FALANDO SÉRIO

Assistência à saúde para a comunidade LGBT ainda indefinida

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 19/10/2022 às 20:24Atualizado em 17/12/2022 às 09:54
Compartilhar

Preferência

Mesmo incorporando o Pros, o Solidariedade respeitará a preferência de Elisa Araújo para tentar um novo mandato em 2024. A única hipótese de haver abertura para eventuais outros interessados seria a desistência da própria chefe do Executivo.

Identificação

Secretaria de Defesa Social atendeu requisição da Justiça Eleitoral e realizou detalhado levantamento sobre o veículo suspeito de conduzir os responsáveis pelo derrame de panfletos contra Franco Cartafina, Marão, Aelton Freitas e Rochelle às vésperas da eleição.

Para prejudicar

Panfletos diziam que o quarteto de candidatos a deputado estava usando recursos do Fundão (o que não é ilegal) com o claro objetivo de prejudicá-lo eleitoralmente. Sem qualquer caráter de informação.

Locado

Os dados do sistema DETRAN/PRODEMGE indicam que o veículo suspeito, em cujo vidro traseiro tinha o adesivo de um outro candidato, pertence à SanMarco locadora. O próximo passo agora será a Justiça pedir informações à empresa.

Absolvido

Levado a julgamento pela 3ª Vara Criminal, Arnol Marcelino Rodrigues foi absolvido pelo Tribunal do Júri. Ele respondia pelo assassinato a tiros de Wellington Oliveira Souza. Crime ocorrido em 26 de setembro de 2020.

Vapt vupt

Os advogados Leuces Teixeira e Leide Léa Rodrigues da Cunha Pádua usaram apenas 30 minutos do seu tempo para ajudar no convencimento dos jurados para a absolvição do réu por legítima defesa. O MP fez a acusação em pouco mais de 2h.

Uai, sô!

Ainda o episódio da exposição de armas na festa do Dia das Crianças. O cerimonial do Gabinete teria informado ao Tiro de Guerra, e apenas a ele, que Elisa Araújo não queria armamento na praça da Mogiana, no dia 12.

Sem retorno

A coluna tentou na tarde desta 4ª feira, sem sucesso, falar com o instrutor-chefe do TG. Não houve retorno da ligação.

Missão

O papel do ex-secretário da SDS Glorivan Bernardes, depois do convite para que as polícias participassem da comemoração, teria sido apenas de fazer a aproximação entre as forças de segurança e o cerimonial.

Tratativas

Desde o início, o cerimonial saberia que o convite às polícias havia sido feito em razão do fato de elas pretenderem fazer outro evento, um dia antes (11), na praça Magalhães Pinto, com a exposição de armas. E com elas se reuniu para acertar detalhes.

Suspense

Todo esse “disse não disse” em torno do imbróglio seria evitado se a Prefeitura esclarecesse que setor foi o responsável pela comunicação do veto às armas. Nem precisaria nominar a pessoa. Bastaria isso para mostrar se Glorivan teve ou não culpa no episódio. Ele já disse que não.

O que seria?

Na carta aberta destinada à prefeita após a demissão do marido, a esposa de Glorivan, Patrícia Bernardes, fez algumas considerações importantes. Uma delas: “Compreendo perfeitamente que você possa até ter outros motivos(...)” (para a exoneração).

Incomodava

Membro da administração diz reservadamente que o ex-secretário causava desconforto interno com o trânsito que teria com os vereadores.

Nada apurado

O Stiquefar decidiu não fazer qualquer manifestação sobre a denúncia de que empresa uberabense estaria pressionando o voto dos seus trabalhadores no candidato do patrão em 30 de outubro. Segundo ela, o caso não chegou ao sindicato com a identificação do autor e a empresa nega.

Favorável

Ainda este ano a Prefeitura deve encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de lei que adéqua os cálculos da aposentadoria do servidor ao texto da reforma da Previdência Social. A minuta do PL foi aprovada pelo jurídico do IPSERV e nesta 4ª feira passará pelo crivo do Conselho de Administração.

Para trans

A Secretaria de Saúde ainda não tem data definida para iniciar o atendimento especializado à comunidade LGTB em sua unidade do Bairro Mercês (diante do cemitério SJ Batista). Pode parecer, mas a informação não é velha. É desta 4ª feira.

Treinamento

A indefinição é tamanha que sequer existe data programada para a qualificação da equipe de profissionais de saúde que atuará na unidade. E não há indicação de quais são os obstáculos que dificultam a prestação do serviço.

Vigilância

Todas as informações requisitadas pelo delegado Tiago Cruz, encarregado do inquérito que investiga de 3 a 6 fiscais da Vigilância Sanitária, já foram prestadas pela SMS – diz a SeCom.

Pedidos

Delegado havia pedido a discriminação das horas extras recebidas pelos fiscais a partir de janeiro de 2021, com detalhamento da missão de cada um nessas horas adicionais de trabalho. Também foram solicitados os documentos de uma apreensão de queijos, que teriam sido divididos pelos fiscais.

Suspensão

Três dos servidores permanecem afastados de suas atividades na Vigilância Sanitária. No primeiro mês, a pedido da Polícia Civil. Nos demais, por iniciativa da própria Prefeitura.

Restaurante

A Seds considera positivos os resultados até aqui apresentados pelo Restaurante Popular e diz ainda estar em estudos a gratuidade da refeição para as pessoas em condições de rua.

Eleição na UFTM

Processo eleitoral de 2023 na UFTM começa já na semana que vem. O Conselho Universitário se reunirá para, dentre outros temas, escolher os membros da Comissão Eleitoral. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por