FALANDO SÉRIO

Anderson pode expulsar Piau

Dividido em duas correntes, lideradas por Anderson e Paulo Piau, o PMDB vai se reunir...

Wellington Cardoso
Publicado em 20/07/2012 às 11:00Atualizado em 19/12/2022 às 18:26
Compartilhar

Convivência sem picuinhas

Uma das maiores dificuldades da campanha de Adelmo Carneiro Leão mereceu comentário e advertência durante o planejamento estratégico feito no início da semana. Foi recomendado que as picuinhas internas do Partido dos Trabalhadores sejam deixadas de lado, canalizando-se energia e esforços em benefício dos candidatos.

Discussões rotineiras

“É comum a troca de alfinetadas e até acusações em nossas reuniões [do partido]” – confirma influente membro do diretório petista. O objetivo agora é evitar a repetição disso nos encontros em que a campanha será pensada. Durante o planejamento estratégico também foi ressaltada a necessidade de uma campanha profissional e, neste contexto, a participação de Anderson é vista como um divisor de águas. O PT não tem experiência própria em eleições para a Prefeitura.

Posição ruim

Uberaba aparece em 71º entre os municípios brasileiros com maior número de casos de violência sexual praticada contra jovens de 1 a 19 anos. Os dados são do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e se referem a 2011. No período, ocorreram 30 registros, 21 deles relativos a estupros. Uberlândia ficou em 41º lugar, com 87 casos e 34 estupros. O estudo leva em consideração o número de ocorrências por grupo de 100 mil habitantes.

Outros tipos

Na mesma faixa etária, o estudo do Cebela coloca Uberaba em 42º lugar com taxa de 110,9 e Uberlândia, em 75º, com 65,7 no item violências físicas. Piores que Uberaba estavam, em Minas, Lavras, Poços de Caldas, Manhuaçu, Viçosa e Pará de Minas. Os municípios com melhor estrutura de atendimento ficam em desvantagem em relação àqueles que não prestam assistência às vítimas, deixando casos de violência sem registro e longe da estatística.

PMDB de Anderson pode expulsar Piau

Dividido em duas correntes, lideradas por Anderson e Paulo Piau, o PMDB vai se reunir nesta 6ª-feira para expulsar o deputado, Marcelo Palmério, João Caldas, Fernando Hueb e Maurides Paulo Dutra. Numericamente, a corrente liderada por Anderson é maior e não terá dificuldades para aprovar. A Comissão de Ética peemedebista estava reunida à noite passada para aprovar o relatório a ser levado ao encontro.

Quem entende?

Depois de sediar convenções partidárias e a “rasteira” dada no comando do PMDB Jovem, a Câmara se recusou a abrigar a reunião extraordinária dos peemedebistas ligados ao prefeito. O motivo alegad a legislação eleitoral. Com isso, a reunião foi transferida da Câmara para a residência da mãe de Anderson.

Fartura

Adversários da coligação Uberaba Merece Mais, encabeçada por Paulo Piau, formalizaram mais de 100 pedidos de impugnação contra seus candidatos a vereador. Cerca de 40 deles pela coligação Vitória, liderada pelo PV, que fará campanha com o “tucano” Fahim Sawan. Já a coligação do deputado pediu a impugnação apenas de Rodrigo Mateus.

Pegou mal

Intervenção no PMDB Jovem de Uberaba está entre as ações politicamente incorretas deste período eleitoral. Ela não traz nenhuma consequência para a turma deposta e nada acrescenta de prático e positivo à campanha de Paulo Piau, mas, ao contrário, joga contra o deputado aqueles que ainda não haviam decidido que rumo seguir. Tentaram apagar fogo com gasolina.

Ausência dos acusados

Tem-se como certa a ausência dos acusados na reunião disciplinar do PMDB voltada para a cassação de Piau, Marcelo Palmério, João Caldas, Maurides Dutra e Fernando Hueb. Secretário-geral do partido, Caldas não vê motivo para estar presente, pois considera “monstro e aberração” o encontro convocado exclusivamente por membros do diretório e não do comando da sigla. Nenhum deles foi pessoalmente notificado para se defender, mas apenas por edital (segundo o advogado João Adalberto).

Escândalo

Mais um escândalo abala o Tribunal de Justiça de Minas. Um servidor lotado há dois anos na presidência da Corte foi filmado pelo próprio empresário interessado em processos licitatórios para a venda de produtos ao Tribunal, e a quem vendia facilidades. A presidência tomou conhecimento do episódio em fevereiro, mas somente agora o servidor foi afastado do cargo.

Na mira

A CBTC não está de todo livre da Anatel, que suspendeu a venda de linhas da TIM em Minas Gerais. A empresa terá de apresentar projetos de melhoria dos serviços. Ela e as demais operadoras que não foram punidas com a suspensão anunciada na quarta-feira. Todas as empresas do setor estão “acompanhadas” pela Agência Nacional de Telecomunicações, segundo a Band (TV).

Uma e outras

Deputado araxaense João Bosco destinou R$90 mil à compra de van para a Associação de Combate ao Câncer, em Uberaba, a pedido do “vereável” Ildeu Menezes.// Liberada para a Feti emenda de R$100 mil do deputado Paulo Piau. Dinheiro a ser usada na programação de cursos profissionalizantes (panificação e confeitaria) para adolescentes.// Aproveite o fim de semana na piscina aquecida e coberta da AABB. Se não é sócio, fique.// Algumas declarações de bens de candidatos às eleições em Uberaba não resistem a uma análise.

“O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.”

(Voltaire)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por