Gasoduto
A cada anúncio sobre o gasoduto Betim/Uberaba, Anderson volta à cena para se opor ao Governo de Minas. Esperto como é, o ex-prefeito faz disso o canal para mostrar ao PT que, mesmo não pertencendo ao partido, continua leal ao Palácio do Planalto e fazendo oposição sistemática aos “tucanos” mineiros, ao mesmo tempo em que assegura espaço na mídia, de olho em outubro.
Por que não?
A hipótese – defendida por Anderson – de extensão de gasoduto de São Carlos à divisa dos dois Estados não é de todo maluca. Afinal, não há necessidade de concordância do Governo de Minas para que isso aconteça. É autonomia de São Paulo. Agora, entre isso – que atende ao interesse pelo gás de diversos municípios paulistas – e a chegada do gasoduto a Uberaba vai uma enorme distância.
De olho na fábrica uberabense
O Estado de São Paulo não teve, ao longo dos anos, a menor boa vontade de permitir que o gasoduto parado em Ribeirão Preto fosse estendido até o Triângulo Mineiro. E por uma razão econômica: Ribeirão queria tomar a planta de amônia de Uberaba. Gestões nesse sentido foram desenvolvidas e fracassaram. Governador Geraldo Alkimin, defendendo os interesses paulistas, não colaborou com as pretensões de Minas. Por isso a opção de Anastasia pelo traçado Betim/Uberaba, mandando os paulistas às favas. Simples assim.
Chega pra lá
Tribunal Superior Eleitoral deu um chega pra lá em promotores de Justiça e procuradores da República: o Ministério Público terá de pedir autorização à Justiça Eleitoral para abrir apuração contra candidatos a mandatos eletivos. Seja por suspeita de caixa 2, compra de votos, abuso do poder econômico ou difamação e outros delitos mais. O TSE mudou a regra do jogo, pois, antes, inquérito policial somente poderia ser instalado com requisição do MP (ou da Justiça).
Apuração “secreta”
Na nova interpretação do Tribunal Superior Eleitoral, é preciso dar mais transparência a investigações do gênero – como diz o ministro Dias Toffoli, que assumirá a presidência da Corte em maio. Segundo ele, “não pode haver investigação de gaveta, que ninguém sabe que existe ou não existe”. Mas é exatamente disso de que se queixam advogados e delegados de polícia em se tratando de investigação criminal fora do âmbito eleitoral.
Maconha
Frequentadora do Parque das Acácias reclama de presença rotineira de jovens fumando maconha ao lado da pista de skate, dizendo ter denunciado o fato à PM e ter ouvido que isso é assunto para a GM. É o tradicional jogo de empurra.
Ocupação
Centros Municipais de Educação Avançada iniciam hoje suas colônias de férias, que se estenderão até o dia 24, sempre das 13h às 17h. Intenção da Prefeitura é possibilitar lazer sadio à criançada durante o período de férias escolares.
Lá como cá
Repercutida em toda a imprensa nacional a afirmação do Conselho Nacional de Justiça de que, no Maranhão, tem mais bandido foragido do que nos presídios. Pois em Uberaba, Uberlândia e por aí afora não é diferente. Basta ver a quantidade de mandados de prisão não cumpridos, estacionados em gavetas de delegacias. Imaginar que os bandidos de Uberaba, por exemplo, se limitam aos cerca de 1,2 mil recolhidos à Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” é acreditar em saci pererê.
Decidido
Transferência do controle acionário da Líder para a Empresa Itamarati será oficializada a qualquer momento. Concessionária do transporte coletivo em Uberaba tinha conversado antes com empresário de Uberlândia, mas o negócio não vingou.
Museu
Para tentar interferir nas estatísticas de que 92% dos brasileiros nunca foram a museu, a Fundação Cultural está colocando música ao vivo nos espaços do gênero em Uberaba para atrair visitantes. Programação às sextas e aos domingos no MAS e no MADA.
Briga por espaço
Sabe aquele vizinho que insiste em parar o veículo colado à sua entrada de garagem? No Amazonas, situação semelhante foi parar na Justiça. O vizinho – apesar de ter toda a rua à sua disposição – insistia em estacionar próximo à garagem do queixoso, exigindo-lhe sucessivas manobras para guardar o próprio carro. Parece coisa boba, mas irrita. A Justiça decidiu que o “abusado” cesse o procedimento imediatamente e autorizou o reclamante a chamar o guincho sempre que a situação ocorrer.
Tenho minhas dúvidas
Penso que ainda não será em 2014 o respeito integral à Lei da Ficha Limpa. Há entendimento por parte de ministros do TSE que não basta condenação criminal de 2ª instância, com suspensão de direitos políticos, para que alguém seja declarado inelegível. Para o ministro Celso de Mello, do STF, a Constituição não deixa margem de dúvida para interpretação quando fixa que é vedada a cassação de direitos políticos, salvo em casos de condenação criminal “transitado em julgado”.
Uma e outras
Promotor Laércio Conceição ofereceu denúncia criminal contra Henrique Ardila Amorim, acusado, em inquérito, de subtrair bateria de veículo automotor.// Insatisfação entre moradores de condomínio com a contratação de monitoramento eletrônico sem concorrência.// Nos planos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fomentar o turismo em Peirópolis.// A fixação de diárias de viagens em órgãos públicos é determinação do Tribunal de Contas, para evitar despesas ilimitadas.
"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos."
(Freud)