FALANDO SÉRIO

Ativista pede ao MP que suspenda cessão de área da Prefeitura a Igreja evangélica

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 23/01/2026 às 21:53Atualizado em 24/01/2026 às 18:52
Compartilhar

Rumo a Brasília
Pelo menos dois ônibus lotados de uberabenses rumarão para o Distrito Federal na noite deste sábado. O objetivo de todos os viajantes é marcar presença na manifestação bolsonarista de domingo às 12h na praça do Cruzeiro, a 6 km de praça dos Três Poderes.

Do bolso
Dois ônibus foram anunciados pela presidente do PL, Ellen Miziara, indicando que cada passageiro pagará R$ 200. Cada veículo tem capacidade para 44 viajantes e ambos estão lotados. Segundo a vereadora, isso mostra que “o povo está cansado de ser enganado”.

Sem fechar
Ellen, em preparativos para ir à manifestação, assegura que seu gabinete, assim como o do colega Diego Fabiano, permaneceu aberto ao longo da semana. E que continuará defendendo as pautas que abraçou e em que acredita, sem deixar de lado as causas dos uberabenses. Não deixei de trabalhar – afiança.

Nada de férias
A vereadora lembra que não tirou um único dia de férias durante o recesso parlamentar, “e farei prestação de contas disso”.

Sob suspeita
Ativista Branco do Povo (é como ele prefere ser identificado) pediu ao Ministério Público que examine a eventual existência de incompatibilidade na cessão de uso de terreno público a instituição religiosa citada em meio a investigações no Distrito Federal. 

Suspensão
Até que essa eventual incompatibilidade seja juridicamente constatada, Branco peticiona para que sejam suspensos os efeitos da cessão feita no ano passado pela Prefeitura com a aprovação legislativa.

Riscos de dano
Alega o ativista que “a cessão do imóvel pela Prefeitura pode, em tese, servir de base física para a reiteração de condutas investigadas(...) sob a aparência de legalidade conferida pelo apoio do município”.

Nega tudo
Em nota divulgada nacionalmente, a igreja evangélica negou qualquer envolvimento com delitos sob investigação e afiançou que seu nome é citado indevidamente. A coluna tentou falar com um seu integrante em Uberaba, mas sem sucesso até o fechamento desta edição. Recado deixado não foi respondido. Espaço continua à disposição.

Assédio
Duas menores assistidas pela FETI e encaminhadas para trabalho em empresa contratada pela Codau denunciaram ter sido vítimas de assédio por parte de um dos funcionários. Denúncia foi feita à Polícia Militar e também ao Conselho Tutelar, nesta sexta-feira.

Licitação viciada
Promotor Eduardo Fantinati programou para o dia 5 de fevereiro as audiências em que ouvirá o ex-prefeito Marcos Estevam, de Delta, e outras três pessoas investigadas sob suspeita de licitação fraudulenta para a compra de um veículo por aquele município.

Depoentes
O ex-secretário de Compras e Licitação Edmilson Querino, o empresário Paulo Guedes Mendes Júnior e a também ex-secretária Valéria foram citados para comparecerem ao Ministério Público naquele dia, acompanhados de advogados, se quiserem.

Viagem
Diligências feitas pela Polícia Civil já constataram que o ex-prefeito viajou de avião até ao Balneário de Camboriú/SC, em compahia da esposa e um filho, para buscar o veículo comprado na licitação investigada. E que as despesas de todos – mais de R$ 7 mil – teriam sido suportadas pelos cofres públicos.

Inquérito ampliado
Essa viagem representou fato novo na investigação antes deflagrada, razão pela qual o promotor do Patrimônio Público determinou a ampliação do inquérito.

Com fé
Em meio a comentários vários sobre a marcha dos bolsonaristas a Brasília, no grupo Política Uberaba 2026, Moacyr Lopes saiu com essa: “Dia 7/5 estou saindo para Aparecida a pé. Quem quiser ir, só chegar”. Mas avisa: “Não terá arroz com linguiça”.

É normal
O empresário Paulo Leão, por sua vez, não vê nada de extraordinário em participantes da “marcha do Nikolas” ganharem arroz com linguiça e açaí. Segundo ele, doações de alimentos são comuns àqueles que fazem peregrinação. E sem qualquer conotação política.

Na raça
Com ou sem ajuda, Lerim vai mesmo disputar a eleição para deputado. Com pés no chão, mas otimista sob um ponto. Diz que terá mais votos do que alguns que têm estrutura à disposição.

Encrenca
De retorno a Uberaba, depois de férias na casa do sogro em Salvador, Marcos Jammal dá sinais de que está caçando encrenca para a primeira reunião do Legislativo em 2026. Deu uma “beliscadinha” na canela do cabo Diego.

Preferência
“Prefiro comer pães com mortadela ao lado de gente simples e honesta do que me sentar à mesa de alguns por aí e sair sujo de vergonha” – disse o “tucano”, referindo-se à fala do colega de que pão com mortadela é coisa da esquerda. Na marcha ele foi filmado comendo arroz com linguiça.

Toxicológico
E, se não bastasse, para criar polêmica ainda maior, Jammal protocolou durante o recesso projeto de lei tornando obrigatório exame toxicológico anual para todo o primeiro escalão da Prefeitura. Neste e nos próximos mandatos. Ele também está acabando a análise das despesas da PMU com viagens.

Obras da UAI
Quem também vai chegar “fervendo” na primeira sessão do ano é o comunista Paulo Cesar Soares, o China. Ele requereu à Prefeitura informações sobre as obras de reforma do UAI, que apresenta problemas com as chuvas. China quer saber se o município pagou ou não pagou pela recuperação do telhado com vazamento.

Não foi
Secretário Ernani Neri havia contestado fala do vereador, afirmando que o telhado do UAI não tinha sido incluído na reforma. E, para China, isso é pior ainda, pois, “como se gasta dinheiro com uma reforma sem cuidar do telhado, o que tem suas consequências”.

Marsha trans
Para domingo, também em Brasília, na praça dos Três Poderes, está programada a “3ª Marsha Trans Brasil”. A mobilização visa reforçar a visibilidade trans e a luta por direitos e dignidade das pessoas trans e travestis. Evento começará às 13h a 6 km de distância da praça do Cruzeiro.

Na escola
Toda escola que vier a ser construída terá obrigatoriamente quadra coberta e espaço para a prática de ao menos duas modalides esportivas. É o que diz texto de projeto de lei aprovado pela Comisão de Esportes da Câmara Federal, mas que ainda precisa passar por mais duas comissões e o Senado.

Cassação anulada
Está integralmente anulado o processo político- administrativo com que a Câmara Municipal de Água Comprida decidiu cassar o mandato do vereador Clarindo Bergamini Júnior. A decisão é do juiz José Paulino de Freitas Neto, em mandado de segurança impetrado pelo advogado Rodrigo Santana Basílio de Oliveira, em defesa do edil.

Misturaram
Além do cerceamento à defesa de Clarindo, o magistrado citou outros pontos que justificaram a sentença. Entre eles, o julgamento político por quebra de decoro por questões que não tinham nada a ver com o exercício do mandato e o fato de o vereador Carlos Raphael, autor das denúncias em plenário contra o colega, presidir, posteriormente, a comissão processante.

Coincidência
Foi também mencionado ter a denúncia contra Clarindo surgido dias após ele propor uma Comissão Especial de Inquérito contra o prefeito, do qual Carlos Raphael é aliado político. O próprio Ministério Público se posicionou pela concessão da segurança requerida pelo “cassado”, apontando, inclusive, a celeridade com que ocorreu o processo político-administrativo.

Ele voltou
Antes mesmo da sentença do juiz uberabense, Clarindo havia reassumido a sua cadeira no Legislativo por força de liminar do Tribunal de Justiça.

Autorizado
Corte de árvores em rua próxima do terminal rodoviário, denunciado em rede social, teve a aprovação da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o secretário Edno Silveira, autorização com compensação (plantio de outras mudas em quantidade determinada) ocorreu após análise técnica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por