórico do que considera conquistas suas ao longo do mandato.

Aos milhares
Em vinte dias, laboratório de diagnóstico recém-contratado pela Prefeitura de Uberlândia produziu 351 mil 799 exames para a Secretaria Municipal de Saúde. E colocou em funcionamento Ouvidoria para receber eventuais reclamações de pacientes.

Disfuncional
Ministro Gilmar Mendes, do STF, disse na 4ª feira que o Tribunal do Júri se tornou disfuncional no Brasil. Segundo ele, a coragem de jurados é frequentemente comprometida, citando áreas dominadas por milícias. Mas, não precisa ir muito longe para dar exemplos.

Uma mão dá...
Está reconhecida pelo STF a legalidade da norma (lei contra a lavagem de dinheiro) que permite à polícia e ao MP o acesso a informações cadastrais de investigados mesmo sem autorização judicial.

...A outra tira
O que são esses dados fixou a Corte: qualificação pessoal, filiação e endereço. Quanto ao resto, a ordem judicial de quebra de sigilo é indispensável.

Tentáculos
Suspeitos presos nesta 5ª feira por equipes da FICCO em Uberaba e Araxá representam apenas parte de uma organização criminosa investigada há anos pela Polícia Federal. Além disso, as investigações de uma quadrilha levaram à descoberta de outra

Drogas
O “forte” das organizações é o tráfico de drogas, abastecendo algumas cidades da região. Uma delas pelo menos chegou a interferir no futebol amador de Uberaba.

Queixa
Advogado Pedro Leopoldino gravou vídeo contando que ele e outros cinco advogados, embora estivessem na sede da Polícia Federal, não tiveram acesso aos presos na operação da FICCO. Segundo ele, todos os detidos foram levados para a penitenciária antes de conversarem com seus advogados. “Como vamos justificar isso para as suas famílias(?) – questionou Pedro Leopoldino em algum momento da gravação, que justificou ter esse objetivo.

Notícias falsas
Em Uberlândia, a Justiça Eleitoral determinou que sejam imediatamente retiradas de circulação nas redes sociais postagens feitas contra o deputado Leonídio Bouças, candidato de oposição à Prefeitura. Todas as mensagens com conteúdo mentiroso, de acordo com as ações julgadas. A campanha de Leonídio aponta os responsáveis pelas mensagens, penalizados pela Justiça Eleitoral, como apoiadores do candidato de situação Paulo Sérgio.

Ramais novos
Os dois novos ramais projetados para o BRT estão praticamente definidos dentro de um sistema híbrido, pois há locais nos trajetos com espaço insuficiente para a adoção do transporte rápido em faixas de circulação exclusivas.

Investimentos
A Prefeitura já conta com a garantia de R$ 12 milhões do Governo Federal (via Ministério das Cidades) para fazer os projetos executivos da ampliação do sistema BRT. Ainda serão necessários mais alguns recursos para as obras de infraestrutura, novos semáforos e abrigos.

Standby
Esfriadas as conversas sobre a construção de novos viadutos em Uberaba. Dos três que estavam em discussão, apenas um não exigiria muitas desapropriações: o que passaria diante da entrada principal de pedestres do Praça Shopping e possibilitaria o acesso às Mercês, sobre a avenida Leopoldino de Oliveira.

Susto
O viaduto da rua Osvaldo Cruz sobre a Leopoldino exigiria muitas desapropriações para que não tivesse alças acanhadas. O mesmo aconteceria com o sugerido para a ligação entre as ruas Onofre da Cunha Resende (Vila Maria Helena) e Medalha Milagrosa (Grande Mercês). 

Descartado
O último, com eventual risco de causar sérios transtornos à Igreja da Medalha, já foi descartado.

Absolvido
Defendido pelo criminalista Leuces Teixeira, homem levado a júri pela morte de outro, a quem havia vendido uma carroça com cavalo, foi absolvido nesta 5ª feira, em Igarapava. Inclusive com a manifestação favorável do Ministério Público.

Sem dinheiro
O comprador da carroça e do cavalo queria devolvê-los ao vendedor, recebendo de volta o dinheiro que ele não tinha. Por umas três vezes os dois se estranharam por causa disso. Até que em uma das discussões, o comprador desferiu um soco no rosto do vendedor, que revidou com um golpe de podão, decepando um braço do agressor.

Morte
A vítima recebeu mais três golpes de podão e foi a óbito. O crime ocorreu em 2019. 

Agenda
Compromissos dos candidatos a prefeito para esta 6ª feira:

Adriano Espíndola/Semea
7h às 9h – Reunião com equipes de Internet e financeira da campanha
9h30 às 12h – Visita a casas de apoiadores para a formação de mini-comitês.

Tony Carlos/Franco
7h30 – Visita à empresa
8h – Visita a empresa
9h15 – Caminhada pela Av. Orlando Rodrigues da Cunha (concentração Duvill Moda Fitness)
13h – Visita ao Ipserv
15h – Visita a empresa
17h15 – Carreata Abadia (concentração Auto Posto Ali).

Paulo Piau/Zé Renato
8h às 12h- Visita ao Centro Administrativo Municipal (PMU) e à unidade da Secretária Municipal de Defesa Social.
14h - Visita ao Camelódromo 
16h - visita a empresa no DI-III
17h - reunião com lideranças da comunidade negra
20h - Reunião com mães atípicas, organizada pela
candidata a vereadora professora Meire.

Elisa Araújo/Mauricinho
7h - Encontro com empreendedores e funcionários do setor calçadista
14h - Reunião com presidentes de Organizações da Sociedade Civil
15h30 - Caminhada na av. Elias Cruvinel
17h - Lançamento do Comitê de candidato
18h - Encontro com candidatos a vereador e líderes de bairro na Vila Esperança
19h30 - Encontro com comunidade no Bairro Abadia.

Samir Cecílio/Romeu Borges
8h30 – Feira do Fabrício (rua Gonçalves Dias)
14h – Fazu – Reunião com diretoria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por