Diferentemente da versão oficial de que a sexta-feira foi de tratativas, naquele dia a demissão do secretário Glorivan Bernardes já estava decidida pela prefeita. Faltava apenas a comunicação disso, o que ocorreu por mensagem via Whatsapp.
Duas conversas
Na quinta-feira, Elisa e o agora ex-secretário tiveram duas conversas em gabinete. A prefeita imputava à SDS a responsabilidade pela exposição de armas de fogo na festa do Dia das Crianças. Glorivan tentava convencê-la do contrário.
Coordenação
O então secretário por mais de uma vez tentou fazer a prefeita entender, sem sucesso como mostra o resultado final, que a falha de comunicação com as polícias não foi da Secretaria de Defesa Social. A organização do evento estava a cargo do Cerimonial, subordinado diretamente ao Gabinete.
Sem pedido
Na falta de um entendimento, Glorivan disse que o seu cargo estava à disposição da chefe do Executivo. Mas, também deixou claro que não se demitiria.
Dia D
Somente na sexta-feira os dois voltaram a se falar, mas por mensagens de Whatsapp, pois a prefeita está viajando. No primeiro breve contato, de iniciativa dela, Elisa teria deixado claro que a decisão estava tomada, na linha de dar uma satisfação à comunidade.
Mensagem final
O secretário continuou trabalhando normalmente até receber, mais tarde, outra mensagem de Whtasapp em que a prefeita dizia ter tomado a decisão pela sua exoneração. Depois disso, os dois já não se falaram mais.
Desagravo
Mensagem da esposa de Glorivan, destinada a Elisa, circula em grupos de Whatsapp desde a manhã deste sábado. Ela faz um desagravo ao marido, frisando, entre outras afirmações, que “expor o Glorivan desta maneira é desumano”.
Decepção
Não reclamando da demissão, mas da forma como ocorreu, Patrícia Bernardes afirma: “(...)sentimos uma enorme decepção pela forma como você (prefeita) lidou com um assunto tão sério”.
Dandara, ladeada por Ney Correa, ex-presidente do IPSERV, e Isabel
Só agradecer
A combativa vereadora uberlandense Dandara (PT), eleita deputada federal como a mulher mais votada na vizinha cidade (84 mil 034 votos), esteve em Uberaba no fim de semana para se reunir e agradecer aos apoiadores de sua campanha.
Diferente
Procedimento não adotado por muitos dos eleitos, sequer por mensagem. Dandara tende a ser a ponte das “minorias” uberabenses, que lhe deram 2 mil 714 votos, com a Câmara e o Governo Federal.
Cannabis
O uso de produtos cannabis deve ficar restrito ao tratamento de alguns casos de epilepsia. É o que consta em nova resolução do Conselho Federal de Medicina, recuando de posição diferente tomada há 8 anos, para a insatisfação e até mesmo tristeza de muitos pacientes de Alzheimer em Uberaba.
Evolução
Segundo o filho enfermeiro de um desses pacientes, o uso desses produtos, prescritos por psiquiatra, já mostra visível efeito positivo em seu próprio pai.
Gasto com saúde
A Prefeitura gasta R$ 155,11 por habitante no conjunto das despesas de saúde sob a sua responsabilidade. É o que a própria SMS diz em seu 1º relatório bimestral de 2022, de dados remetidos ao Ministério da Saúde.
Fechado
Voltam a circular queixas contra o fechamento da unidade especializada que a SMS mantinha no Bairro Santa Marta, em imóvel antes ocupado pela Delegacia de Plantão.
Medicação
Unidade atendia a pacientes necessitados de medicação injetável diferenciada, que pode ter efeitos colaterais. Uma equipe de enfermeiros e médicos, para isso qualificados, fica à disposição das pessoas.
Obras na rodovia estão praticamente concluídas
BR-050
Pista Sul da BR-050, no trecho sob responsabilidade da Prefeitura, somente será liberada ao tráfego de veículos na 4ª feira. Os reparos feitos nela recentemente não surtiram o efeito desejado, provocando nova interrupção do tráfego para a execução de novas obras no local pela Sesurb.
Fique esperto
O alerta é do promotor da Saúde, Rafael Moreno, referindo-se à fiscalização da execução de contratos firmados entre poder público e prestadores de serviços: esse fiscal não deve ser qualquer um, mas alguém que entenda o seu papel e tenha conhecimento técnico para isso.
Indícios
Há indícios de que inexiste a necessária fiscalização aos serviços contratados pelo município. E não apenas na área da saúde.
Sucesso
Avaliação feita em conjunto pelas polícias, na 5ª feira, classificou como “um sucesso” a exposição de armas feita na praça da Mogiana no dia anterior. E estão convencidas de que não houve irregularidade alguma. A repercussão é outra história.
Perfeito
“Sob o ponto de vista legal, moral e técnico, o evento foi perfeito, superando as expectativas e alcançando resultados positivos além do esperado” – disse o líder de uma das forças de segurança pública. “Sobre as repercussões políticas, não nos cabe manifestar” – afirmou.