Desencontro
Apenas um detalhe de divergências que conturbam investigações policiais e levantam dúvidas em conversas de bastidores. Por ocasião do assassinato de Stacciarini, o boletim de ocorrência lavrado afirmou que dois suspeitos (nominalmente citados) foram apresentados à delegacia. Versão negada pelo delegado Lucas Daniel no inquérito. Parece bobagem, mas não é.
Dor de cabeça
Mais dor de cabeça para a prefeita Lauzita, de Delta. As eleições do ano passado naquele município ainda são alvo de investigações por parte da Polícia Federal em Uberaba. E, por conta das denúncias chegadas ao Ministério Público, procedimento na área criminal teria sido instaurado via Tribunal de Justiça, mas sem possibilidade acesso pela imprensa, pois corre amparado em sigilo.
Presos deram no pé
Dois detentos que trabalhavam fora da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira” e outro que havia se beneficiado do chamado “saidão” (período em que o preso é liberado para passar com familiares) resolveram dar no pé. A fuga teria ocorrido há dez dias, mas descoberta ontem. Tanto o trabalho externo quanto o “saidão” são previstos em legislação como formas de ressocialização.
Ficou no lucro
No banco dos réus nesta 4ª-feira, acusado do assassinato de ex-sogro, José Roberto Silva ficou no lucro. Em julgamento anulado por causa de recurso feito por seu defensor, o advogado Leuces Teixeira, ele havia pegado 12 anos de cadeia por homicídio qualificado. Ontem, novamente defendido por Leuces e Juliana Castejon, José Roberto teve o crime desclassificado para homicídio culposo e a sentença foi de apenas um ano. Como já estava preso há cinco anos, a Justiça já determinou sua soltura.
Troca de secretário
Desde segunda-feira, o secretário de Infraestrutura do município é o engenheiro Robertinho Indaiá, que vinha exercendo atividades exclusivamente na área de serviços urbanos. A alteração foi comunicada por Paulo Piau ao próprio José Donizete Melo, servidor de carreira que respondia interinamente pela pasta desde janeiro.
Mais essa
Tramita na Assembleia Legislativa, já aprovado pela Comissão de Segurança Pública, projeto do deputado licenciado Wander Borges (PSB) proibindo o uso de celular em posto de gasolina. Infratores poderão ser punidos com advertência e até multa. Resta saber quem se encarregará da fiscalização.
Sem alvará
Se há queixas sobre a presença de camelôs no calçadão da rua Artur Machado, não é menos verdadeiro a falta de alvará de funcionamento pela maioria dos estabelecimentos visitados por fiscais de Posturas no centro da cidade. A operação está apenas notificando para que haja a regularização.
Questionamento feito
Defensor do colega Leuces Teixeira, que responde a ação por danos morais de iniciativa de cabo da PM, o advogado Tiago Leonardo Juvêncio se surpreendeu com a petição inicial do processo. Assessora jurídica da PM fez a postulação de indenização para o policial em papel timbrado do 4º Batalhão. Tiago e Leuces foram ao promotor José Carlos Fernandes questionar a legalidade do uso do papel oficial em pedido de caráter pessoal.
Contratação
Mais dezenove professores para a Educação Básica estão sendo contratados pela Secretaria Municipal de Educação. Convocação está no “Porta-Voz” desta quarta-feira.
Equiparação
Na mesma edição está publicado decreto de Paulo Piau regulamentando a equiparação salarial dos guardas municipais mais antigos com os admitidos mais recentemente.
Muito estranho
Além de as câmeras de vigilância da vizinhança estarem com defeito ou não programadas para gravar na noite em que Stacciarini foi morto, outro detalhe chama a atençã o tão cuidadoso empresário, que já havia manifestado suas preocupações com segurança foi se deitar sem ligar a cerca elétrica. Enquanto presidente da CDL, Stacciarini foi integrante do Conselho Municipal de Segurança.
Foi observado
Haveria registros no inquérito da estranheza de depoente quanto ao fato de Djalma Bessa não ter se preocupado em ir à residência de Stacciarini depois de esperar horas por ele na loja da rua Medalha Milagrosa. É que o zootecnista havia deixado o empresário em casa, na véspera, por volta de 23h30, com a combinação de apanhá-lo no outro dia pela manhã para a concretização de negócio. Mesmo o empresário não atendendo às suas ligações, Djalma não o procurou.
Nas alturas
Em manifestação na imprensa de Araxá, o juiz Renato Zupo encheu a bola do delegado Heli Andrade, citado como “brilhante investigador de homicídios e outros crimes misteriosos”. Dá gosto ver policiais civis desempenhando bem suas funções e “um desses caras é o dr. Heli” – sentenciou o magistrado, atribuindo a ele, inclusive, o mérito do aumento da autoestima dos tiras araxaenses.
Filiação
Secretário Robertinho Indaiá é cortejado pelo PV. O convite para que ele se filie à sigla partiu do presidente Vicentinho Araújo, considerando-o “um dos destaques da administração Paulo Piau”. A Executiva do PV em Uberaba sofrerá alterações nos próximos dias, segundo ele.// Na Printlog (José de Alencar, 218) há garantia de carga total com tinta de qualidade na reciclagem de cartucho.