FALANDO SÉRIO

Apesar dos bons índices de avaliação, escolas estaduais ainda amargam evasão de alunos entre 15 e 17 anos

Wellington Cardoso
Publicado em 30/07/2015 às 09:12Atualizado em 16/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Sem eles

O PDT trabalhará a formação de chapão ou chapinha para as eleições municipais do ano que vem sem aceitar no grupo qualquer detentor de mandato legislativo.

Decidido

A decisão, de consenso, já está tomada – diz o presidente pedetista advogado Jacob Estevam.

Porta fechada

De interesse dos pré-candidatos sem mandato, a decisão fecha muitas portas para os atuais vereadores que buscarão a reeleição.

Ciente

Sigla que for se aliar ao PDT na eleição proporcional já sabe que não poderá ter edil entre seus filiados.

No topo

Com média 705,1 em Língua Portuguesa, o Colégio Tiradentes manteve-se no topo das escolas estaduais em Uberaba na última avaliação feita pela Secretaria de Estado da Educação.

Acima da média

Nota obtida pelos alunos do 3º ano do ensino médio da escola mantida pela PM superou a média estadual de 629,1 e contribuiu para elevar a média da Superintendência de Ensino aqui sediada a 640,8.

Bem avaliadas

Também foram bem no Proalfa os alunos das Escolas Fidélis Reis (703,5), Dom Eduardo (690,7) e Geraldino Rodrigues da Cunha (680).

Muitas

De dezenove escolas estaduais uberabenses, nove ficaram com nota em Língua Portuguesa abaixo da média de Minas.

Excesso

A superintendente Marilda Resende entende ser necessário rever os critérios de avaliação, de forma que se conheça melhor o quadro sem qualquer espírito de competição. “Há excesso de avaliações externas” – sentencia.

Evasão

Educadora das mais conceituadas, Marilda lamenta a evasão escolar registrada em Uberaba, na faixa entre 15 e 17 anos.

Sem rumo

Pegos de surpresa, inúmeros jovens se sentiram desestimulados pela decisão do Governo Anastasia de restringir o acesso ao ensino noturno a quem mostrasse estar trabalhando.

Equívoco

A escola do Estado passou, no modelo, a ser exclusiva.

De volta

Uma roda de conversa prevista para agosto, em Uberaba, terá como convidados especiais exatamente os jovens que deixaram a escola.

Direito à voz

Marilda quer inseri-los nas discussões voltadas para a mudança de rumo.

Hospedagem

Os cerca de sete mil jovens que estarão em Uberaba para participar dos Jogos Escolares, a partir de segunda-feira, serão alojados em escolas públicas e o Estado também pagará a alimentação.

A pergunta

Dentre as críticas e perguntas que os “históricos” do PSDB estão fazendo ao senador Aécio Neves está “como pode alguém que não conhece sequer trinta dos mais de mil filiados dar as cartas em Uberaba (?)”.

Dança

Como as brigas políticas ficam acirradas quando se aproximam as eleições, vereadores que falam em troca de partido são “monitorados” pelos adversários à luz da lei da fidelidade partidária.

É pra fechar

Ministério Público pode recomendar à Prefeitura que feche, por motivos de segurança, todas as casas de evento que funcionam sem alvará e, em consequência, sem avaliação de instalações pelo Corpo de Bombeiros.

Poluição

A maioria dessas casas tem provocado inúmeras queixas aos promotores Carlos Valera e Claudine Lara por causa da poluição sonora que produz.

Dor de cabeça

Também a Polícia Militar, fiscais de Posturas e guardas municipais têm sido frequentemente acionados por problemas nesses locais.

Socorro!

Fórum que reúne 23 varas trabalhistas em Recife foi interditado por ordem judicial, em razão das suas precárias condições de segurança. Vergonhoso.

Deus e não cota

Para o professor Adalberto Pires, o Brasil está precisando de Deus, e não de cotas, que estão dividindo a espécie em grupos distintos. “Logo teremos o Dia da Mulher Loura, da Ruiva, da Morena” – diz.

Racismo

Na sua interpretação, essa divisão do ser humano em grupos confirma e tende a aumentar o racismo.

Segurança

Controle dos ciclomotores pelo Detran terá reflexos também nas ações preventivas contra o crime organizado, que vem usando esse tipo de veículo exatamente pela falta de emplacamento.

Sei não!

Passando despercebida ao empresariado, PEC de autoria do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o objetivo de obrigar os patrões a pagar plano de saúde para os seus funcionários.

Para todos

E é para todos mesmo. São incluídos na obrigação os empregadores rurais e urbanos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por