FALANDO SÉRIO

Apenas 1% das calçadas atende critérios técnicos de acessibilidade

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso Ramos
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 25/07/2025 às 21:19Atualizado em 26/07/2025 às 19:14
Compartilhar

Apenas 1% das calçadas de Uberaba atende aos cinco critérios de acessibilidade, representados por dimensão, presença de obstáculo, conservação do pavimento, existência de piso portotátil e rampas nas esquinas. A pesquisa foi feita pela PlanMob, por amostragem.

Meia boca
Em sua maioria (57% ), as calçadas atendem a no máximo dois dos cinco critérios e 5% passam longe do que seja acessibilidade. O critério menos observado é o piso podotátil, que se destina a guiar pessoas com deficiência, principalmente de visão.

Ponto positivo 
O principal ponto positivo observado com a pesquisa é a conservação do pavimento, o que não depende do serviço público, pois é obrigação do cidadão. O relatório faz um elogio genérico ao povo, indicando que o item mostra o nível de engajamento do uberabense nesse aspecto.

Motorizado
O uberabense usa mais o carro em seus deslocamentos do que os moradores de outras cidades do porte de Uberaba – também afirma o relatório. Isso acontece em 39,2% das “viagens” internas. Os deslocamentos a pé e de bicicleta estão em 2º lugar nesse tipo de movimentação.

Recordistas
Abadia e Fabrício são os bairros dos maiores volumes de pessoas com deslocamentos a pé (25% do total). 

No bairro
No geral, de 77% a 86% das “viagens” dos uberabenses ficam dentro do próprio bairro. Pela ordem, o Parque das Américas, Abadia e Fabrício são os de números mais altos, o que pode ser justificado com o fato de terem quase tudo (comércio e outros serviços) que o cidadão precisa.

Interdição
Recanto Vovó Maria, para idosos, foi interditado esta semana. Uma série de irregularidades foram constatadas na instituição tanto pela Vigilância Sanitária quanto pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Também estava de olho no asilo o promotor José Carlos Fernandes.

Desassistência
A Vigilância Sanitária apontou, entre as irregularidades, a falta de receita para o uso de medicamentos por alguns idosos e falta de pessoal qualificado. O cenário, de acordo com o auto lavrado, era de desassistência aos velhinhos.

Alvará
Diante do quadro encontrado, os idosos foram transferidos para outras instituições, o alvará sanitário do Recanto Vovó Maria não deverá ser renovado e a SEDS deve romper o convênio que mantém com a associação mantenedora. Vale ressaltar que o asilo está sem presidente há um bom tempo. Houve renúncia.

Tolerância
Enquanto pode, a Prefeitura foi tolerante com o Recanto, dando-lhe mais tempo para apresentar documentos obrigatórios na parceria. 

Portas fechadas
Cerca de sessenta casas antes ocupadas por lojas estão fechadas nas ruas Artur Machado, Tristão de Castro e São Benedito. Situação que, segundo o ex-presidente da CDL Fúlvio Ferreira, resulta de alguns fatores, e não apoenas de um.

Os fatores
Entre os principais fatores, na análise de Fúlvio, estão o “esfriamento” do centro, influenciando inclusive o entorno; os shoppings e malls; novos corredores comerciais nos bairros; falta de entendimento dos donos dos imóveis de que os alugueres precisam abaixar.

Incentivo
O ex-presidente da CDL entende que a Prefeitura poderia criar uma zona de ISS com alíquotas menores para atrair empresas de prestação de serviços e escritórios. Mas afirma também que a falta de ação das entidades para ajudar os comerciantes que ainda resistem no centro contribui para o cenário.

IPTU Verde
Secretarias do Meio Ambiente e da Fazenda simulam situações para verificarem a possibidade de se promover alteração no IPTU Verde para o ano que vem. 

Plantio
Resultado expressivo da SEMAM no plantio de árvores. Foram 7 mil 873 em 2024 e 3 mil 560 nos sete primeiros meses do ano (julho incompleto).

É pouco
Se a Prefeitura não colocar recursos no Programa Saúde na Escola, não atingirá os objetivos. Se o objetivo é desenvolver ações em 85 escolas, beneficiando quase 40 mil estudantes, a verba prometida pela União – R$ 121 mil 676 – será insuficiente.

A matemática
A soma representa menos de R$ 3 por estudante.

Repasse
Participação da Superintendência do Bem Estar Animal na multa de postura efetivamente paga não está caindo no Fundo de Proteção Animal. A sistemática não é nova, mas, aparentemente, ninguém havia atentado para isso. 

Informação
Será preciso criar uma rubrica no orçamento para que aconteça a transferência do recurso, informou servidora da Secretaria da Fazenda aos membros do Conselho Diretor do Fundo, em reunião na SeGov. Michele de Almeida é tamnbém integrante do conselho.

Servidão
Três áreas às margens da Filomena Cartafina foram declaradas de utilidade pública pela Prefeitura para a passagem de adutora de água bruta dentro do projeto de captação no Rio Grande.

No YouTube
Atletas do vôlei de base do Círculo Militar do Paraná, entre elas a uberabense Samira Abdala, criaram canal no Youtube para a transmissão ao vivo dos jogos que disputam.

Ordenação
Na noite de 31 deste mês, dom Paulo Mendes Peixoto presidirá a ordenação diaconal de David Washington Beirigo Lira e  Roiberto Garcia Araújo Silva. Cerimônia começará às 19h, na Catedral Metropolitana.

Cumprimentos
Íntegra da correspondência enviada nesta 6ª feira ao JM pelo presidente eleito do PT, Roberto Nogueira:

“Pelos 53 anos do Jornal da Manhã: Viva a Imprensa Livre! Viva a Democracia!

O Partido dos Trabalhadores de Uberaba parabeniza o Jornal da Manhã pelos seus 53 anos de fundação, celebrados neste 25 de julho de 2025. Fundado em 1972, no calor de um Brasil mergulhado na ditadura civil-militar, o JM surgiu como uma iniciativa ousada de jornalismo local, sucedendo o antigo "Correio Católico" e rapidamente se consolidando como uma referência no jornalismo regional.

Ao longo dessas mais de cinco décadas, o Jornal da Manhã construiu uma trajetória marcada pela preservação da notícia local, pela pluralidade de opiniões e pelo compromisso com a informação de interesse público. Em tempos em que tantas vozes tentam silenciar o debate e atacar as instituições democráticas, o JM permanece como símbolo da resistência da imprensa interiorana e da importância de um jornalismo que escuta, registra, fiscaliza e constrói com a sociedade.

O Partido dos Trabalhadores tem como um de seus pilares a defesa intransigente da democracia, da liberdade de expressão e de imprensa, e acredita que uma cidade só é verdadeiramente democrática quando seus cidadãos têm acesso a uma imprensa livre, ética, comprometida com a verdade e com os direitos do povo. A liberdade de imprensa é essencial para a garantia dos direitos humanos, para a fiscalização do poder e para o fortalecimento das instituições republicanas.

É também por meio de veículos como o Jornal da Manhã que Uberaba constrói sua memória coletiva, registra sua história política, cultural e social, e mantém viva a chama do debate público. Que os próximos anos sejam de ainda mais vigor, independência e compromisso com o povo uberabense.

Viva o Jornal da Manhã! Viva a imprensa livre! Viva a democracia!

Uberaba, 25 de julho de 2025

Roberto Nogueira
Presidente Eleito do Partido dos Trabalhadores – PT/Uberaba”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por