FALANDO SÉRIO

Anulação ou não da prova

Suspeita de fraude põe em risco o concurso da PM realizado no fim de semana

Wellington Cardoso
Publicado em 03/05/2013 às 08:34Atualizado em 19/12/2022 às 13:17
Compartilhar

 Fraude

Suspeita de fraude põe em risco o concurso da PM realizado no fim de semana em todo o Estado, incluída Uberaba. Em Montes Claros, um capitão foi preso e ex-cabo chegou a trocar tiros com policiais para não ser detido, por suspeita de envolvimento no crime. A Polícia Militar admite que a anulação ou não da prova ainda carece de mais investigações para se conhecer as implicações da fraude.

 Lá fora

Os candidatos selecionados para as 30 vagas de soldados na área da 5ª RPM, das quais apenas 12 para Uberaba, farão o curso de formação em Belo Horizonte. Aulas começarão em janeiro e a formatura está prevista para dezembro. Com isso, os recrutas (mais de mil) poderão ser utilizados para engrossar as tropas que atuarão na segurança da Copa do Mundo na capital mineira.

 Comércio irregular

Discussões sobre a chipagem (de identificação) e o controle dos animais domésticos em Uberaba chegam com denúncias de irregularidades na produção e venda de animais e em pet shops. Inúmeros estabelecimentos estariam funcionando sem a figura do responsável técnico (médico-veterinário) e ainda assim comercializando produtos veterinários e oferecendo outras atividades disciplinadas por lei.

 Chipagem de filhotes

Uma das ideias em discussão sobre a chipagem de animais tem como ponto de partida os pet shops. Ainda carecendo de outras análises, a implantação de chips começaria pelos filhotes e seria feita no ato da sua comercialização. A chipagem dos demais ficaria para o segundo momento do projeto. A Prefeitura manterá banco de dados dos animais devidamente identificados.

 Combate às drogas

Enquanto Prefeitura e Câmara organizam para junho a 1ª Marcha contra o Crack e outras drogas, o ministro da Justiça se diz contra o aumento de pena para os traficantes. José Eduardo Cardozo defende, porém, que a pena mínima para os envolvidos em grandes redes de tráfico seja aumentada para oito anos. Isso não afetaria os traficantes uberabenses. Até que se prove o contrário.

 Dependência

Projeto em discussão no Congresso prevê internação involuntária de dependentes químicos e o financiamento de comunidades terapêuticas pelo Governo, desde que mantidas por grupos religiosos.

 Procura

Em Uberaba, é crescente o número de jovens envolvidos com drogas. Diz o vereador Edmilson de Paula que até sete pedidos de internações lhe são feitos diariamente por dependentes ou seus pais.

 Segurança em festas

As casas de eventos e os promotores de shows e outras festas ganham seis meses de prazo para se adaptar à lei que dispõe sobre o uso obrigatório de detectores de metais e circuito interno de câmeras de filmagem. A lei é de autoria do vereador Afrânio Cardoso e está sendo regulamentada por Paulo Piau. Câmeras precisarão ser usadas também em festas realizadas em chácaras.

 Gravações conservadas

A utilização de detectores de metais para impedir a entrada de armas em festas ficará sob a responsabilidade dos organizadores de eventos, enquanto a instalação de circuito interno de câmeras compete às casas de eventos. As imagens gravadas durante os espetáculos terão de ser conservadas por trinta dias, para o caso de as polícias precisarem recorrer a elas.

 Bilhão

As ações a serem desenvolvidas pela Prefeitura na área de saúde, nos próximos quatro anos, estão estimadas em mais de R$1 bilhão, enquanto meio bilhão foi previsto para a educação. Os números constam do Plano Plurianual de Ação submetido à Câmara.

 Punição

Nova regulamentação para o uso de caçamba no recolhimento de entulhos de construção deve ser assinada hoje por Paulo Piau. O equipamento passará a ser identificado e o despejo do lixo em locais não autorizados pelo município levará à cassação de alvará.

 Novas regras na PM

Com a adoção do novo regulamento de uniformes na Polícia Militar, o policial, estando fardado, não poderá pilotar moto particular usando capacete que não seja preto ou branco. As regras – algumas já em vigor e outras com prazo para isso – impõem padronização de cor para óculos e a adoção de três cores discretas para o esmalte usado por policiais militares femininos. O policial também estará proibido de circular à paisana com agasalho do uniforme esportivo.

 Uma e outras

Anastasia volta a Uberaba, agora livre das cobranças sobre o Olho Vivo, por ele já anunciado em cerimônia em que estava presente o deputado Marcos Montes. Ontem, o ex-prefeito ofereceu jantar ao chefe do Estado.// Adiado “sine die” pelo TJ julgamento de ação com que moradores do Jockey Park tentam anular a transformação do loteamento em condomínio fechado.// Insatisfeitos com o tratamento lhes dispensado esta semana, vereadores não devem prestigiar abertura da ExpoZebu – revela o presidente Elmar Goulart.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por