Anderson Adauto reafirmou aos participantes das convenções do PV, PCdoB e PSB que, como candidato a prefeito, o seu nome estará nas urnas nas eleições de outubro. Ele reiterou a certeza que os advogados conseguirão reverter a inelegibilidade com término previsto para 2025.
Não é não!
Na sexta-feira, Anderson fez um último esforço para ter Tetê Rodrigues da Cunha como vice. A sua ex-secretária de Saúde e de Desenvolvimento Social disse não pela segunda vez.
Sem vice
Frustradas as expectativas de que o nome fosse anunciado neste sábado, principalmente pela movimentação dos últimos dias, em que foram ventilados Toninho Andrada e Roberta Toledo, do PSB.
Em aberto
Dois delegados – Ney Correa (PV) e Leonardo Costa (Federação) – foram designados para alterar a ata da convenção quando o vice por definido.
Cartórios
No primeiro semestre deste ano, os atos praticados pelo conjunto de cartórios extrajudiciais de Uberaba somaram R$ 44 milhões 210 mil 030. Dos dez autorizados no município, um deles está inativo: o 3º Registro de Civil de Pessoas Naturais. Quatro são considerados vagos quanto a situação jurídica do responsável.
Divisão
Em breve serão doze os cartórios autorizados, em razão do desmembramento do 1º de Registro Imóveis já em fase de reorganização da área territorial de sua atuação. Surgirão o 3º e o 4º Cartórios de Registro de Imóveis como FALANDO SÉRIO informou esta semana.
Outra Vara
Estão em curso também as tratativas conduzidas pelo diretor do Fôro da Comarca, juiz Fabiano Veronez, para a criação de outra Vara Criminal, a 4ª, que se encarregará exclusivamente da violência contra a mulher.
Rescisões
Parte dos R$ 2 milhões em créditos adicionais abertos pela Prefeitura na 6ª feira é destinada ao pagamento de indenizações e rescisões, incluídas as do pessoal que se exonerou de cargos comissionados para participar do processo eleitoral.
Patrocínio
Diretor Rodrigão Alcino anunciará na segunda quinzena deste mês mais dois patrocinadores do USC no Campeonato da Segundona de Minas.
Desistência
Alvo de apuração no CNJ por assédio judicial contra quem criticou sua decisão no julgamento do acusado de estupro da uberabense Mariana Ferrer, o juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, desistiu de 182 processos que provocou. Com isso, o procedimento contra ele será arquivado pelo Conselho Nacional de Justiça.
Bolsonaristas levam Braga Netto para conhecer o mercadão (Foto/Divulgação)
Pastel e cabelo
General Braga Netto foi levado ao Mercado Municipal por Ellen Miziara e Samir Cecílio. Lá, o ex-vice na derrota de Bolsonaro para a presidência da República, comeu e gostou do pastel, e até tentou “espetar” a mão no cabelo de Kaká Carneiro. General foi simpático. O agora vice de Samirzinho, Romeu Borges, estava no grupo.
Carências
Professores estiveram na Promotoria da Infância e da Juventude na 6ª feira para entregar documentos que mostram as carências da educação pública municipal. Não conseguindo falar com a promotora Fernanda Fiorati, passaram pelo gabinete do curador do Patrimônio Público, José Carlos Fernandes.
Olho no olho
Na semana que se inicia, o grupo estará com o próprio JCF e com Fernanda e exporá as dificuldades enfrentadas pelos professores. Participação da conversa os mestres Afifa Valicente, Viviane Cataldi, Mariah Abadia e Cláudio Borges.
Racismo
Cinco meses depois de ouvido o primeiro depoimento, a Comissão de Enfrentamento ao Racismo da Câmara ainda não conseguiu concluir a apuração da denúncia de racismo de que teria sido vítima a diretora Gladys Roberta, da Escola Jane Luce.
O que falta
Neste sábado, o pastor Eloísio, presidente da comissão, justificou que a diretora será ouvida novamente. Mas, ela não tem encontrado data disponível em sua agenda para depor.
Conclusão
Gladys será contatada novamente no início da semana, e se não for possível o seu novo depoimento, a apuração será encerrada com as informações já levantadas pela comissão, afirma o vereador. Outra apuração foi feita pela Controladoria Geral do Município, que não encontrou provas do que havia denunciado a diretora.
Lixo
É mais do que necessária uma ampla revisão no conjunto de leis municipais. Muitas delas sem qualquer amparo jurídico, outras dignas de piadas, sem contar com inúmeras sequer foram regulamentadas. Até a Lei Orgânica do Município está precisando de um pente-fino.
Acredite!
Consta da LOM que um vereador uberabense não perderá o mandato se “investido em cargo de ministro de Estado, governador de território, secretário de Estado ou chefe de missão diplomática”. A chance de um vereador virar ministro de Estado é a mesma de o sargento Garcia prender o Zorro.
Relatório
Exemplo de lei municipal que nunca foi cumprida: a que obriga secretário comparecer ao Legislativo de quatro em quatro meses para fazer um balanço das atividades da sua secretaria. Os de Saúde e Finanças fazem isso, mas por outras determinações legais e a prestação de contas é para a comunidade, embora feita na Câmara.
Tony Carlos e Samir se encontraram por acaso no Mercadão, o local preferido dos políticos nos finais de semana. Reinou a civilidade (Foto/Divulgação)
Lixão
Terminou na sexta-feira o prazo dado a todos os municípios brasileiros de até 50 mil habitantes acabarem com os chamados “lixões a céu aberto”. Nos municípios da jurisdição do coordenador regional do MP Ambiental em Uberaba a obrigação está parcialmente cumprida.
Acordos
Algumas Prefeituras eliminaram os “lixões”, outras assinaram Termo de Ajustamento de Conduta e para as que simplesmente ignoraram a sua obrigação o promotor Carlos Valera formalizou ação civil pública em tramitação no Judiciário.
Risco
“Lixões a céu aberto” representam problemas não apenas para o meio ambiente. A saúde também sobre as suas consequências.
Ventos favoráveis
Roletas da sorte funcionaram em favor do Brasil e da França na decisão de medalhas do judô olímpico neste sábado. Equipe mista brasileira, na disputa do bronze, empatou em 3x3 com a Itália e o sorteio para a luta de desempate (golden score) indicou para uma das atletas brasileiras que mais fizeram história no Judô (Rafaela Silva). E ela venceu, colocando o Brasil no pódio.
Brilhou
Na decisão do ouro, o Japão deu azar. O sorteio para o golden score após o empate em 3x3 com a França apontou para o adversário francês considerado o melhor judoca de todos os tempos (11 vezes campeão do mundo e medalhista olímpico): Teddy Riner. Não deu outra: vitória da França.